A tip a Day (Uma dica por dia): Perguntas e respostas com Kristina Youngblut

ATAD-LinkedinGroupHeaderv1.png

Nota: Este artigo foi escrito e publicado em inglês e é uma versão traduzida do original aqui.

"O que o inspirou a iniciar o projeto "Uma dica por dia" e como surgiu a parceria com o Autodesk Big Room?"

Tudo isso começou como uma ideia maluca uma noite. Eu estava frustrado, procurando pequenas correções e pequenos truques para resolver problemas no software Autodesk. Fiquei pensando, por que é tão difícil encontrar essas coisas simples que podem realmente fazer uma enorme diferença no seu dia? Foi aí que surgiu a ideia: e se compartilhássemos uma dica prática e pequena todos os dias, algo que você pode pegar e usar imediatamente.

Mencionei isso de passagem para a equipe do Autodesk Big Room e, com o incentivo deles, dei o grande proveito. Foi assim que nasceu A Tip a Day. Agora, todos os dias de 2025, sai uma dica, às vezes minha, às vezes de colaboradores. Nada longo ou complicado, apenas insights rápidos projetados para dar a alguém um pequeno impulso em seu fluxo de trabalho. Há também um boletim informativo mensal disponível apenas através do Big Room que reúne tudo em um só lugar. Você pode acessar o boletim informativo através do Big Room em https://infl.tv/otHv.

Por que você acha que o compartilhamento de conhecimento voltado para a comunidade é tão poderoso, especialmente no setor de AEC?

Há muito conhecimento nessa indústria. Parte dele foi construído e refinado ao longo dos anos, e parte dele é totalmente novo à medida que a tecnologia continua evoluindo. Ambos os tipos de conhecimento são valiosos. O ritmo das mudanças é intenso no momento, com novas ferramentas, fluxos de trabalho e expectativas surgindo o tempo todo. Se cada um de nós tentar descobrir tudo por conta própria, sempre estaremos atrasados.

As comunidades são onde essas conexões acontecem. Às vezes, as melhores dicas vêm dos lugares mais inesperados. Pode ser um profissional experiente compartilhando algo em que confia há anos, ou alguém novo detectando um atalho que ninguém percebeu. Mesmo a menor dica pode mudar a maneira como uma equipe trabalha. Essa mistura de experiência e novos olhos é o que mantém as coisas interessantes e nos mantém avançando.

"Como o projeto "Uma dica por dia"""" ajuda a fortalecer o senso de conexão na comunidade AEC global?"

O que eu mais amo em A Tip a Day é que é um conhecimento "sem obrigação". Você não deve nada a ninguém. Pegue as dicas pequenas que o ajudam, deixe as que não o fazem e passe adiante as que podem ajudar outra pessoa. É realmente muito simples.

Não há controle aqui. Às vezes, tratamos a experiência como uma moeda que você deve proteger. Eu não acredito nisso. Se um recurso, truque ou atalho pode economizar dez minutos hoje, pode economizar dez minutos para outra pessoa amanhã. Multiplique isso em uma comunidade e, de repente, você terá horas, dias ou até semanas economizadas. Este projeto é sobre a construção de uma cultura onde o conhecimento flui livremente porque, no final do dia, todos nós dependemos dessas ferramentas para fazer o trabalho pelo qual somos apaixonados.

Que papel você vê comunidades como a Big Room desempenhando no futuro da inovação e colaboração do setor?

Big Room tem sido o lar perfeito para este projeto. Não é apenas mais um fórum ou um lugar para soltar dúvidas técnicas. Eles organizam encontros onde você pode conversar cara a cara, enfrentar desafios que fazem as pessoas pensarem de maneira diferente e até mesmo lançar jogos para manter as coisas leves. É o tipo de espaço que faz você querer voltar, não porque você precisa, mas porque você se sente conectado.

A verdadeira magia são as pessoas por trás disso. Alex, Sam e Bri são o coração de Big Room. Eles não são apenas moderadores ou organizadores, são facilitadores que realmente se preocupam em construir relacionamentos neste setor. Eles destacam indivíduos e celebram mais do que apenas o resultado do software. Esse espírito fez do Big Room o ajuste natural para A Tip a Day, e o incentivo deles me deu o empurrão que eu precisava para fazer isso acontecer.

Se você quiser participar da comunidade Big Room, pode inscrever-se em https://infl.tv/otHv. Você também pode participar do grupo do LinkedIn para discussões contínuas no https://www.linkedin.com/groups/13126825/.

Como você garante um fluxo consistente de gorjetas diárias por 365 dias? Existe uma equipe ou um sistema nos bastidores?

As pessoas me perguntam o tempo todo como eu gerencio uma nova dica todos os dias. A verdade? Não há uma grande equipe trabalhando atrás da cortina. Sou eu, descobrindo à medida que avança, com um grande impulso de colaboradores que intervêm para compartilhar seus conhecimentos. A comunidade Autodesk Expert Elite, em particular, tem sido incrível. Eles têm sido meus apoiadores mais consistentes e mostraram quanto valor vem de simplesmente compartilhar o que você sabe.

Em um nível prático, tento ficar à frente quando posso. Se eu sei que vou viajar, agendo gorjetas com antecedência. Às vezes, tenho um backlog e, outras vezes, estou montando a dica do dia em tempo real. A única estrutura real é o modelo de projeto que criamos para que cada postagem pareça consistente e reconhecível. Além disso, é a energia e o compromisso da comunidade que mantêm o projeto em movimento.

Que critérios você usa ao selecionar ou selecionar as dicas enviadas pela comunidade?

Qualquer pessoa pode contribuir, desde que seja relacionado à Autodesk, funcione e se encaixe no modelo. Se algo precisar de edição ou esclarecimento, trabalho diretamente com o colaborador para acertar. Adoro ver as ideias e soluções criativas que surgem. As pessoas têm muito conhecimento para compartilhar e, desde que seja preciso, ele pertence aqui.

Como você garante que vozes sub-representadas ou colaboradores menores na comunidade também se sintam ouvidos e valorizados neste projeto?

Todos os colaboradores são tratados da mesma forma. Quer você tenha compartilhado uma dica ou vinte, sua contribuição é reconhecida. Todas as dicas vão para o boletim informativo mensal, para que todos tenham visibilidade. Eu só intervenho para preencher lacunas quando necessário, mas este é um projeto voltado para a comunidade em primeiro lugar. Se você tem uma dica para compartilhar, há um lugar e uma plataforma para você.

Como tem sido a resposta da comunidade AEC até agora? Há histórias de sucesso ou marcos que você gostaria de compartilhar?

Honestamente, a resposta tem sido incrível. As pessoas me enviam mensagens para dizer que uma dica economizou horas ou que a compartilham com sua equipe. Às vezes, alguém tenta uma dica e depois me envia uma nova que descobriu, continuando o ciclo de conhecimento compartilhado. Nunca foi sobre alcançar para mim; trata-se de pequenas vitórias. Mesmo uma pessoa aprendendo algo que torna seu dia mais fácil é um sucesso.

Qual foi a parte mais gratificante de liderar esta iniciativa para você pessoalmente?

O boletim mensal é sem dúvida minha parte favorita. Isso me dá a chance de refletir sobre o que foi compartilhado, destacar colaboradores e ver o projeto tomar forma dia a dia. Vê-lo crescer, dica por ponta, tem sido incrivelmente gratificante.

Quais são suas esperanças para o futuro deste projeto além dos 365 dias iniciais? Isso poderia evoluir para algo maior?

O projeto não terminará após 365 dias. Em 2026, ela evoluirá. O boletim veio para ficar, mas também gostaria de vê-lo crescer em iniciativas mais voltadas para a comunidade: talvez mesas redondas mensais, encontros baseados em tópicos ou o que a comunidade decidir que precisa. A chave é ouvir a comunidade e deixar o projeto crescer para atendê-los melhor.

Conclusão

Este projeto não é para mim, é para qualquer pessoa que precise, sempre que precisar. O conhecimento está aqui, fácil de encontrar e sempre disponível. Baixe as dicas que você gosta e faça um livreto. Pegue seus dez favoritos e compartilhe-os no trabalho. Você nunca sabe quando algo pequeno fará uma grande diferença. E se você tem uma ideia que deseja compartilhar, há espaço aqui para ela também.

Juntos somos mais fortes.

Gostaria de agradecer aos meus contribuidores:

Arshdeep Singh, Arthur Knoors, Christian Fierro, Chukwuebuka Stephen Idafum, Dzan Ta, Frank Mayfield, Gil Cordle, Mark Jung, Matt Flanders, Shelby L. Smith, Tom Richardson

Nota: Este artigo foi escrito e publicado em inglês e é uma versão traduzida do original aqui.