Como fazer escadas que não alcançam os níveis do projeto

mmarquitetura10
Advocate Advocate
2.047Exibições
2Respostas
Mensagem 1 de 3

mmarquitetura10
Advocate
Advocate
Bom dia, Preciso fazer duas escadas em uma área externa de um sobrado pois o quintal apresenta diferentes desníveis. Como pode ser visto no desenho em anexo, uma delas eu já tentei fazer, mas não deu certo... Não consegui fazer com que ela alcance os desníveis do terreno que são diferentes dos níveis que eu criei para o projeto: térreo, 1° pavimento e cobertura. Tratam-se de escadas pequenas, uma tem dois degraus a outra apenas um. Usei a escada monolítica e depois pretendo aplicar o mesmo piso da área externa em cima dos degraus. Ouvi dizer que tem que se criar um nível para cada patamar que a escada alcança... Mas pensei que o projeto ficaria com muitos níveis desnecessários... Qual é o procedimento correto nesse caso? Gostaria se possível que alguém me explicasse o passo a passo do procedimento. Muito Obrigada...
0 Curtidas
Soluções aceitas (1)
2.048Exibições
2Respostas
Respostas (2)
Mensagem 2 de 3

rodrigo.bezerra
Advisor
Advisor
Solução aceita
Desculpe-me antecipadamente por não alongar-me nas explicações.

A primeira coisa a se observar é que, como pisos e paredes, escadas tem parâmetros de deslocamento da base e do topo. Você pode, portanto, colocar a base da escada no Pav. Térreo com deslocamento de +50cm — fazendo com isso que ela comece a partir de 50cm acima do nível de projeto. Da mesma forma, pode colocar que o deslocamento do topo da escada é -40cm do Pav. Superior. Com isso, faltariam 40cm para a escada chegar no nível projetado. Obviamente isso foi apenas um exemplo.

A restrição de topo da escada não precisa, necessariamente, ser um nível superior de projeto. A escada pode ter restrição de base no Pav. Térreo, sem deslocamento, e restrição de topo no mesmo Pav. Térreo, com deslocamento de 120cm. Com isso você conseguiria fazer uma escada que venceria esse desnível de 120cm, dentro das regras ajustadas no tipo da escada que você configurou.

Agora, sobre escada com 1 degrau, isso eu receio que não seja possível. Ou você vai fazer a escada com 2 degraus, recortando um pedaço do piso para encaixar o degrau que estará nivelado com este, ou colocará um trecho de piso que ocupe o espaço do degrau pretendido.

Espero que isso te ajude de alguma forma.

Abraços

Rodrigo Bezerra

EESignature

0 Curtidas
Mensagem 3 de 3

mmarquitetura10
Advocate
Advocate

Olá Rodrigo,

Muito obrigada pela resposta. Vou tentar fazer novamente de acordo com as explicações.

Att..

Miriam

0 Curtidas