Seu currículo diversificado inclui trabalhos com grandes marcas de entretenimento infantil e estúdios de jogos, inovadores de RV e empreiteiros de defesa. Por tudo isso, ele permaneceu comprometido com a narrativa independente por meio de projetos como The Adventures of Nkoza & Nankya e o curta-metragem em andamento Galiwango. Hoje, ele experimenta mecanismos em tempo real, como o Unreal Engine e ferramentas baseadas em IA, como o Autodesk Flow Studio, testando constantemente como novos fluxos de trabalho podem acelerar a iteração e expandir as possibilidades criativas.
Para Jagwe, a tecnologia nunca é o destino. É o veículo para histórias que importam.
De Mutundwe para os Estados Unidos: Uma base em conceitos básicos
Jagwe cresceu em Uganda, nos arredores da capital, Kampala, com os primeiros anos de infância passados no campo de Masaka - longe do zumbido do tráfego da cidade. Contar histórias veio naturalmente. Quando criança, ele adorava inventar narrativas, mesmo quando não tinha as ferramentas para visualizá-las.
Ele começou sua jornada profissional em desenvolvimento web, design, fotografia e arte digital em Uganda antes de se mudar para os Estados Unidos em 1996. Ele estudou na Ohio Valley University, Montgomery College e George Mason University, com especialização em Arte e Tecnologia Visual com ênfase em design de ambiente 3D, modelagem e animação de personagens e simulação. Ele se formou na primavera de 1999.
"A escola realmente me fundamentou", diz Jagwe. "Isso me deu uma base sólida em fundamentos de arte - composição, iluminação, design, narrativa visual - nos quais ainda confio todos os dias. Não importa o quão avançada a tecnologia se torne, esses fundamentos são mais importantes do que nunca. Eles são o que dão ao trabalho clareza, emoção e intenção.
Igualmente importante foi a mentalidade que ele desenvolveu. "A escola me ensinou a experimentar sem medo, como falhar, aprender com isso e tentar novamente. "Isso é muito importante em pipelines rápidos, em que a iteração faz parte do processo."
Ele frequentemente descreve seu caminho como uma jornada pessoal de "Vir para a América" - moldada pela fé, curiosidade e persistência. "Eu estava constantemente procurando a melhor maneira de contar minhas histórias e trazê-las à vida", diz ele. "Repetidamente, as pessoas e oportunidades certas apareceram no momento certo."
A curiosidade, acima de tudo, o levou adiante. "Toda vez que eu tinha uma história para contar, mas não tinha as ferramentas, escolhi aprender em vez de esperar." Esse instinto o levou da direção à animação, da animação ao 3D e, eventualmente, à produção em tempo real.
Embora sua carreira tenha florescido nos EUA, suas raízes em Uganda nunca deixaram seu trabalho. Eles são centrais para isso.
Tubulações e propósito
Ao longo dos anos, Jagwe trabalhou como artista de storyboard, animador, artista 3D, projetista de ambientes e níveis e pintor fosco para empreiteiros de defesa e estúdios de jogos, incluindo Rival Interactive, Cornerstone, SAIC e Camber.
De 2016 a 2018, ele atuou como Diretor de Arte da Floreo, um estúdio de realidade virtual com sede em Washington, DC, criando conteúdo imersivo para ajudar crianças com autismo a desenvolver habilidades sociais em ambientes seguros e guiados. O papel reforçou sua crença de que a mídia imersiva pode ter impacto no mundo real.
Mais tarde, ele se juntou à Moonbug Entertainment como escritor de 2021 a 2024, contribuindo para a programação infantil global, incluindo CoComelon. "A Moonbug me mostrou o que é preciso para criar conteúdo em escala para um público global", diz Jagwe. "Também foi uma verdadeira bênção para nossa família, pois minha esposa e eu tivemos a oportunidade de escrever para CoComelon."
Equilibrar o trabalho de estúdio e comercial com projetos criativos independentes tem sido uma característica marcante de sua carreira. Em 2019, ele cofundou o Sowl Studios com sua esposa, Kim Jagwe, criando um lar para histórias enraizadas na cultura e na identidade.
Uma dessas histórias é As Aventuras de Nkoza e Nankya, uma série animada projetada para ensinar as crianças sobre a cultura, língua, história e geografia de Uganda. "Nkoza & Nankya é profundamente pessoal", diz Jagwe. "Na época, meus filhos eram pequenos e minha esposa me perguntou, você poderia criar algo para eu ajudar a ensinar sua língua aos nossos filhos?"
"É sobre cultura, família e identidade", diz ele. "Isso constantemente me lembrava por que contar histórias é importante em primeiro lugar."
Se Moonbug refinou sua compreensão de estrutura e escala, a Sowl Studios preservou o núcleo emocional. "Reunir esses dois mundos me ajudou a aprender a contar histórias sinceras e significativas, ao mesmo tempo em que estava atento à estrutura, produção e alcance."
Galiwango: Dando voz à floresta
Por mais de uma década, Jagwe vem desenvolvendo um projeto de paixão chamado Galiwango, um recurso 3D inspirado nos gorilas da montanha de Uganda, nos guardas florestais que os protegem e no povo Batwa - uma comunidade indígena de caçadores-coletores historicamente conectada às florestas montanhosas da região.
A história cresceu a partir da experiência em primeira mão. "Galiwango veio diretamente do rastreamento de gorilas pela floresta, passando um tempo com os guardas florestais e aprendendo sobre as ameaças que esses animais enfrentam todos os dias", diz ele. "Eu ficava me perguntando, e se esses gorilas pudessem contar sua própria história?"
O filme explora empatia, responsabilidade e redenção - tanto para os humanos quanto para o mundo natural. Para Jagwe, a conservação é inseparável da comunidade. "A comunidade Batwa e a floresta são inseparáveis", explica ele. "Contar uma história sem a outra não parecia honesto."
"Meu objetivo é ter qualidade cinematográfica com recursos de nível independente", diz ele. "Cada decisão tem que importar. Estou constantemente equilibrando desempenho, realismo e emoção dentro de restrições reais."
No entanto, essas restrições se tornaram combustível criativo. "As limitações me forçam a ser mais intencional, mais eficiente e mais honesto sobre como a história é contada", diz Jagwe.
Um canal de processamento em evolução: Do Maya para o Flow Studio
O conjunto de ferramentas da Jagwe evoluiu junto com o projeto. O desenvolvimento inicial dependia muito do Autodesk Maya e do 3ds Max para modelagem, rigging e desenvolvimento de recursos principais.
"O Maya e o 3ds Max nos deram precisão e controle"""", diz." "Eles nos ajudaram a acertar os fundamentos."
Mais tarde, o Unreal Engine transformou seu fluxo de trabalho, permitindo decisões em tempo real de iluminação, câmera e renderização.
"O Unreal mudou tudo", explica ele. "Pude ver as ideias ganharem vida instantaneamente e pensar como um cineasta em vez de esperar pelas renderizações."
Mais recentemente, a Jagwe integrou o Autodesk Flow Studio ao canal de processamento, usando seus recursos de captura de movimento alimentados por IA para converter filmagens ao vivo em dados de captura de movimento prontos para uso para personagens animados.
"O Flow Studio parece que a tecnologia está finalmente alcançando a jornada do cinema independente"""", diz ele." "Posso gravar filmagens ao vivo e integrar personagens de computação gráfica de forma rápida, criativa e sem equipes enormes ou longos pipelines."
Para um criador independente, a velocidade e a capacidade de iterar são transformadoras. "Isso me permite avaliar cenas, performances e ritmo em tempo real, em vez de esperar semanas. Essa liberdade muda a ousadia com que você pode experimentar.
Hoje, seu canal de processamento permanece intencionalmente flexível: modelagem no Maya ou 3ds Max, experimentação e iteração no Flow Studio e iluminação e renderização finais no Unreal Engine. Cada ferramenta resolve um problema específico, mas, juntas, contribuem para um único objetivo: servir à emoção da história.
"Quando James Cameron estava fazendo o primeiro Avatar, ele sempre falava sobre como a tecnologia ainda não havia alcançado totalmente sua imaginação", observa Jagwe. "Ele estava empurrando as ferramentas o mais longe que podiam ir, e às vezes além."
"O que me entusiasma no Flow Studio é que, pela primeira vez, parece que a tecnologia está finalmente alcançando a jornada do cinema independente."
História em primeiro lugar, sempre
Para Jagwe, a tecnologia é poderosa - mas secundária.
"Sempre comece com a história", ele aconselha cineastas independentes. "Deixe a narrativa e a emoção liderarem. "Em seguida, escolha ferramentas que atendam a essa visão: ferramentas que economizam seu tempo em vez de adicionar complexidade desnecessária."
Ele enfatiza a clareza de propósito sobre a perfeição técnica. "Você não precisa dominar tudo. Você só precisa aprender o suficiente para manter sua história avançando."
Sua esperança para Galiwango é simples e profunda. "Espero que as pessoas saiam com empatia, pelos gorilas, pelas pessoas conectadas a eles e pelo ambiente que compartilham. Se o filme muda a perspectiva de alguém um pouco, então ele fez seu trabalho."
De forma mais ampla, ele espera que sua jornada incentive outras pessoas a agir - e criar. "Você não precisa de recursos massivos ou grandes equipes para contar histórias que importam", diz Jagwe. "Você precisa de clareza de propósito, persistência e coragem para começar."
Em uma indústria definida por constantes mudanças tecnológicas, Solomon W. Jagwe é a prova de que a ferramenta mais duradoura continua sendo a intenção do contador de histórias e sua visão criativa. A tecnologia pode evoluir, os canais de processamento podem acelerar, mas a missão - mover as pessoas - permanece a mesma.
Obrigado de Salomão:
"Gostaria de agradecer a minha pequena, mas poderosa, equipe da Sowl Studios, especialmente meus companheiros de equipe: Bruno Sekkandi (artista 3D-chefe), Mark Kiziito (artista 3D), Diana Lwanga (dubladora), Peter Kalya (ilustrador), Godfrey Magoba (ilustrador) e todos que me apoiaram durante os anos de reconstrução."
"Também gostaria de agradecer aos meus mentores no espaço de jogos e VR: Don York (ex-CEO da Cornerstone Setores), Alex Dzyuba (CEO da Lucid Reality Labs), Jim Omer (chefe da Rival Interactive), Vijay Ravindran (CEO da Floreo), Nelson Hurst (Camber), Reynaldo Leon (Cornerstone Setores), Nateon Ajelo (líder de captura de movimento da Mixamo), Hazel Collet (que me apoiou durante a faculdade depois que vim para os EUA para me formar em arte) e meus pais, Dr. Lumala e Sra. Lumala, meus irmãos e avó que me ensinaram a contar histórias na aldeia.
"Também gostaria de agradecer aos meus filhos, que inspiraram Nkoza e Nankya, e à minha esposa."
Você deve ser um usuário registrado para adicionar um comentário aqui. Se você já estiver registrado, faça logon. Se você ainda não estiver registrado, registre-se e faça logon.