Representação de telhas na cobertura no Revit

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

Representação de telhas na cobertura no Revit

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

Olá pessoal.

Gostaria de saber como que eu faço para a minha cobertura que utilizei o comando telhado para desenvolver, fique com o formato das telhas que utilizo, neste caso trapezoidal TP-35?

Ela aparece apenas uma representação da inclinação do telhado.Ela aparece apenas uma representação da inclinação do telhado.

Na imagem gostaria que representar as curvas da e inclinações da telha para poder colocar as especificações corretas da telha e não uma representação parecida como usava anos atrás no cad, que até lá já tenho as telhas corretas inclusive com comprimento e largura. Porém aqui não sei como fazer isso.

0 Curtidas
Responder
Soluções aceitas (1)
984Exibições
14Respostas
Respostas (14)

f_santana
Mentor
Mentor
Solução aceita

eu utilizo HATCHs (desenvolvi alguns para isso)
e só trabalho com a espessura total da onda das telhas e possíveis camadas de isolamento.

estou publicando aqui os meus HATCHs para voce inclui-los no REVIT.

se voce segui o que eu ensino neste video não terra problemas com modelagens industriais
https://knowledge.autodesk.com/pt-br/support/revit/learn-explore/caas/screencast/Main/Details/09bd7e...

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

Desculpa a minha ignorância sobre os HATCHs, mas nem mesmo sei do que se trata, por acaso seria algo parecido com o do AutoCAD? Por acaso é o comando que vc utiliza aos 5:37 do vídeo e eu carregaria estes hatchs que vc desenvolveu? Estou bem perdido!

0 Curtidas

f_santana
Mentor
Mentor

voce vai em FILL PATTEN e clica no botão para criar uma nova "HATCH".

f_santana_0-1637594517980.png
dai voce carrega estes arquivos PAT nesta tela.

f_santana_1-1637594644897.png

depois disso é só configurar nos seus matérias.

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Fábio Santana

EESignature

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

Olá @f_santana 

Acontece um erro conforme a imagem abaixo75.png

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

IdealIdealIdealIdeal

gostaria que a representação estivesse desta forma, assim eu conseguiria ter a quantidade de telha a ser usada... Porque se eu hachurar vai apresentar o mesmo efeito mas em corte não, onde eu tiver telha térmica ficariam 5 linhas 2 de pintura, 2 da chapa de alumínio, e a central com o isolante térmico, mas gostaria que tivessem a ondulação da telha e não linhas apenas horizontais.

f_santana
Mentor
Mentor

esta representação é possível, existem padrões "BIM" em fabricantes como a ISOESTE (Kingspan).
mas não sou o melhor processo de modelagem.

e orçamentos sabemos a quantidade de telhas fazendo a conta por metrô quadrado.

tentar contar as telhas em uma modelagem induz ao erro. isso porque se voce não tiver modelado exatamente como o shopdrawing e este ser absolutamente preciso, a sua quantidade poderá não estar correta.

já quantidade por metrô, sendo feiras pelas informações de rendimento do fabricante tendem a maios precisão.

sobre o HATCH, acho que esqueci de falar para criar as HATCHs em model.

Fábio Santana

EESignature

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

obrigado @f_santana entendi perfeitamente o que você quis dizer. Então terei que aceitar ver em corte a mesma representação de telha ondulada para telha trapezoidal, isso? 

f_santana
Mentor
Mentor

se entendi direito sim

o ideal e usar telhados normais (lisos) e paredes básicas (lisas).

muitas gente ainda luta contra problemas de ajustes por achar que modelar telhas é "legal/prático" em busca de uma suposta informação precisa (isso por não entender de orçamento).

Fábio Santana

EESignature

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

Obrigado pela ajuda @f_santana ao meu ver tópico encerrado!

vivianemendes.arq
Observer
Observer

@f_santana  você poderia explicar como fazer um telhado à partir da biblioteca da Isoeste?
Eu baixei os arquivos , mas como eles foram feitos na familia de modelos genéricos e nao na familia de perfis eu nao sei como fazer.

Obrigada

f_santana
Mentor
Mentor

ola @vivianemendes.arq, eu não recomento o uso da biblioteca da Isoeate durante as etapas de projeto. Elas não permite qualquer modelagem paramétrica justamente pelo motivo que você comentou.

Usá-la cairia no mesmo erro de quem modela alvenarias estruturais com biquinhos.

Eu uso as famílias deles somente para capturar especificações e materiais.

Particularmente clássico está bibliotecas no grupo das que foram criadas só para dizer que existem e que foram encomendadas por não conhece as ferramentas, neste caso o REVIT

Fábio Santana

EESignature

ruyraoli
Mentor
Mentor

Olá @vivianemendes.arq 

Se não me falha a memória, no site tem vídeos ensinando como utilizar as famílias deles, mas é como o @f_santana disse, precisa ver os prós e os contras.

Rui Raoli
Eng. Civil Esp. em Design de Interiores e Iluminação | Gerente BIM

EESignature

heevitoriaa
Community Visitor
Community Visitor

Olá, bom dia, tudo bem?

Baixei esses arquivos pats e não é encontrado nenhum padrão do tipo desenho. Poderia me ajudar por gentileza?

0 Curtidas

f_santana
Mentor
Mentor

@heevitoriaa poderia ser mais claro na sua dificuldade?

@heevitoriaa  escreveu:

Olá, bom dia, tudo bem?

Baixei esses arquivos pats e não é encontrado nenhum padrão do tipo desenho. Poderia me ajudar por gentileza?

Fábio Santana

EESignature

0 Curtidas