Slab modeling

Slab modeling

Anonymous
Not applicable
1,831 Views
11 Replies
Message 1 of 12

Slab modeling

Anonymous
Not applicable

Hello guys!

My name is Marco André and I'm a student at FAculty of Engineering in Porto, Portugal. Right now, I'm modeling a building for my master's thesis composed by a slabs like shown below:

The thing is, how can I model something like this, I can't seem to find an option...do I have to model it like a "normal" concrete slab? And what properties should I use?

Here's an example of the slab's properties:

Thanks in advance, all the help you can provide would be great!

0 Likes
Accepted solutions (1)
1,832 Views
11 Replies
Replies (11)
Message 2 of 12

Rafacascudo
Mentor
Mentor

Se vc pode garantir que a vigota e a laje ficarão monoliticas depois da concretagem então acho que vc pode usar uma laje tipo ortotrópica  como a abaixo

If you can guarantee that the small beam and the slab will remain monolitic after it is cast then you can use an orthotropic type slab like the one below

trapezoid slab.jpg

Rafael Medeiros
Did you find this post helpful? Feel free to Like this post.
Did your question get successfully answered? Then click on the ACCEPT SOLUTION button.

EESignature

0 Likes
Message 3 of 12

Anonymous
Not applicable

Hello Rafa muito obrigado pela sua resposta!

No entanto, acho que essa solução não vai funcionar, porque as vigotas são pré-esforçadas e como podes ver na tabela a rigidez destas lajes EI é específica...ou seja, eu acho que para modelar estas lajes, terei que simular uma laje maciça e depois impôr um peso próprio e rigidez para transformar a laje maciça numa laje com as características destas... Não se me fiz entender...

O problema agora é que eu só sei adicionar uma laje maciça tipo casca, não sei depois onde e como alterar estes parâmetros......pp e rigidez

0 Likes
Message 4 of 12

Rafacascudo
Mentor
Mentor

Na sua tabela, por exemplo ,Para espessura de 230mm ,Rigidez EI =12024 kN.M2/m =Econc x bt3/12 sendo que b=1m

Com o E do seu concreto e substituindo na equação ,vc acha a espessura t equivalente.

Peso próprio da laje - O melhor seria vc criar um novo material com as características do seu concreto mas com peso específico igual a Zero  . E aí vc entraria o peso da laje como uma carga distribuída em toda sua area.

In English

In your table , for example , to  the thickness=230mm ,Your EI =12024 kN.M2/m =Econc x bt3/12 , knowing that b=1m

Having the E of your concrete and substituting in the equation , you can find the equivalent thickness t

For the slab weight ,the best would be create a new concrete material with specific weight equal to zero.

Then you would have to simulate the slab self weight with a uniformly distributes load on the whole slab area

Rafael Medeiros
Did your question get successfully answered? Then click on the ACCEPT SOLUTION button.

EESignature

0 Likes
Message 5 of 12

Anonymous
Not applicable

Boas Rafa, muito obrigado pela ajuda!

Pois era isso mesmo que eu estava a pensar. Pegando nesse exemplo 12024 kN.M2/m =Econc x bt3/12, tenho tudo para achar h, já que Econc=210MPa/1,2 e b=1m.

Já fiz as contas e cheguei a h=0,177m o que me dava um peso próprio de 25x1x0.177=4,43kn/m2. Aqui acho que tenho que reduzir o pp e entro com o factor de redução de massa e peso da laje = 2,48/4,43=0,56

Entretanto no robot julgo que coloco da seguinte maneira:

Agora só tenho uma dúvida, o esforço transverso resistente vai estar de acordo com a tabela?

0 Likes
Message 6 of 12

Rafacascudo
Mentor
Mentor

Onde está o esforço transverso na tabela?

Pelo que entendi vc tá colocando uma rigidez igual nas duas direções e apenas reduzindo o peso próprio a ser gerado

Where is the transverse force in the table?

What I understood is that you are considering equal stifness on both directions and only reducing the generated Self weight by a factor

Rafael Medeiros

EESignature

0 Likes
Message 7 of 12

Anonymous
Not applicable

Another tip I might add is that it might be useful to check that you get the same self-weight after you defined the profile to make sure you got that right.

0 Likes
Message 8 of 12

Anonymous
Not applicable

Boas Rafa

O esforço transverso resistente é o indicado como Vrd na tabela.

Mas mesmo assim o que estou a fazer não está bem assim, porque estas lajes só "trabalham" numa direcção, pelo que eu deveria definir que esta laje só tem aquela rigidez numa direcção, na outra não...

Não está muito fácil de definir este tipo de laje no Robot...

0 Likes
Message 9 of 12

Rafacascudo
Mentor
Mentor

Vc pode fazer um "truque" usando "material orthotropy" com a sua espessura equivalente calculada pra direção principal e ajustando um fator pra rigidez na direção perpendicular . Na verdade ,o programa modificaria o E do concreto ,mas na pratica dá no mesmo.

You could o a trick using "material orthotropy" with your calculated equivalent thickness for the main orthotropy direction and setting a factor for the perpendicular direction . In reality ,Robot would be modifying E of concrete , but in practical terms , it will provide the same results as modifying the slab inertia

material orthotropy.jpg

Rafael Medeiros

EESignature

0 Likes
Message 10 of 12

Anonymous
Not applicable

Pois essa parece-me a única solução, no entanto, o n2 vou colocar um valor bastante baixo, para que a transmissão de carga nessa direcção seja bastante reduzida.

Agora surge a problema de eu não conseguir alterar o peso próprio, porque a laje fica com 17,7cm de altura e não encontro a opção para inserir um factor de redução de massa...

0 Likes
Message 11 of 12

Rafacascudo
Mentor
Mentor
Accepted solution

on http://help.autodesk.com/view/RSAPRO/2017/ENU/?guid=GUID-2000B438-5453-4C90-B658-E3DE6F8AF33A

thicknesses.jpg

Rafael Medeiros

EESignature

0 Likes
Message 12 of 12

Anonymous
Not applicable

É isso mesmo que precisava Rafa, muito muito obrigado! Problema resolvido

0 Likes