Anúncios
Atenção para clientes sem autenticação multifator ou login único – a verificação OTP será lançada em abril de 2025. Leia tudo sobre isso aqui.

Representação de telhas na cobertura no Revit

T.Ferreira
Collaborator

Representação de telhas na cobertura no Revit

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

Olá pessoal.

Gostaria de saber como que eu faço para a minha cobertura que utilizei o comando telhado para desenvolver, fique com o formato das telhas que utilizo, neste caso trapezoidal TP-35?

Ela aparece apenas uma representação da inclinação do telhado.Ela aparece apenas uma representação da inclinação do telhado.

Na imagem gostaria que representar as curvas da e inclinações da telha para poder colocar as especificações corretas da telha e não uma representação parecida como usava anos atrás no cad, que até lá já tenho as telhas corretas inclusive com comprimento e largura. Porém aqui não sei como fazer isso.

0 Curtidas
Responder
Soluções aceitas (1)
1.173Exibições
14Respostas
Respostas (14)

f_santana
Mentor
Mentor
Solução aceita

eu utilizo HATCHs (desenvolvi alguns para isso)
e só trabalho com a espessura total da onda das telhas e possíveis camadas de isolamento.

estou publicando aqui os meus HATCHs para voce inclui-los no REVIT.

se voce segui o que eu ensino neste video não terra problemas com modelagens industriais
https://knowledge.autodesk.com/pt-br/support/revit/learn-explore/caas/screencast/Main/Details/09bd7e...

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

Desculpa a minha ignorância sobre os HATCHs, mas nem mesmo sei do que se trata, por acaso seria algo parecido com o do AutoCAD? Por acaso é o comando que vc utiliza aos 5:37 do vídeo e eu carregaria estes hatchs que vc desenvolveu? Estou bem perdido!

0 Curtidas

f_santana
Mentor
Mentor

voce vai em FILL PATTEN e clica no botão para criar uma nova "HATCH".

f_santana_0-1637594517980.png
dai voce carrega estes arquivos PAT nesta tela.

f_santana_1-1637594644897.png

depois disso é só configurar nos seus matérias.

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Fábio Santana

EESignature

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

Olá @f_santana 

Acontece um erro conforme a imagem abaixo75.png

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

IdealIdealIdealIdeal

gostaria que a representação estivesse desta forma, assim eu conseguiria ter a quantidade de telha a ser usada... Porque se eu hachurar vai apresentar o mesmo efeito mas em corte não, onde eu tiver telha térmica ficariam 5 linhas 2 de pintura, 2 da chapa de alumínio, e a central com o isolante térmico, mas gostaria que tivessem a ondulação da telha e não linhas apenas horizontais.

f_santana
Mentor
Mentor

esta representação é possível, existem padrões "BIM" em fabricantes como a ISOESTE (Kingspan).
mas não sou o melhor processo de modelagem.

e orçamentos sabemos a quantidade de telhas fazendo a conta por metrô quadrado.

tentar contar as telhas em uma modelagem induz ao erro. isso porque se voce não tiver modelado exatamente como o shopdrawing e este ser absolutamente preciso, a sua quantidade poderá não estar correta.

já quantidade por metrô, sendo feiras pelas informações de rendimento do fabricante tendem a maios precisão.

sobre o HATCH, acho que esqueci de falar para criar as HATCHs em model.

Fábio Santana

EESignature

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

obrigado @f_santana entendi perfeitamente o que você quis dizer. Então terei que aceitar ver em corte a mesma representação de telha ondulada para telha trapezoidal, isso? 

f_santana
Mentor
Mentor

se entendi direito sim

o ideal e usar telhados normais (lisos) e paredes básicas (lisas).

muitas gente ainda luta contra problemas de ajustes por achar que modelar telhas é "legal/prático" em busca de uma suposta informação precisa (isso por não entender de orçamento).

Fábio Santana

EESignature

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

Obrigado pela ajuda @f_santana ao meu ver tópico encerrado!

vivianemendes.arq
Observer
Observer

@f_santana  você poderia explicar como fazer um telhado à partir da biblioteca da Isoeste?
Eu baixei os arquivos , mas como eles foram feitos na familia de modelos genéricos e nao na familia de perfis eu nao sei como fazer.

Obrigada

f_santana
Mentor
Mentor

ola @vivianemendes.arq, eu não recomento o uso da biblioteca da Isoeate durante as etapas de projeto. Elas não permite qualquer modelagem paramétrica justamente pelo motivo que você comentou.

Usá-la cairia no mesmo erro de quem modela alvenarias estruturais com biquinhos.

Eu uso as famílias deles somente para capturar especificações e materiais.

Particularmente clássico está bibliotecas no grupo das que foram criadas só para dizer que existem e que foram encomendadas por não conhece as ferramentas, neste caso o REVIT

Fábio Santana

EESignature

ruyraoli
Mentor
Mentor

Olá @vivianemendes.arq 

Se não me falha a memória, no site tem vídeos ensinando como utilizar as famílias deles, mas é como o @f_santana disse, precisa ver os prós e os contras.

Rui Raoli
Eng. Civil Esp. em Design de Interiores e Iluminação | Gerente BIM

EESignature

heevitoriaa
Community Visitor
Community Visitor

Olá, bom dia, tudo bem?

Baixei esses arquivos pats e não é encontrado nenhum padrão do tipo desenho. Poderia me ajudar por gentileza?

0 Curtidas

f_santana
Mentor
Mentor

@heevitoriaa poderia ser mais claro na sua dificuldade?

@heevitoriaa  escreveu:

Olá, bom dia, tudo bem?

Baixei esses arquivos pats e não é encontrado nenhum padrão do tipo desenho. Poderia me ajudar por gentileza?

Fábio Santana

EESignature

0 Curtidas