Perda do material(múltiplo) aplicado após reabrir o projeto 3D

robson
Contributor Contributor
1.256Exibições
14Respostas
Mensagem 1 de 15

robson
Contributor
Contributor

Estou usando o AutoCAD 2019, mas este erro é recorrente em versões anteriores.

Quando aplico diferentes materiais a um sólido por faces, o AutoCAD executa perfeitamente, inclusive os ajustes por Material Mapping. Porém, ao fechar o arquivo ou o programa, as texturas aplicadas nas faces desaparecem e permanece apenas uma delas.  E o mesmo problema acontece ao enviar ao Render Cloud.

Abaixo imagens demonstrando este resultado.Como resolver?

Com vários materiaisCom vários materiaisMateriais perdidosMateriais perdidos

0 Curtidas
1.257Exibições
14Respostas
Respostas (14)
Mensagem 2 de 15

Anonymous
Não aplicável

Olá @robson
Já vi problemas parecidos aqui na comunidade mas ocorrem de formas distintase são bem complicados de se replicar
(não tenho certeza de que uma boa solução foi fornecida)

• Esse problema  acontece em todos os arquivos ou apenas em um modelo específico?
  • Você tem o histórico de sólidos ativado?

Tente executar o >>AUDIT<< no seu arquivo e se possivelmente um >>BREP<<.
Você pode compartilhar um arquivo de exemplo que está tendo esse problema?

0 Curtidas
Mensagem 3 de 15

robson
Contributor
Contributor

Em relação as suas perguntas:

• Esse problema  acontece em todos os arquivos ou apenas em um modelo específico?

R: Sempre acontece, independente do arquivo e de computador! Desde as versões mais antigas(2018,2017,2016,2015,2014,2013) do autoCAD eu trabalho com este e outros projetos semelhantes com meus alunos, e quase sempre acontece este problema.

• Você tem o histórico de sólidos ativado?

R: Não, o histórico não está ativado.

• Você pode compartilhar um arquivo de exemplo que está tendo esse problema?

Sim, estou enviando o arquivo e um Screencast para demonstração!

https://autode.sk/2BWnJxt

Mensagem 4 de 15

f_santana
Mentor
Mentor

isso acontece somente com as texturas de tijolo?

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

0 Curtidas
Mensagem 5 de 15

robson
Contributor
Contributor

P: isso acontece somente com as texturas de tijolo?

R: Não, é independente da textura, acontece até com materiais que só possuem cor! Inclusive no vídeo apresentado para esta dúvida, o que desaparece é a tinta Bege aplicado nas paredes...

0 Curtidas
Mensagem 6 de 15

Anonymous
Não aplicável

@robson  Desculpas a resposta tardia, Eu tentei replicar o erro varias vezes e simplesmente não consigo. No meu computador os materiais são exibidos depois de eu reabrir o arquivo, vou anexar o arquivo e um screencast, verifique se o erro permanece no seu computador. 

0 Curtidas
Mensagem 7 de 15

MatiasWendt
Advisor
Advisor

Olá...

Tente restaurar o seu software execute um dos procedimentos a seguir:

Windows 7: clique no botão Iniciar do Windows > (Todos os) Programas > Autodesk > > Restaurar configurações padrão.

Windows 8: na Tela inicial do Windows, clique com o botão direito do mouse (ou deslize o dedo de baixo para cima na tela) e clique em Todos os aplicativos. Navegue até a seção Autodesk e clique em > Restaurar configurações padrão.

Windows 8.1: na Tela inicial do Windows, clique no botão Todos os aplicativos localizado próximo ao canto inferior esquerdo da tela (ou deslize o dedo de baixo para cima na tela). Navegue até a seção Autodesk e clique em > Restaurar configurações padrão.

Windows 10: no menu Iniciar do Windows, clique em Todos os aplicativos > Autodesk > Redefinir configurações para padrão.

Na caixa de mensagem Restaurar configurações – Backup, selecione a opção desejada.

Se a resposta resolveu o seu problema clique em ACEITAR SOLUÇÃO, isso ajuda os outros usuários a encontrar rapidamente uma resposta, e se gostou, cliquem em CURTIR.

Matias I. Wendt

YouTube | Facebook | LinkedIn | Instagram

EESignature

0 Curtidas
Mensagem 8 de 15

robson
Contributor
Contributor

Faltou realizar o teste com o Zoom!

No meu Screencast quando abre o arquivo vem ok tbm, mas após afastar(muito) com zoom e voltar ele perde a textura!

0 Curtidas
Mensagem 9 de 15

robson
Contributor
Contributor

Fiz como recomendado, não surgiu efeito algum!

0 Curtidas
Mensagem 10 de 15

MatiasWendt
Advisor
Advisor

Ok,

Qual a placa de vídeo que está utilizando?

o seu driver está atualizado?

Hadware Aceleration está Ativado? caso estiver, tenta desativar.

Se a resposta resolveu o seu problema clique em ACEITAR SOLUÇÃO, isso ajuda os outros usuários a encontrar rapidamente uma resposta, e se gostou, cliquem em CURTIR.

Matias I. Wendt

YouTube | Facebook | LinkedIn | Instagram

EESignature

0 Curtidas
Mensagem 11 de 15

Anonymous
Não aplicável

@robson Isso não está normal, no sreencast o mesmo arquivo aberto depois de muito tempo e simplesmente funciona muito bem.

Poderia descrever passo a passo qual método você está utilizando para aplicação das texturas?

0 Curtidas
Mensagem 12 de 15

robson
Contributor
Contributor
  • Qual a placa de vídeo que está utilizando?

Placa de Vídeo:

Placa de Video.png

• o seu driver está atualizado? 

SIM!

Hadware Aceleration está Ativado? caso estiver, tenta desativar

Sim está ativado! Fiz o teste como descrito neste screencast: https://autode.sk/2PZWp4d

E continua sem funcionar...

O Screencast será exibido aqui após você clicar em Postar.

355e150c-9ec9-4b06-8ec8-0c9107025096

0 Curtidas
Mensagem 13 de 15

robson
Contributor
Contributor
  • Poderia descrever passo a passo qual método você está utilizando para aplicação das texturas?

Exatamente como você fez em seu ScreenCast! Utilizando a telca CONTROL para aplicar as faces!

Veja novamente: 

Obs.: Abri o arquivo que me enviaste, e o seu arquivo não "bugou", mas já tive alguns arquivos assim também! Vou te enviar mais um para teste!

0 Curtidas
Mensagem 14 de 15

robson
Contributor
Contributor

Sem solução?

Sem ajuda?

0 Curtidas
Mensagem 15 de 15

Anonymous
Não aplicável

@robson Desculpas pela demora, estou bem ocupado e não estou conseguindo acompanhar os fóruns. Verifiquei seu arquivo e dessa vez notei algo diferente, na pre-visualização dos Recent Documents as

texturas são exibidas, porém quando abro nada está lá.

img1.PNG

O que eu fiz:

1. Removi os materiais de todas as paredes utilizando o RMAT e apliquei novamente, com isso, conseguir o resultado do arquivo anexado. 

Verifique o arquivo e confirme se o mesmo apresenta o erro no seu computador, Se não apresentar, tente fazer o mesmo procedimento. Se apresentar, aguarde a resposta de outro colaborado, eu particularmente não consigo replicar o erro no meu computador, tudo aqui está normal.

Editada<<< 

0 Curtidas