iLogic Sem Medo. Parte 4: A forma não leva

fy25-inventor-campaign-06-1300-420.jpg

 

Nota: Este artigo foi escrito e publicado em ucraniano e é uma versão traduzida do original publicado aqui. 

 

  1. Entrada 

Nas partes anteriores, nos familiarizamos com os conceitos básicos do iLogic, tipos de dados coletados por p, variáveis construções condicionais e até aprendemos comoSnippets ajudam a automatizar rapidamente ações de rotina. Mas há um problema: mesmo a regra mais conveniente permanece "fechada" para quem não quer ou não sabe trabalhar com código. 
 

É aqui que outra ferramenta do iLogic entra em ação -Forms. Essas são formas visuais de controle que permitem interagir com opções e regras sem abrir o editor. Você cria uma interface clara — e qualquer pessoa pode alterar os parâmetros do modelo, executar scripts ou gerenciar componentes sem nem mesmo saber que a programação está acontecendo dentro. 
 

Nesta parte, veremos como o Forms facilita as coisas quando é especialmente útil e como criar seu primeiro formulário no iLogic. 

  1. O que é Formulários 

Form é uma janela com um conjunto de células e botões para uso conveniente de parâmetros, propriedades e, consequentemente, regras do iLogic. Com a ajuda do formulário, você pode criar uma janela de edição conveniente com suas peças e montagens. 
As formas, como as regras, são internas e externas. 

  • os formulários internos são usados com mais frequência para colocar os parâmetros e propriedades mais necessários do documento atual em uma janela e, às vezes, regras internas são adicionadas; 
     
    joaquimmoral_0-1756380278395.png

     

     
     
  • formulários externos são usados para criar um tipo de painel separado para regras externas do iLogic. Isso permite que você use regras externas com mais habilidade. 
    joaquimmoral_1-1756380278395.png

     

     
     

Prós e contras O uso de formulários externos e internos é semelhante às regras. O caminho da criação deve ser escolhido pelas circunstâncias. 

  1. Como criar um formulário 

Se você já leu aprimeira parte do blog iLogic Without Fear, ou seja, a seção sobre criação de regras, não haverá nada de novo e complicado para você no processo de criação de formulários. 
Como no caso das regras, você deve primeiro habilitar o módulo iLogic, depois ir para a seção Formulários e clicar com o botão direito do mouse (RMB) em um campo vazio e selecionarAdicionar formulário. 

 

joaquimmoral_2-1756380278395.png

 

 
Agora você vê à sua frente o editor do seu primeiro formulário, que consiste em: 
 

joaquimmoral_3-1756380278395.png

 

 
 

  • Visualizar seu formulário. A janela serve apenas para observar visualmente a edição atual do seu formulário; 
  • Janela de edição de formulário, que pode ser dividida em 4 partes: 
     
  1. Campo para recuperação conveniente de parâmetros, regras e propriedades do documento atual; 
  1. Um campo com blocos de construção típicos para construir seu formulário. Por exemplo: Grupo - divide o formulário em seções, Grupo de guias - combina seus parâmetros/propriedades em um grupo separado na seção atual, Imagem - permite definir a imagem no espaço do formulário, etc.; 
  1. Um campo para colocar seus parâmetros, propriedades, regras ou blocos de construção arrastando e soltando dos campos A e B; 
  1. para editar as propriedades do estilo de exibição dos elementos do campo C. 
  1. Exemplos de uso 

Proponho, como exemplo, criar um pipeline dinâmico, que consistirá em uma peça de tubo criada pelo próprio e 2 flanges. Entre os parâmetros, teremos o diâmetro e o comprimento condicionais do tubo. Então vamos começar: 
 

  • Primeiro, vamos criar uma peça padrão na forma de um tubo redondo (as dimensões não são importantes); 
     
    joaquimmoral_4-1756380278396.png

     

     
     
  • Vamos criar uma montagem e colocar um tubo redondo nela. Até agora, não amarramos, mas colocamos 2 flanges da biblioteca branca de componentes em nossa montagem. Coloquei o flange de acordo com a normaDIN EN 1092-1 Flange de pescoço de soldagem tipo 11 - PN 10 , o tamanho não importa, é importante para nós que esses flanges sejam colocados como padrão (como padrão). Não se esqueça de conectar todos os elementos e salvar a montagem; 
     
    joaquimmoral_5-1756380278396.png

     

     
     
  • Agora na montagem precisamos criar parâmetros, que posteriormente colocaremos no molde e controlaremos nosso bloco de tubulação dinâmica. Crie um parâmetro de comprimento da tubulação e um parâmetro de lista de texto suspensa; 
     
    joaquimmoral_6-1756380278396.png

     

     

Para treinar lá, 4 opções de diâmetro são suficientes, mas você não está limitado na profundidade de criação de seus casos. 

  • Agora precisamos escrever lógica na forma de uma regra interna do iLogic no assembly. Então, criamos uma regra e escrevemos a seguinte lógica: 
     

>>ATENÇÃO: O CÓDIGO DA PUBLICAÇÃO ORIGINAL DEVE SER SUBSTITUÍDO PELA PRESENTE NOTA<< 

Neste código, quero chamar sua atenção para os parâmetros d1, d2 e d0 no elemento O tubo é o diâmetro externo, comprimento e espessura da parede, respectivamente. Em seguida, você deve prestar atenção ao método de substituição de um elemento da biblioteca de componentes. Ele ocorre por meio do snippetComponents.AddContentCenterPart(), ele pode ser baixado da seção Assemblies/Components do iLogic, respectivamente, ou de forma mais rápida clicando com o botão direito do mouse no elemento no navegador e selecionando o seguinte: 
 

 

joaquimmoral_7-1756380278397.png

 

 
 

* - Infelizmente, o iLogic nem sempre pode gerar um snippet automaticamente, neste caso eu escrevi o caminho para o arquivo manualmente. 
E, finalmente, precisamos explicar o que acontece na última linha, onde ajustamos o comprimento do tubo usando uma fórmula. Esta fórmula é necessária para compensar a espessura dos flanges, que mudam de tamanho de diferentes tipos. 

  • E, finalmente, podemos passar a criar nossa primeira (ou não) forma. 
    Execute as etapas da seção anterior "Como criar um formulário" e, no campo A (parâmetros/propriedades), arraste nossos parâmetros (dLength e sDN) para o campo C. Você pode obter algo assim: 
     
    joaquimmoral_8-1756380278397.png

     

     
     
    Em seguida, proponho realizar uma edição simples de nossos parâmetros no campo D. Por exemplo: altere o nome e a fonte. 
    Depois que terminei de editar o formulário, recebi uma janela de edição de pipeline como esta: 
     
    joaquimmoral_9-1756380278398.png

     

     
     
  1. Conclusão 

O Forms no iLogic é uma ponte entre configurações de modelo complexas e controles fáceis de usar. Eles permitem que você oculte o código, mas deixam todos os recursos de automação à mão na forma de botões, campos e listas. 
 

Com formulários, você pode tornar o trabalho com parâmetros rápido, sem erros e compreensível, mesmo para aqueles que nunca escreveram uma única linha de código. E o mais importante, você decide quais controles você precisa e como eles se parecem. 
 

Tente adicionar a propriedade Número da peça do documento ao nosso exemplo, mas no modo de exibição somente leitura. E o texto nesta célula escreverá a regra do iLogic. Por exemplo: Pipeline DN25, L=400. 

 

Publicações anteriores podem ser encontradas nos links: 

 

 

Nota: Este artigo foi escrito e publicado em ucraniano e é uma versão traduzida do original publicado aqui.