O que 20 anos no MEP me ensinaram sobre liderança em BIM

Design like a Goddess - MEP.png

Nota: Este artigo foi escrito e publicado em outro idioma e é uma tradução da versão original publicada aqui.

Vinte anos atrás, eu pensava que liderança vinha com um título. Eu acreditava que pertencia ao gerente de projeto que conduzia a reunião, ao gerente de BIM que criava os padrões ou à pessoa cujo nome aparecia no topo do organograma. E eu não poderia estar mais errado.

Nas últimas duas décadas, trabalhei em quase todos os cantos da indústria de MEP. Coordenei projetos, gerenciei equipes de BIM, apoiei fluxos de trabalho fabricação, realizei layout de campo com uma estação total robótica, ajudei a construir fabricação oficinas, resolvi emergências de projetos tarde da noite, treinei usuários em vários softwares, implementei tecnologia e hoje tenho o privilégio de ajudar empresas a adotarem melhores formas de trabalhar.

Olhando para trás, uma coisa ficou incrivelmente clara: A liderança tem muito pouco a ver com o seu título e tudo a ver com a forma como você aparece para sua equipe.

Ser mulher em uma indústria dominada por homens nem sempre foi fácil. No início da minha carreira, muitas vezes eu era a voz calma em uma sala cheia de pessoas confiantes. Eu tinha ideias para contribuir, mas nem sempre tive confiança para compartilhá-las. Com o tempo, percebi que minha experiência tinha valor e que falar não era ter todas as respostas, era contribuir com algo significativo. Ainda hoje, há momentos em que a dúvida se insinua. A diferença é que não deixo mais que isso me impeça de usar minha voz.

A liderança começa muito antes de você receber o título

No início da minha carreira, acreditei que tinha que esperar até que alguém me chamasse de líder antes que eu pudesse liderar. Então comecei a notar algo. Havia pessoas que outros seguiam naturalmente que nem sempre eram gerentes, eram as pessoas que mantinham a calma quando os prazos eram apertados. Aqueles dispostos a responder perguntas. Aqueles que admitiram quando não sabiam de algo, mas estavam determinados a encontrar a resposta. Aqueles que tornaram todos ao seu redor melhores.

Isso é liderança!

Seu conhecimento não é o seu valor. Compartilhar é.

Uma das maiores lições que aprendi é que manter o conhecimento não o torna indispensável, mas compartilhá-lo sim. Alguns dos melhores profissionais com quem trabalhei não eram aqueles com mais diplomas pendurados na parede ou a lista mais longa de certificações. Eles eram os únicos que realmente queriam que todos ao seu redor tivessem sucesso. Cada vez que ensinavam um atalho a alguém, explicavam um fluxo de trabalho ou orientavam um novo designer, eles fortaleciam toda a equipe, pois o verdadeiro conhecimento cresce quando é compartilhado.

A tecnologia não substitui os líderes. Isso os capacita.

Ao longo dos anos, nosso setor mudou drasticamente. Vimos avanços incríveis em BIM, automação, colaboração na nuvem, tecnologia e fluxos de trabalho digitais. E, no entanto, apesar de toda essa inovação, uma coisa não mudou. As pessoas ainda precisam de pessoas.

O software pode automatizar tarefas repetitivas. A inteligência artificial pode nos ajudar a resolver problemas mais rapidamente. A automação pode eliminar horas de trabalho manual. Mas nenhuma dessas coisas substitui o incentivo, a orientação, a comunicação ou a confiança. A tecnologia torna os grandes líderes mais eficazes. Não substitui a liderança.

Os melhores líderes de BIM constroem pessoas, não apenas modelos

Durante anos, pensei que o sucesso era medido por modelos limpos, sistemas coordenados e projetos entregues no prazo. Embora essas coisas sejam absolutamente importantes, hoje eu meço o sucesso de maneira um pouco diferente.

Hoje, eu meço o sucesso de maneira diferente. Eu me pergunto perguntas como:

Alguém saiu da reunião de hoje sentindo-se mais confiante do que quando entrou?

Eu ajudei a remover um obstáculo?

Eu facilitei o trabalho de alguém?

Eu ensinei algo que eles levarão para o próximo projeto?

Eu o ajudei a melhorar o fluxo de trabalho do Revit?

Esses são os momentos que criam um impacto duradouro porque, no final das contas, os modelos acabam fechando, mas as pessoas continuam construindo o futuro.

Nunca pare de ser curioso

Se há uma qualidade que vi em todos os grandes líderes que admirei, é a curiosidade. Depois de vinte anos, ainda faço perguntas. Eu ainda sento na platéia. Ainda estou aprendendo com os clientes. Ainda recebo dicas de designers com muito menos anos de experiência do que eu. E por que faço isso? Porque liderança não é fingir saber tudo. Liderança é criar um ambiente onde todos se sintam à vontade para aprender juntos.

Minha Maior Lição

Se você tivesse me perguntado há vinte anos o que é sucesso, eu provavelmente teria listado promoções, certificações ou projetos maiores. Hoje, no entanto, minha resposta é muito mais simples. O sucesso é deixar o setor melhor do que você o encontrou. É orientar alguém que eventualmente supera você. Está ajudando uma equipe em dificuldades a encontrar confiança. É compartilhar conhecimento em vez de guardá-lo. É a construção de uma comunidade onde as pessoas realmente querem ajudar umas às outras a ter sucesso. Porque o maior legado que deixamos não são os projetos que terminamos. São as pessoas que inspiramos ao longo do caminho.

Esse é o tipo de liderança que continuo a buscar todos os dias.

E se há uma coisa que esses últimos vinte anos me ensinaram, é isso:

Liderança não é ter todas as respostas. Trata-se de inspirar outras pessoas a acreditar que podem encontrá-los. Em torno da comunidade das Deusas MEP, temos uma frase para isso.

"Projete como uma deusa."

Para mim, nunca se tratou de projetar com perfeição. Trata-se de ter confiança para fazer perguntas. A coragem de compartilhar o que você aprendeu. A vontade de elevar os outros. E o compromisso de deixar cada projeto, cada colega de equipe e cada canto do nosso setor um pouco melhor do que você encontrou.

Porque é assim que a verdadeira liderança se parece.

Até a próxima, fique curioso, compartilhe seu conhecimento e não tenha medo de projetar como uma deusa.

Heather V.