Gerar pdf no Revit

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Gerar pdf no Revit

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Bom dia pessoal!

Criei 4 folhas no Revit e ao imprimir estou com dificuldade de obter todo o desenho no pdf, algumas partes não saem inteiras, como o caso do carimbo que está saindo cortado. Faço outra tentativa e a margem esquerda sai cortada. 

Estou usando a folha A1 em todas as folhas.

Já assisti a valguns vídeos no youtube mas acredito estar faltando algo na configuração.

Alguém sabe também como fazer para que esse símbolo da imagem abaixo não saia no pdf?

herbertrsj_0-1648736985048.png

Responder
Soluções aceitas (2)
1.862Exibições
14Respostas
Respostas (14)

mauricio_mssf
Advisor
Advisor

Se entendi bem sua dúvida você quer o PDF de um desenho em cada prancha. 
Se for isso tem que inserir um desenho em cada folha(com o carimbo) e inserir as vistas.
REVIT COMO CRIAR PRANCHA E INSERIR A VISTA - YouTube

Depois selecioná-las nas configurações de impressão.

mauriciomssf_2-1648735243456.png

Ou se quiser gerar pdf só das vistas. (Lembra que só as vistas não tem carimbo)
mauriciomssf_0-1648733934850.png

Você achou esta postagem útil? Sinta-se à vontade para curtir esta postagem.
Ficou satisfeito com a resposta à sua pergunta? Nesse caso, clique no botão ACEITAR SOLUÇÃO.

Mauricio Santos Filho Arquiteto | BIM Manager
EESignature 

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Obrigado @mauricio_mssf ! Isso estou conseguindo fazer. Antes eu estava com apenas 1 folha e com 4 plantas nela. Deixei agora uma planta em cada folha.

O problema é quando o pdf é gerado, aí as margens de alguns lados da planta estão saindo cortadas.

0 Curtidas

mauricio_mssf
Advisor
Advisor

Deve ser porque o amanho da folha não está bem configurado.
Tamanho do papel, zoom, orientação. 

mauriciomssf_1-1648738237458.png

Pode tentar aprender a usar esta ferramenta (É bom que aprenda), ou... invoco aqui a utilização do plugun Prosheets da Diroots, em que ele já lê o tamanho da folha e cria uma configuração muito boa.
Revit to PDF, DWG, DGN, DWF, NWC, IFC, etc. ProSheets Free Add-in ✔ (diroots.com)

Fica aqui uma ótima explicação feita pelo @ruyraoli 

Toma cuidado com as qualidades, vector(Vetor) e raster(converte em imagens quando tem cor ou realista),
Manter vector em qualidade alta pode gerar arquivos PDF muito pesados. 

Ficou satisfeito com a resposta à sua pergunta? Nesse caso, clique no botão ACEITAR SOLUÇÃO.

EESignature 

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Na imagem abaixo deixo só a planta baixa, mas quando coloco para gerar está saindo todas as vistas.

herbertrsj_0-1648743249286.png

Ao apertar em Vistas, aparece o seguinte:

herbertrsj_1-1648743343108.png

Tenho no caso que desmarcar as vistas aqui, embora deixe Vistas desmarcado na Caixa Exibir?

T.Ferreira
Collaborator
Collaborator

@herbertrsj esta orientação com o plugin da Diroots me salvou, excelente, gera os arquivos a partir da configuração pré-estabelecida no revit e de uma só vez é possível gerar o PDF e dwg, inclusive bem mais rápido que do formato de exportação de origem. Indicaria seguir o passo a passo do vídeo creio que conseguiria resolver este problema com o plugin.

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

@mauricio_mssf 

Os passos que fiz:

1 - conferi o tamanho da folha no Revit

herbertrsj_0-1648745490134.png

herbertrsj_1-1648745538121.png

2 - Instalei o Prosheets

Por enquanto quero apenas a planta baixa.

herbertrsj_2-1648745668944.png

3 - Estou deixando o zoom em 100%

herbertrsj_3-1648748671291.png

4 - E por último na opção do Prosheets está assim:

herbertrsj_4-1648749312592.png

Quando aperto em create aí o pdf fica com a planta fora da folha.

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Pessoal, o que estava faltando era ajeitar a viewport! Depois que ajeitei, deu tudo certo!

Mas o conceito ainda não está muito claro para mim.

Se alguém puder ajudar com um link ou explicando eu agradeço!

mauricio_mssf
Advisor
Advisor
Solução aceita

Imagino que após fazer do procedimento correto se o problema era a viewpot, era porque o programa lia a configuração da folha para o A1 com a configuração centralizada por exemplo, só que a viewport estava descentralizada da folha, e/ou maior que a folha, o eixo da vieport ficava fora da folha, então gerava um PDF centralizado com o maior elemento, ou centralizado com o conjunto de elementos, mas o carimbo ficava de fora deste eixo dentro do amanho ficando o pdf em branco.

mauriciomssf_2-1648770230099.png

EESignature 

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

@mauricio_mssf 

Obrigado, Maurício!

Agora, há alguma forma de centralizar a viewport automaticamente ou tem que ir mexendo manualmente naqueles ícones das elevações?

0 Curtidas

mauricio_mssf
Advisor
Advisor
Solução aceita

Não conheço uma forma de editar região de recorte (viewport) para centralizar automaticamente.
Tem algumas formas de editar, seleciona a viewpor, habilita a visualização e:

* Só arrastando os controladores mauriciomssf_4-1649187056588.png, ou:

* Editar recorte - Você pode redesenhar a viewport, ou;
* Tamanho do Recorte -  Digitando os valores dos tamanhos (complexo - usado caso queria ter viewports dos mesmos tamanhos), ou;

mauriciomssf_1-1649186585490.png

* Quebra Vertical, ou quebra horizontal - esses dois traço que marquei em amarelo na imagem a cima.
Quebra caso seja algo muito grande e que queira dar ênfase só em algumas parte, edita a localização em uma setas que aparecem após ativar a ferramenta.

mauriciomssf_2-1649186876958.png

* Em cortes pode editar também pelas setas 

mauriciomssf_3-1649186982933.png

EESignature 

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Bom dia @mauricio_mssf !

Estou com o mesmo problema de antes. Estou tentando gerar pdf e ao gerar, a página aparece em branco.

Fiz o seguinte:

1 - criei uma folha e importei pra ela a prancha do cad, no formato A2.

2 - Arrastei para ela a minha planta baixa.

3 - Na guia folhas no navegador de projetos, cliquei na planta e ao abri-la ajustei a viewport.

4 - Ao gerar o pdf, aparece em branco.

Uma pessoa que uma vez me ajudou, disse que o problema estava na viewport e ela pediu para eu ajustar os símbolos de elevação, trazendo-os para os limites da minha prancha. Não estou conseguindo repetir isto.

herbertrsj_3-1650981805882.png

Os lados da viewport estavam muito longe do desenho, então coloquei-os nos limites da prancha., mas mesmo assim o desenho não aparece.

Entro em conjunto de vistas e folhas, quando estou configurando a impressão, e deixo marcado apenas a prancha que quero.

herbertrsj_1-1650981494427.png

Em configurações estou deixando assim

herbertrsj_2-1650981637102.png

0 Curtidas

mauricio_mssf
Advisor
Advisor

Verifica como está este ícone, se estiver com o x vermelho ele não ira cortar conforme a sua viewport, então se tiver algum elemento bem longe, ele continuará a influenciar na centralização da vista.

mauriciomssf_0-1650987540790.png

EESignature 

0 Curtidas

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Opa @mauricio_mssf!

Não estava marcado e então marquei, selecionando a planta de piso na folha 05 no Navegador de Projetos. E o resultado ainda é a folha em branco.

Outra coisa que apareceu foi esses objetos em volta do retângulo que antes n aparecia.

herbertrsj_0-1650989474889.png

0 Curtidas

rjsouza
Contributor
Contributor

Boa noite,

Como conseguiu ajeitar as viewsports.

0 Curtidas