Solução para Telhado no Revit

T.Ferreira
Collaborator Collaborator
4.753Exibições
34Respostas
Mensagem 1 de 35

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

Olá pessoal.

Estou fazendo essa passarela, a cobertura (telha) elaborei modelando no local, porém cheguei nesta interseção de telhados e não consegui resolver. Alguém consegue me ajudar?

Nas regiões assinaladas em verde.Nas regiões assinaladas em verde.

4.754Exibições
34Respostas
Respostas (34)
Mensagem 21 de 35

ruyraoli
Mentor
Mentor

É exatamente por isso que o orientei para não fazer assim, ele não vai fazer render, vai fazer BIM, e não está mais em fase inicial onde apenas uma geometria básica pode ser usada, ele já necessita de muita informação nesse momento. 

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Rui Raoli
Eng. Civil Esp. em Design de Interiores e Iluminação | Gerente BIM

EESignature

Mensagem 22 de 35

f_santana
Mentor
Mentor
Solução aceita

@T.Ferreira vamos lá. autodidata (eu inicie como autodidata, não tinha outra opção na época, 2004, e demorou alguns anos para entender os propósitos da ferramenta e do que viria a ser um chamado de processo BIM, 2008/2010. e eu tive um curso muito bom com o https://www.linkedin.com/in/roberto-klein-9745086/ neste meio tempo) não faz cursos, então não se enquadra para voce este comentário.
muito provavelmente voce partiu para um solução equivocada porque viu isso em algum lugar. eu entendi assim, voce esta vindo beber no lugar correto.

sobre a criação de telhados e fechamento metálicos com suas estruturas, eu tenho este video (sem áudio) que usei em um treinamento online que eu dei. neste video eu mostrou como modelar um galpão usando somente ferramentas nativas (inclusive com as famílias de instalação do programa).
https://knowledge.autodesk.com/pt-br/support/revit/learn-explore/caas/screencast/Main/Details/09bd7e...

nunca desista de perguntar algo.
mesmo nós fazemos perguntas também, ninguém sabe tudo. e os processo mundão conforme necessidades.

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 23 de 35

f_santana
Mentor
Mentor

@alan_eu considerando que o REVIT não é uma ferramenta de CG, no mercado existem soluções que entregam muito mais em menos tempo, sim é errado usar o REVIT para CG.

isso é análogo a usar um garfo de sobremesa para comer churrasco. é possível?
sim.
é a melhor opção?
não, definitivamente.

sim aqui falamos de REVIT e não te BIM.
mas temos que passar as melhores práticas e por isso não temos como desassociar uma coisa da outra. e como já falei MODEL IN PLACE em PROJETO, quanto queremos desempenho e assertividade, é algo que não se usa (até porque no tempo que voce faz um MODEL IN PLACE, voce faz uma familia rígida e tem muito mais coesão e informações).

@alan_eu  escreveu:

Depende... Sempre depende... Generalizar é sempre perigoso... 

Existem diversos casos que funcionam perfeitamente ao que BIM se propõe e vários que não.

Inclusive, as situações que dão errado são em menor número do que as que resolvem o problema. 

Além disso, aqui nosso fórum é de Revit, não de BIM. Se quisermos modelar apenas para fazer um render? É errado modelar no Revit para renderizar nele mesmo ou noutro software? É disso que  (também) falo.

Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 24 de 35

alan_eu
Advisor
Advisor

Pra esse caso sim. Até pq seria mais complicado em todos os sentidos usar modelagem no local. Sou adepto da solução mais simples SEMPRE!

O meu comentário foi mais para o seu outro comentário que generalizava o uso da modelagem no local como sendo sempre equivocada, pois na verdade é o contrário, na maioria dos casos de uso no dia a dia de Revit (e em alguns de uso de BIM), a técnica resolve da maneira mais simples.

Alan Araújo EESignature
Bee1ColabInstagram Alan Araújo RevitBee1ColabGrupo Whatsapp

Usuários do Autodesk Community:
  • Se a resposta resolveu o seu problema, clique em Aceitar como Solução! isso ajuda os outros usuários a encontrar rapidamente uma resposta e Curta se gostou 🙂
  • Manda um alô nas minhas redes sociais com +600 vídeos de de Revit/BIM, Templates e conteúdos semanais! Gratuitos! 🙂
Mensagem 25 de 35

alan_eu
Advisor
Advisor

Eu uso o Revit para modelar e o 3DsMax para renderizar. Recentemente o Unreal. Fazia isso desde 2005. Combinação perfeita, em nível de bater recorde de 15 maquetes eletrônicas por semana, nos tempos de escritório de Archviz. Eram literalmente uma ou duas horas pra modelar qualquer projeto e 15 minutos para exportar e substituir os materiais no Max. O cliente tinha as primeiras prévias rapidinho. Alguns exemplos no meu álbum no facebook. Bem antigas as iamgens, pq parei de trabalhar com isso, mas achava legal demais 🙂

Sempre falei que o Revit é um software de Projeto que, POR ACASO, renderiza. De longe é o ideal. Não é do que falo aqui. Aqui falo da modelagem prática e rápida.

Lembrando que a solução eu dei logo na primeira resposta, que foi fazer um telhado simples, inteiro. Essa seria a solução mais rápida e BIM, mas que se por algum motivo ele precisasse modelar, seria por varredura, para o caso.

Indo um pouco além... Antes de ser um software BIM, o Revit é um software de Projeto. É isso que 9 a cada 10 pessoas hoje, precisam. O BIM entra quando necessário; quando há expertise de estar fazendo certo; quando for solicitada uma integração maior; quando existir oportunidade pra isso; quando o profissional quer se destacar na multidão. Eu não preciso me preocupar com orçamento se o escopo do meu contrato n me pede isso, por ex.

O cliente quer velocidade, não enrolação. No mundo ideal convenceríamos ele de assim querer, o serviço completo, mas não é o que acontece na maioria dos casos. Descosidere a mim que é por este motivo que as pessoas me procuram e descosidere a você que trabalha para uma grande empresa que já negocia dessa forma. Aqui devemos considerar o recém formado que ainda tem poucos ou nenhum projeto na prefeitura, que não sabe negociar, que não entende de obra.

Sobre modelar no local ou criar uma família, não. Não é mais rápido fazer uma família. Você tem que iniciar uma nova; selecionar a categoria correta; modelar tudo (único passo necessário na primeira opção); parametrizar; carregar no projeto. Ás vezes o arquiteto quer apenas representar um retângulo para se situar espacialmente e modela em 3D um cubo. Esse é um outro exemplo que n vai interferir em nada e vai-se ganhar tempo.

Alan Araújo EESignature

• Se a resposta resolveu o seu problema, clique em Aceitar como Solução! isso ajuda os outros usuários a encontrar rapidamente uma resposta e Curta se gostou 🙂
  • Manda um alô nas minhas redes sociais com +600 vídeos de de Revit/BIM, Templates e conteúdos semanais! Gratuitos! 🙂
Mensagem 26 de 35

alan_eu
Advisor
Advisor

E OFFTOPIC a ideia aqui não é ter razão ou ganhar uma discussão. Sou fã de vcs 3 @f_santana @T.Ferreira @ruyraoli pelo trabalho e dedicação de cada um.

Minha única ideia aqui é mostrar que existem diferentes realidades e nos prendermos a uma única é nos limitarmos. Funciona enquanto estamos nela, até que somos obrigados a viver de uma outra. 

Alan Araújo EESignature

Mensagem 27 de 35

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

Obrigado @f_santana vídeo incrível a partir dele já não tenho desculpas para não fazer grande parte do detalhamento da cobertura na forma correta!! Material excelente, melhor que isso só com áudio, mas não se faz necessário para compreensão apenas caso deseja-se utilizar algum tipo de informação além de todas que vc passa nele.

Mensagem 28 de 35

clacampos
Autodesk
Autodesk

Ola @T.Ferreira 

A Comunidade Autodesk fica muito feliz pelo seu reconhecimento no aprendizado aqui no forum com os colegas compartilhando suas praticas e conhecimento.

Esse é o proposito deste forum. E parabéns pelo seu trabalho.

muito obrigada e conte sempre conosco!

Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão 'Aceitar Solução ' .

Claudia Campos
Comunidade de Usuários Autodesk Português - Coordenadora

Mensagem 29 de 35

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

78.png79.png

Mas e nesta situação, qual seria a melhor situação para eu fazer os telhados da passarela se unirem?

0 Curtidas
Mensagem 30 de 35

alan_eu
Advisor
Advisor

A pergunta inicial é sempre: visual, projeto ou BIM?

se você quiser representar a obra, vai fazer um telhado plano descendo do telhado mais alto para o mais baixo. Ele n vai ter inclinação para as laterais, pois só vai dificultar a execução, por questões de trigonometria simples.

O ideal é prever o encaixe por baixo do telhado mais alto que vai se prolongar mais ou se for fazer o telhado inclinado com duas águas, mas com cortes para encaixar.

Em todos os casos vai precisar prever uma calha extra ali pois certeza que vai haver retorno da água.

Você também pode fazer um telhado por extrusão, mas vai ter que ter um plano inclinado de rerefência pra iniciar ele.

Se você está pensando apenas em resolver uma aprovação de projeto ou uma maquete. A modelagem no local, por varredura cai bem 😈 Faz o caminho na diagonal, na parede e desenha como perfil as duas inclinações.

Cuidado que vai exigir umas técnicas avançadas se precisar quantificar isso direitinho.

Alan Araújo EESignature

Mensagem 31 de 35

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

@alan_eu neste meu caso irei optar em seguir com o telhado duas águas, adicionando rufos para fazer o encaixe dos telhados.

Gostaria já de aprender sem modelar no modelo, para em uma necessidade futura saber qual a solução técnica apropriada, visto que é uma constante nos projetos que trabalho esse tipo de desnível. Hoje não tenho a necessidade, nem me é demandada adição de informação, porém o amanhã a Deus pertence!

0 Curtidas
Mensagem 32 de 35

alan_eu
Advisor
Advisor

Pensando melhor... Sabe o que seria a solução do engenheiro? Prolongar o telhado mais alto, reto mesmo. Não inclinar nada e só fazer os fechamentos laterais e na frente.

Alan Araújo EESignature

Mensagem 33 de 35

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

Verdade @alan_eu  inclusive posso adotar esta solução, mas mesmo assim em vários outras situações optamos por inclinar, então vou esperar alguma outra solução.

0 Curtidas
Mensagem 34 de 35

alan_eu
Advisor
Advisor

Você pode fazer o telhado por extrusão (seta do telhado), mas antes teria que ter um plano inclinado de referência pra iniciar ele. Não esqueça que todo o restante construtivo tb é importante. Na obra isso n vai ficar lisinho e contínuo, vai ficar telhado sobre telhado.

Alan Araújo EESignature

Mensagem 35 de 35

ruyraoli
Mentor
Mentor

Não gosto de disputa @alan_eu nem aqui seria o lugar, nosso foco aqui sempre será orientar, tudo muda muito rápido, e que bom que é assim, senão até hoje a teoria do universo rígido seria válida, mas foi até onde Newton conseguiu chegar.

Rui Raoli
Eng. Civil Esp. em Design de Interiores e Iluminação | Gerente BIM

EESignature