Announcements
Due to scheduled maintenance, the Autodesk Community will be inaccessible from 10:00PM PDT on Oct 16th for approximately 1 hour. We appreciate your patience during this time.
Community
Maya Modeling
Welcome to Autodesk’s Maya Forums. Share your knowledge, ask questions, and explore popular Maya modeling topics.
cancel
Showing results for 
Show  only  | Search instead for 
Did you mean: 

Dúvidas Sobre Modelagem Poligonal com Quad Draw

13 REPLIES 13
SOLVED
Reply
Message 1 of 14
freela_piero
550 Views, 13 Replies

Dúvidas Sobre Modelagem Poligonal com Quad Draw

Olá pessoal tudo bem?
Sou novo no universo 3D, comecei em dezembro do ano passado a estudar design de Personagens para Unreal Engine.
Vamos lá, modelei um personagem no Z-brush como exercício do curso que estou fazendo e agora cheguei na parte de
retopologia no Maya, porém eu não conheço nada de Maya, estou aprendendo aos trancos e barrancos, eu deveria tirar esta dúvida
na mentoria do curso ou com o próprio curso, porém o curso tem muitos time lapses e explicações superficiais.

 

Estou tentando modelar o capacete do personagem, porém estou tendo algumas dificuldades. O professor do curso diz que é melhor fazer a retopologia dividindo em peças com a ferramenta Quad Draw e é o que estou fazendo, porém, como vou fazer para juntar todas estas peças e manter os panel loops sem perder o formato das peças?

 

Esta é a maneira que minha retopologia está ficando.

freela_piero_0-1712680489477.png

 

Alguém aí que tenha experiência poderia por favor me ajudar? Como vocês fariam? Poderiam fazer um vídeo para mim?
Abaixo está anexado o .OBJ do capacete já em decimate caso alguém puder gravar um vídeo para mim de como faria, iria me ajudar demais.

 

Capacete .obj

Capacete OBJ 

 

20240318_190035_r43.jpg20240318_190126_r48.jpg

13 REPLIES 13
Message 2 of 14
damaggio
in reply to: freela_piero

Seria bem melhor voce fazer em uma peca so, vai ser mais complicado unir os detalhes agora.

E melhor comecar com un design mais simples, este tipo de modeling e mais avancado.

Message 3 of 14
damaggio
in reply to: freela_piero

Tambem lembra se que voce pode simplificar a mesh topology e tranferir todos os detalhes finos da escultura do Zbrush and bake para o low poly mesh desde que e necessario usar a low mesh para otimizar no Unreal e tambem sera mais facil para o rigging.

Message 4 of 14
damaggio
in reply to: freela_piero

Voce nao mandou o seu retopo.

Message 5 of 14
freela_piero
in reply to: damaggio

è acho que exagerei no design para minhas habilidades atuais kkk, agora estou me ferrando.
Message 6 of 14
freela_piero
in reply to: damaggio

Message 7 of 14
damaggio
in reply to: freela_piero

Este e o mesmo capacete decimado, o que estou  pedindo e o pedaco que voce modelou con Quad draw, o retopo.

Message 8 of 14
freela_piero
in reply to: damaggio
Message 9 of 14
damaggio
in reply to: freela_piero

Eu recommendo comecar de novo com uma peca so para o capacete.

Tambem a sua scala esta muito pequena, todos modeles devem ser em real world scale.

Tambem nao se deve trabalhar com .mb e nao se deve salvar o trabalho com history.

Vai levar muito tempo para esplicar um workflow  porque a forma do objeto e muito complicada.

Message 10 of 14
damaggio
in reply to: freela_piero

procure videos no youtube com personagens similares , como fazer retopo para games.

Message 11 of 14
freela_piero
in reply to: damaggio

é que eu cometi uma besteira, como as explicações do curso que comprei eram muito superficiais com muito time lapses, eu tive que ficar complementando o curso com vídeos do youtube e em um dos vídeos que vi, o carinha falava para diminuir a escala do modelo no zbrush para ficar mais leve, e eu fiz isso e trabalhei no projeto todo com a escala menor do que havia começado.

Aí por falta de experiência achei que não teria problema em continuar assim.

Message 12 of 14
damaggio
in reply to: freela_piero

A scala no zbrush nao nos interessa, quando voce import pra Maya coloque na escala verdadeira.

Veja cursos na escola mais usada nos EUA....The gnomon workshop.com

 

"o carinha falava para diminuir a escala do modelo no zbrush para ficar mais leve, "...isso nao existe em 3D, so o numero de polygons faz um modelo leve ou pesado.

 

Message 13 of 14
freela_piero
in reply to: damaggio

entendi, muito obrigado pelas dicas, vou analisá-las com muita atenção.
Message 14 of 14
damaggio
in reply to: freela_piero

Okay, boa sorte e nao esquece de fechar o posto em baixo.

Can't find what you're looking for? Ask the community or share your knowledge.

Post to forums  

Autodesk Design & Make Report