Coordenadas compartilhadas no Revit

T.Ferreira
Collaborator Collaborator
2.452Exibições
29Respostas
Mensagem 1 de 30

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

Olá pessoal.

Estou encontrando um problema quando vou compartilhar as coordenadas de um projeto.

Tenho um arquivo de implantação onde todas as edificações foram inseridas como vínculos com suas respectivas disciplinas. Dentro deste arquivo de implantação após posicionar as edificações, estou utilizando o comando publicar coordenadas para que o vínculo após o salvamento adquira a coordenada do arquivo de implantação.

Porém quando eu abro um arquivo novo e vinculo esta edificação a partir das coordenadas compartilhadas eles não assumem os seus posicionamentos.

Como posso fazer, pois tenho que compartilhar este arquivo a um terceiro que irá fazer todo o arranjo para elaboração do projeto da disciplina de elétrica?

Abaixo 2 imagens para melhor entendimento.Arquivo de implantação com a edificação e disciplina selecionada.Arquivo de implantação com a edificação e disciplina selecionada.2 imagens em uma na parte superior indicado com as setas em preto a distância entre os 3 vínculos (arquitetura, pré-moldado e metálica) e abaixo arquitetônico e pré-moldado juntos porém com o posicionamento errado.2 imagens em uma na parte superior indicado com as setas em preto a distância entre os 3 vínculos (arquitetura, pré-moldado e metálica) e abaixo arquitetônico e pré-moldado juntos porém com o posicionamento errado.

Olá @T.Ferreira 
O titulo do post foi editado para facilitar o encontro do tema por outros usuários (por @clacampos)
Original: [Coordenadas compartilhadas]

0 Curtidas
Soluções aceitas (3)
2.453Exibições
29Respostas
Respostas (29)
Mensagem 2 de 30

nagia.campos
Advocate
Advocate
Solução aceita

Primeiro ponto é que o arquivo novo também precisa estar na mesma coordenada da implantação

Se não for isso:

Você salvou todas em um mesmo terreno?

Verifique quantos terrenos tem na aba gerenciar, em Localização e em Terreno

nagiacampos_0-1676642781125.png

Verifique em qual deles está salvando

nagiacampos_1-1676642915779.png

Mensagem 3 de 30

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

TFerreira_0-1676652563314.png

Este erro aparece quando eu acabo vinculando o arquivo em novos

0 Curtidas
Mensagem 4 de 30

nagia.campos
Advocate
Advocate

@T.Ferreira você abre o arquivo novo, insere o terreno, adquire as coordenadas do terreno, e depois que você insere os vínculos. O arquivo novo precisa ter as mesmas coordenadas que você publicou para os vínculos 

Mensagem 5 de 30

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

Como insiro o terreno?

0 Curtidas
Mensagem 6 de 30

f_santana
Mentor
Mentor

@T.Ferreira
deixa eu ver se entendi.
voce quer criar um arquivo novo que vai utilizar a mesma coordenada do seu projeto, certo?

este arquivo vai ser da implantação ou ou de algum prédio?

estou perguntando isso porque (sem que tenha sido eleito um ponto e orientação previamente, em referencia a origem do arquivo),  o que eu faria é inserir o modelo que seria a minha referencia de projeto em ORIGEM TO ORIGEM e depois adquirir a coordenada pelo comando.

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 7 de 30

nagia.campos
Advocate
Advocate

@T.Ferreira pela imagem que você postou, me parece que tem a malha triangular do terreno em dwg. Você precisa adquirir a coordenada dessa malha e publicá-la para os vínculos, com eles devidamente posicionados. Essas coordenadas deverão ser publicadas também para todos os arquivos que usará no projeto.

Mensagem 8 de 30

nagia.campos
Advocate
Advocate

Se o terreno não for geolocalizado você define um ponto de origem para origem e não coordenadas compartilhadas.

Mensagem 9 de 30

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

O que esta ocorrendo é o seguite.

Tenho duas edificações: Balança e Manutenção

Cada edificação possui as seguintes disciplinas de projeto: Arquitetura, estrutura pré-moldada e estrutura metálica.

Fiz a locação destas edificações em um projeto de implantação e publiquei as coordenadas para cada disciplina de projeto.

Encaminhei estes arquivos para empresa que esta fazendo o projeto "as-built" da disciplina de elétrica.

Quando ele foi montar os vínculos para fazer o projeto da rede elétrica de uma edificação para a outra, elas apareçaram uma dentro da outra no mesmo ponto e não em suas posições conforme as coordenadas que publiquei no projeto de implantação.

Assim sendo abri um arquivo novo para tentar fazer o mesmo trabalho que le fez e consegui chegar nas imagens que mostrei a vocês, que resultam nos erros mencionados.

0 Curtidas
Mensagem 10 de 30

f_santana
Mentor
Mentor

@T.Ferreira, do principio
como voce começou o modelo do seu site/implantação?

voce colocou onde a origem do arquivo (espero que não tenha começado a modelagem com CENTER TO CENTER)?
est mensagem que voce esta recebendo esta dizendo que a coordenada não funcionou na inserção.
normalmente acontece quando temos um erro de configuração.

quando começamos um modelo novo em um projeto já georeferenciado sempre começamos com a inserção ORIGEM TO ORIGEM (por isso saber como a sua implantação começou é extremamente importante).

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 11 de 30

josehenriqueneco
Advocate
Advocate
Aproveitando o tópico, recomenda algum material/curso para entender melhor sobre coordenadas compartilhadas? Em casos semelhante ao apresentado, arquivo de implantação e vários outros dos blocos.
Mensagem 12 de 30

nagia.campos
Advocate
Advocate

@T.Ferreira
Certifique-se que todos os arquivos tenham adquirido as coordenadas de um único arquivo.
Pode ser também o norte verdadeiro rotacionado, então redefina as coordenadas dos vínculos e publique para eles novamente.
Se não resolver, talvez, eu olhando os arquivos consiga encontrar o problema.

Mensagem 13 de 30

josehenriqueneco
Advocate
Advocate
Retornando pois este assunto me interessa, estes vídeos foram bem esclarecedores e depois de longas 5 horas de teste consegui entender demasiadamente bem o funcionamento, é interessante pois nenhum curso que fiz até hoje abordou este assunto.

https://www.youtube.com/watch?v=BIOXf_f1I9g&ab_channel=FabioSato

https://www.youtube.com/watch?v=GPRLSBVqBoU&ab_channel=LRConsultoria
Existem mais 2 vídeos sobre o assunto no mesmo canal ^^

Mensagem 14 de 30

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator
Solução aceita

Olá pessoal então vou colocar aqui como resolvi a situação, infelizmente não vou conseguir colocar as explicações, sendo assim peço que alguém se poder complemente a minha respostas.

1° - Todos arquivos foram colocados em um arquivo de implantação e nele as coordenadas de cada arquivo foram publicadas (acabei não criando imagem desta etapa).

2° - Em um arquivo novo (iniciado para o teste, sem nada configurado dentro) comecei a inserir os vínculos.

1 - Inseri o arquivo de arquitetura  no posicionamento selecionei a opção de coordenadas compartilhadas.1 - Inseri o arquivo de arquitetura no posicionamento selecionei a opção de coordenadas compartilhadas.2 - Apareceu esta mensagem de alerta a qual fechei.2 - Apareceu esta mensagem de alerta a qual fechei.3 -Repeti o processo com o arquivo de pré-moldado e os posicionamentos ficaram errado conforme imagem.3 -Repeti o processo com o arquivo de pré-moldado e os posicionamentos ficaram errado conforme imagem.

Neste ponto acabei me atentando para um detalhe que o mestre @ruyraoli já havia me encinado.

4 - Selecionei o arquivo de arquitetura e movi ele para o posicionamento compartilhado e o posicionamento foi corrigido.4 - Selecionei o arquivo de arquitetura e movi ele para o posicionamento compartilhado e o posicionamento foi corrigido.

Após este etapa vinculei a cobertura metálica. E dei início aos vínculos das próxima edificação.

Tanto no momento em que inserir a estrutura metálica desta balança acima, quanto quando inseri o projeto de pré-moldado da segunda edificação (manutenção) a mensagem abaixo apareceu.

Pedindo para eu já selecionar aqui o posicionamento do terreno compartilhado para esta disciplina de projeto.Pedindo para eu já selecionar aqui o posicionamento do terreno compartilhado para esta disciplina de projeto.

Com o surgimento desta opção acima o posicionamento do vínculo fica conforme o posicionamento da coordenada compartilhada, não precisando de outro ajuste.

Ao final as edificações ficaram nos seus respectivos posicionamentos.Ao final as edificações ficaram nos seus respectivos posicionamentos.

Mensagem 15 de 30

ruyraoli
Mentor
Mentor
Solução aceita

@T.Ferreira nesse vídeo vc entenderá deifinitivamente, tudo sobre coordenadas no Revit.

https://www.youtube.com/watch?v=fVcfhIICsjA

Rui Raoli
Eng. Civil Esp. em Design de Interiores e Iluminação | Gerente BIM

EESignature

Mensagem 16 de 30

ruyraoli
Mentor
Mentor

👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

Rui Raoli

EESignature

Mensagem 17 de 30

ruyraoli
Mentor
Mentor

Essa sua lembrança sobre o que falei muito tempo atrás, vc vai encontrar também o mesmo processo no vídeo sugerido pelo @josehenriqueneco. Esse fluxo é fácil de esquecer, ou faz sempre, ou se perde. Só a prática leva a perfeição. 

Rui Raoli

EESignature

Mensagem 18 de 30

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

É difícil @josehenriqueneco encontrar-mos cursos que abrange todo o nosso fluxo de trabalho, mas temos boas opções no mercado, tive o privilégio de ter passado um bom tempo no último ano com o mestre @ruyraoli em uma consultoria que minha empresa proporcionou, porém volto vez que outra no fórum, agora só quando não revejo o material por ele ministrado, pois esta TUDO lá!!!

Existem vários profissionais de elite aqui no fórum que fazem este serviço, com toda a certeza fará você ganhar anos de estudo a cada hora com eles. Um investimento que irá melhor o seu resultado como um todo, utilizando as melhores práticas e processos mais rápidos.

Mensagem 19 de 30

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

Esse seu material encaminhado é muito bom @ruyraoli foi o que me fez realmente entender... E sim... Lembrei do que você havia me ensiado por isso consegui - corrigir o "erro" ou finalizar o processo... 

Mensagem 20 de 30

ruyraoli
Mentor
Mentor

Na dúvida, volte sempre ao seu Elefante, se não falei lá, corre pra cá @T.Ferreira rs.

Rui Raoli

EESignature