Comunidade
AutoCAD - Português
Bem vindo ao Forum de AutoCAD da Autodesk. Compartilhe seu conhecimento, faça perguntas e explore os tópicos mais populares de AutoCAD.
cancelar
Mostrando resultados para 
Mostrar  apenas  | Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Recortar um pedaço de um desenho do cad.

11 RESPOSTAS 11
SOLUCIONADO
Responder
Mensagem 1 de 12
mspansani
8266 Exibições, 11 Respostas

Recortar um pedaço de um desenho do cad.

Bom dia pessoal...

Trabalho na construção civil e sou meio novo no autocad...., então eu preciso para me ajudar, se é possível recortar um pedaço de um desenho do autocad.

Por exemplo, eu tenho uma planta de um prédio e eu preciso recortar ou melhor,  copiar um pedaço do desenho para fazer um detalhamento específico...

O que eu faço hj, é fazer uma cópia dessa planta, faço um retangulo ou quadrado e com o trim, elimino o excesso.... 

Mas seria muito mais simples, eu fazer só um retângulo na área que eu quero copiar o detalhe e dar um comando e colar onde eu quiser...

Do jeito que eu faço agora é ruim, porque as vezes as plantas estão pesadas é para copiar a planta toda para ir eliminando o excesso é duro... 

11 RESPOSTAS 11
Mensagem 2 de 12
f_santana
em resposta a: mspansani

minha sugestão é você estudar REFERENCIAS EXTERNAS (comando XREF).

nele você vai ter opção de utilizar o comando XCLIP/CLIP/CLIPIT e fazer o recorte que voce achar melhor para o detalhamento.

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 3 de 12
hidroform

@mspansani  boa tarde.

Em situações como essa eu costumo trabalhar com várias Viewports em Paperspace.

O recurso permitirá que de uma mesma região do desenho, você possa criar várias janelas com a mesma visualização, mas, poderá mostrar, inserir e controlar o que aparece em cada viewport de forma individual.

Como você falou que é novo no AutoCAD, à principio talvez você possa achar que é um comando meio complicado, mas, ao entender essa possibilidade, verá que será muito útil ao seu trabalho.

Veja no link abaixo.

https://knowledge.autodesk.com/pt-br/support/autocad/learn-explore/caas/CloudHelp/cloudhelp/2021/PTB...

Bom trabalho.

Sérgio Murilo

Mensagem 4 de 12
Anonymous

Olá @mspansani Aqui está um artigo detalhando como consegui o resultado que deseja.

Set Model Space Viewports.

Mensagem 5 de 12
mspansani

Bom dia amigos @Anonymous  @hidroform  @f_santana 

Obrigado pelas sugestões...

A ideia é fazer uma coisa mais simples, a ideia do XREF é a mais parecida, mas pelo que eu entendi, minha planta teria que ser um bloco, ai eu copiaria esse bloco e faria um xclip e tal..., no fim, seria quase a mesma coisa que fazer a copia da planta e delimitar o que eu quero com um retangulo e dar um trim..., pensei em algo mais simples, só de fazer um retângulo e dar algum tipo de comando que ele copiasse tudo que dentro dele.

Mensagem 6 de 12
hidroform

@mspansani  bom dia.

Entendi, mas, note que são sugestões.

É importante que compreenda cada uma e utilize aquela que melhor se adeque ao seu fluxo de trabalho.

lembre-se que na medida em que vai estudando e aprendendo novos recursos, tudo vai ficando mais simples...

Sérgio Murilo

Mensagem 7 de 12
mspansani
em resposta a: hidroform

Ah, sim. Com certeza....

Eu trabalhei muito com outro programa chamado microstation, e eu tinha um conhecimento básico em autocad, agora que eu peguei mais firme no autocad e deixei o outro programa de lado, ainda mais que o autocad é o mais usado onde eu trabalho. E eu procuro algum recurso similar ao que eu estava acostumado a trabalhar, e que as pessoas com quem eu trabalho, desconhecem.

Mas as sugestões aqui me iluminou com outras coisas que eu vou poder utilizar no dia a dia.

Show de bola.

Mensagem 8 de 12
Anonymous

@mspansani Veja se isso te ajuda!

Mensagem 9 de 12
f_santana

você acha o XREF complicado porque ainda não entendeu o processo.
o XREF são referencias externas (https://rf2s.wordpress.com/2012/07/20/referencias-externas/). um processo que também existe no MICROSTATION, não lembro nome do comando, mas usava ele quando trabalhei com o programa a uns 16 anos.

existe no AutoCAD o comando EXTRIM que faz um recorte no desenho com base em uma poligonal fechada.
mas este não é nem de longe um processo que garante confiabilidade. porque isso não indiquei logo o comando.

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 10 de 12
Anonymous
em resposta a: Anonymous

Apagado!!!

8c34f0c7-18b8-4a59-b966-ec905a522065,640,650

Mensagem 11 de 12
mspansani
em resposta a: Anonymous

Acho que a ideia é essa, vou testar aqui, gostei desse recurso.

valew

Mensagem 12 de 12
mspansani
em resposta a: f_santana

Isso, no microstation tem o comando "References", que pelo que eu entendi é o mesmo que o xref do autocad...

Isso já vai me ajudar em umas outras ideias para os meus projetos.

Obrigado pela ajuda. 🤓

Não encontrou o que está procurando? Pergunte à comunidade ou compartilhe seu conhecimento.

Postar nos fóruns  

Autodesk Design & Make Report