Agora entendi sua situação, então vou fazer minha boa ação do dia e te dar uma dica de ouro, isso caso você realmente queira ser um calculista e não mais um "macaco operador de softwares" que nem muitos estão se tornando:
Esquece absolutamente todos os softwares, aliais, esqueça a existência deles, e invista todo o seu tempo em leitura sobre cálculo de estruturas primeiro. Algo que aprendi com meu chefe, com seus 45 anos de experiência em projeto de estruturas de todos os tipos, um bom calculista consegue (veja bem que eu disse consegue e não que faz isso hoje em dia) reproduzir os cálculos necessários a mão, com a ajuda de uma mera calculadora. A resolução manual de estruturas, mesmo simples, dá ao engenheiro uma sensibilidade necessária pra efetuar um projeto de qualidade.
O software nada mais vai ser que uma calculadora mais "requintada", que vai automatizar e aumentar a precisão dos cálculos, porém ele nunca irá fazer a análise completa de uma estrutura, quem faz isso é sempre o engenheiro, do contrário não necessitaria mais da nossa profissão.
Outra coisa muito importante, o software apenas lê os dados que são inseridos, ele não sabe dizer se aquilo condiz com a estrutura real, e se aquele modelo analítico está discretizando a estrutura coerentemente (já fiz análise de alguns projetos que inclusive, estavam contra a segurança).
Uma lista de livros que vão dar uma ótima base para então COMEÇAR a entender o que é realmente uma análise e projeto de estruturas, vão dar em torno de uns 400 reais de investimento.
Análise Estrutural do Fernando Martha (criador do Ftool) - tem que começar por esse, pra realmente aprender a analisar uma estrutura, até hoje eu consigo realizar manualmente a análise de um pórtico de múltiplos andares sobre a ação do vento, e isso me da um ótimo discernimento sobre como fazer o pré-lançamento da estrutura.
Curso de Concreto Armado do José Milton Araújo, uma coleção de 4 livros bem detalhados que demonstra a teoria e a prática de dimensionamento de peças de concreto armado, que contempla já a NBR atualizada. Uma ótima leitura
Projeto Estrutural de Edifícios de Concreto Armado também do José Araújo, esse nada mais é que a continuação do curso, onde manualmente, ele dimensiona um edifício completo de 10 andares, sensacional o livro.
E por último, porém acredito que o mais importante para entender o uso de softwares dentro da engenharia:
Informática aplicada em estruturas de concreto armado, do Alio Kimura, ninguém menos que um dos Eng. sócios do TQS. Esse livro demonstra, e demonstra MUITO BEM, o papel do engenheiro e o papel do software de cálculo estrutural, além de trazer vários conceitos muito importantes de uma forma clara e didática. É o livro mais gostoso de ler entre esses, porém só acho uma leitura realmente válida, depois de entender bem como se analisa e dimensiona uma estrutura.
Depois sim de ler bastante, entender sobre estruturas, ai sim, comece a pensar em investir em algum software. Um detalhe, eu atualmente trabalho com TQS e Eberick, mas já usei bastante o Robot também entre outros, qualquer um deles, entendendo de estruturas, em um mês você consegue usar perfeitamente.
Acredite, seguindo essas recomendações, você sairá da faculdade sabendo muito mais que vários "projetistas" que andam por ai