Eu uso o Revit para modelar e o 3DsMax para renderizar. Recentemente o Unreal. Fazia isso desde 2005. Combinação perfeita, em nível de bater recorde de 15 maquetes eletrônicas por semana, nos tempos de escritório de Archviz. Eram literalmente uma ou duas horas pra modelar qualquer projeto e 15 minutos para exportar e substituir os materiais no Max. O cliente tinha as primeiras prévias rapidinho. Alguns exemplos no meu álbum no facebook. Bem antigas as iamgens, pq parei de trabalhar com isso, mas achava legal demais 🙂
Sempre falei que o Revit é um software de Projeto que, POR ACASO, renderiza. De longe é o ideal. Não é do que falo aqui. Aqui falo da modelagem prática e rápida.
Lembrando que a solução eu dei logo na primeira resposta, que foi fazer um telhado simples, inteiro. Essa seria a solução mais rápida e BIM, mas que se por algum motivo ele precisasse modelar, seria por varredura, para o caso.
Indo um pouco além... Antes de ser um software BIM, o Revit é um software de Projeto. É isso que 9 a cada 10 pessoas hoje, precisam. O BIM entra quando necessário; quando há expertise de estar fazendo certo; quando for solicitada uma integração maior; quando existir oportunidade pra isso; quando o profissional quer se destacar na multidão. Eu não preciso me preocupar com orçamento se o escopo do meu contrato n me pede isso, por ex.
O cliente quer velocidade, não enrolação. No mundo ideal convenceríamos ele de assim querer, o serviço completo, mas não é o que acontece na maioria dos casos. Descosidere a mim que é por este motivo que as pessoas me procuram e descosidere a você que trabalha para uma grande empresa que já negocia dessa forma. Aqui devemos considerar o recém formado que ainda tem poucos ou nenhum projeto na prefeitura, que não sabe negociar, que não entende de obra.
Sobre modelar no local ou criar uma família, não. Não é mais rápido fazer uma família. Você tem que iniciar uma nova; selecionar a categoria correta; modelar tudo (único passo necessário na primeira opção); parametrizar; carregar no projeto. Ás vezes o arquiteto quer apenas representar um retângulo para se situar espacialmente e modela em 3D um cubo. Esse é um outro exemplo que n vai interferir em nada e vai-se ganhar tempo.