Solução para Telhado no Revit

T.Ferreira
Collaborator Collaborator
4.701Exibições
34Respostas
Mensagem 1 de 35

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

Olá pessoal.

Estou fazendo essa passarela, a cobertura (telha) elaborei modelando no local, porém cheguei nesta interseção de telhados e não consegui resolver. Alguém consegue me ajudar?

Nas regiões assinaladas em verde.Nas regiões assinaladas em verde.

4.702Exibições
34Respostas
Respostas (34)
Mensagem 2 de 35

ruyraoli
Mentor
Mentor
Solução aceita

Olá @T.Ferreira 

A Autodesk tem vários cursos de graça que podem te ajudar, porém em inglês. Uma solução boa para seu caso pode ser telhado por extrusão, vou deixar o vídeo, talvez para assistir peça para se inscrever no curso. Esquece o inglês e foque no passo a passo, é possível entender.

https://www.autodesk.com/certification/learn/course/revit-3d-modeling-architectural-design-professio...

Deixo também o vídeo do Expert Elite @Daniel_Severino_ que explica o mesmo conceito.

https://www.youtube.com/watch?v=qbcplnbTZUc

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Rui Raoli
Eng. Civil Esp. em Design de Interiores e Iluminação | Gerente BIM

EESignature

Mensagem 3 de 35

alan_eu
Advisor
Advisor
Solução aceita

Fala, dr!

Um telhado único resolve seu problema. Ao invés de fazer vários pedaços, simplesmente desenhe inteirão.

Se for usar modelagem vai precisar fazer por varredura (sweep), desenhando o caminho e depois o perfil com as duas águas do telhado.

Alan Araújo EESignature
Bee1ColabInstagram Alan Araújo RevitBee1ColabGrupo Whatsapp

Usuários do Autodesk Community:
  • Se a resposta resolveu o seu problema, clique em Aceitar como Solução! isso ajuda os outros usuários a encontrar rapidamente uma resposta e Curta se gostou 🙂
  • Manda um alô nas minhas redes sociais com +600 vídeos de de Revit/BIM, Templates e conteúdos semanais! Gratuitos! 🙂
Mensagem 4 de 35

ruyraoli
Mentor
Mentor

Achei que ele estava dependendo de um processo realmente específico @alan_eu o @T.Ferreira sempre vem aqui coisas bem diferentes. Como vejo que está se aplicando a vários processos, indiquei esse outro método, mas a forma mais básica de telhado já resolve, só fazer total como vc disse.

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Rui Raoli

EESignature

Mensagem 5 de 35

f_santana
Mentor
Mentor

@T.Ferreira, qual a necessidade que levou voce a tentar modelar o telhado desta maneira?

realmente modelar tudo com um único FOOT PRINT deveria ser vir para uma cobertura assim simples.

Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 6 de 35

ruyraoli
Mentor
Mentor

Quando ouço modelar no local já fico precupado @f_santana 

Rui Raoli

EESignature

Mensagem 7 de 35

f_santana
Mentor
Mentor
Solução aceita

@ruyraoli eu também. se não fosse por muito raríssimos processo eu sugeriria que esta possibilidade fosse descontinuada do programa.

mas pro algum motivo esta é a primeira ferramenta que os usuários autodidatas aprendem

Fábio Santana

EESignature

Mensagem 8 de 35

ruyraoli
Mentor
Mentor

Concordo! Maioria dos cursos que vejo no mercado, ensina modelar no local, não vejo isso com bons olhos. A primeira opção que citamos é tão simples que imaginei inclusive que o @T.Ferreira estava precisando criar algo mais complexo, esses treinamentos da própria autodesk, ajudam bastante que está começando aprender o certo.

Rui Raoli

EESignature

Mensagem 9 de 35

f_santana
Mentor
Mentor

eu fiquei curioso em saber porque ele tentou esta abordagem.
vamos ver se ele responde.

Fábio Santana

EESignature

Mensagem 10 de 35

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

Como é bom ver a vasta experiência de vocês aqui do fórum @f_santana fiz um curso simples de REVIT, serviu para um início e agora estou correndo atrás de informações aqui no fórum e  youtube, dá para se dizer que sou o autodidata que vc mencionou. Pois acredite, aqui no meu serviço sou o único que após o curso resolveu dar continuidade com a ferramenta. Em relação a parte teórica fui extremamente privilegiado durante a Autodesk University 2021 em conseguir um tempo de mesa com o mestre @ruyraoli que me passou uma série de leitura as quais estou atualmente lendo.

Mesmo com uma série de procedimentos a serem melhorados hoje estou muito feliz, pois estou trabalhando em complexo industrial com quase 30 edificações e quase todas encontram-se finalizadas arquitetonicamente no Revit.

O próximo passo deste primeiro projeto se iniciará agora no ano que vem, terminado projetos arquitetônicos no Revit e quando as empresas contratadas (proj. equipamentos mecânicos) começaram a encaminhar seus projetos desenvolvidos em ferramentas que não são da Autodesk e não gostaria de fazer a compatibilização no Navis pois não consegui ainda fazer o passei virtual com VR para melhor visão das interferências.

Mas também estou tranquilo a este respeito pois no tempo certo as coisas acontecem, como até hoje vem acontecendo.

Muito obrigado a vocês, não conseguem mensurar o quão importante vcs tem sido em minha caminhada de aprendizado não só do REVIT mas do BIM em geral.

Vocês e todos aqui do fórum são incríveis!

Mensagem 11 de 35

ruyraoli
Mentor
Mentor

Olá @T.Ferreira 

Tenho acompanhado seu esforça para desenvolver os modelos e inciar os processos em BIM no seu trabalho. É gratificante para nós da comunidade autodesk poder participar desse momento, ajudando com o uso das ferramentas bem como, no fluxo e procedimentos corretos. Peço que não confie em tudo que está no youtube se quiser realmente fazer BIM e sei que quer, aqui vc vai encontrar pessoas com a vasta experiência do @f_santana que atua como uma luz para todos nós. No mais, continue a estudar, ler bastante e acima de tudo, por a mão na massa, jogo é jogo e treino é treino.

Rui Raoli

EESignature

Mensagem 12 de 35

alan_eu
Advisor
Advisor

O problema não é modelar no local. É saber quando usar a modelagem no local e saber como ela funciona para cada situação.  Ela pode ser usada com 100% de maestria em diversas situações.

É tudo questão de objetivo final.

Alan Araújo EESignature

• Se a resposta resolveu o seu problema, clique em Aceitar como Solução! isso ajuda os outros usuários a encontrar rapidamente uma resposta e Curta se gostou 🙂
  • Manda um alô nas minhas redes sociais com +600 vídeos de de Revit/BIM, Templates e conteúdos semanais! Gratuitos! 🙂
0 Curtidas
Mensagem 13 de 35

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

Obrigado pelos vídeos consegui aprender mais alguns detalhes que ao meu ver são básicos e que não estava fazendo... Além óbvio da solução para o telhado.

Mensagem 14 de 35

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

Muito obrigado @alan_eu tenho sofrido em meus projetos desenhando a telha de cobertura como um componente modelado no local em função de fazer as treliças desta forma (ainda não aprendi da forma correta) já aplico para tudo, telhas de fechamento lateral, calhas e rufos... Mas a sua solução além de ser a aplicação correta do software em minha situação é indiscutivelmente a mais rápida. Muito obrigado!

0 Curtidas
Mensagem 15 de 35

ruyraoli
Mentor
Mentor
Solução aceita

Para o processos BIM, infelizmente não funciona.

Rui Raoli

EESignature

Mensagem 16 de 35

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

Não foi necessariamente uma necessidade que me levou a fazer as telhas desta maneira @f_santana , como mencionei agora pouco na resposta do @alan_eu , ainda não sei resolver a cobertura metálica utilizando o método correto. Hoje aprendi como vou fazer as telhas a partir de agora, mas treliças, telhas de fechamento lateral, calhas e rufos ainda sigo fazendo como componente modelado no local, visto que não tenho a intenção de extrair quantitativos neste projeto apenas desenvolver um pré-projeto de cobertura. Cabe a empresa contratada para o serviço calcular, desenvolver e repassar o projeto para que então eu faça as compatibilizações.

Infelizmente foi a solução que adotei, como vocês podem notar me joguei na piscina sem saber nadar! Pelo que estou vendo não estou me afogando, mas também a maneira como estou sobrevivendo não é sustentável no logo prazo, por isso a todo momento venho aqui aprender com vocês.

Mensagem 17 de 35

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

@f_santana é o caminho dos autodidatas, pois acaba sendo uma fuga para não ter que investir horas procurando a solução correta, então acabamos pegando um "atalho" e acabamos fazendo um monte de burradas, adquirindo vícios e não aproveitando a ferramenta da forma correta.

Mensagem 18 de 35

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

realmente acredito que não @ruyraoli visto que terei pouca ou quase nada de informação do componente. Este seria um dos motivos? Não conseguir colocar as propriedades dos materiais ?

Mensagem 19 de 35

ruyraoli
Mentor
Mentor

Isso é outras coisas mais @T.Ferreira 

Rui Raoli

EESignature

Mensagem 20 de 35

alan_eu
Advisor
Advisor

Depende... Sempre depende... Generalizar é sempre perigoso... 

Existem diversos casos que funcionam perfeitamente ao que BIM se propõe e vários que não.

Inclusive, as situações que dão errado são em menor número do que as que resolvem o problema. 

Além disso, aqui nosso fórum é de Revit, não de BIM. Se quisermos modelar apenas para fazer um render? É errado modelar no Revit para renderizar nele mesmo ou noutro software? É disso que  (também) falo.

Alan Araújo EESignature