Cálculo de corrente em painel elétrico.

andreimorais
Contributor Contributor
1.898Exibições
8Respostas
Mensagem 1 de 9

andreimorais
Contributor
Contributor

Estou tentando obter os valores corretos de corrente elétrica por fase.

Configurações básicas:

Sistema de Distribuição: 3 fases 4 cabos 127/220V

Painel Elétrico não balanceado, 3 polos; Tensão 220V; uma coluna (tabela do painel personalizada)

Revit 2019.

Circuitos:

3 x Chuveiros 220V 5500W

Cálculos de corrente (se realizados corretamente)

i = 5500/220 = 25A, a corrente é compartilhada em duas fases. como se trata de três circuitos, numa situação de equilíbrio teríamos:

Corrente na fase 1: 25x2 = 50A

Corrente F2 =50A

Corrente F3=50A

O REVIT calcula perfeita a corrente por circuito individual, porém erra totalmente o somatório, alterando o método de calculo de forma inexplicável, alguém conhece uma forma de contornar este problema? estou fazendo alguma configuração incorreta?

Revit calculo de corrente elétrica.jpg

É um problema limitante basicamente inviabiliza a utilização das tabelas de painel em projetos mais complexos.

Traduzido via google tradutor:

"I am trying to get the correct values ​​of electric current per phase.

Basic settings:

Distribution System: 3 phases 4 cables 127 / 220V

Electric panel unbalanced, 3 poles; Voltage 220V; a column (custom panel table)

Revit 2019.

Circuits:

3 x 220V 5500W Showers

Current calculations (if performed correctly)

i = 5500/220 = 25A, the current is shared in two phases. as it is about three circuits, in a balanced situation we would have:

Corresponding phase 1: 25x2 = 50A

Current F2 = 50A

Current F3 = 50A

REVIT calculates the current per individual circuit perfectly, but it totally misses, changing the calculation method inexplicably, does anyone know a way around this problem? am I doing any incorrect settings?"

0 Curtidas
1.899Exibições
8Respostas
Respostas (8)
Mensagem 2 de 9

andreimorais
Contributor
Contributor

*correção: o parâmetro "Corrente A" apareceu repetido, mas em nada alterou o problema:

0 Curtidas
Mensagem 3 de 9

ruyraoli
Mentor
Mentor

Tenta seguir esses passos nas imagens

ruyraoli_0-1614294627257.png

ruyraoli_1-1614294708812.png

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Rui Raoli
Eng. Civil Esp. em Design de Interiores e Iluminação | Gerente BIM

EESignature

Mensagem 4 de 9

andreimorais
Contributor
Contributor

Boa noite,

Fiz a alteração que você indicou, mas não funcionou segue a imagem, coloquei a informação do fator de potência e fator de demanda, ambos iguais a 1.

Mensagem 5 de 9

ruyraoli
Mentor
Mentor

Bem estranho, eu teria que testar isso @andreimorais 

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Rui Raoli
Eng. Civil Esp. em Design de Interiores e Iluminação | Gerente BIM

EESignature

Mensagem 6 de 9

andreimorais
Contributor
Contributor

Segue o projeto teste

0 Curtidas
Mensagem 7 de 9

andreimorais
Contributor
Contributor

Bom dia,

Encontrei o método de cálculo do programa para a situação que expus, vai um exemplo explicativo:

Supondo que o mesmo quadro do meu exemplo possuísse uma distribuição de cargas conforme:

Fase A = 1000VA

Fase B = 2000VA

Fase C = 3000VA

Neste caso a menor carga 1000VA Seria interpretada como uma carga trifásica balanceada, logo o cálculo de corrente seria: (somatório(Potência))/(tensão F-F*raiz(3))= (PotA+PotB+PotC)/(220*1,73) = 3000/381=7,87A. daí:

Fase A=7,87A

Fase B=7,87A

Fase C=7,87A

Carga resultante nas fases

CARGA A = 1000-1000=0 VA

CARGA B = 2000-1000=1000 VA

CARGA C = 3000-1000=2000VA

Desta sobra de cargas, o que existe de comum entre a carga B e a carga C teria a corrente calculada conforme:

(somatório(Potência))/(tensão F-F) = (PotB+PotC)/(220) = (1000+1000)/220 = 9,1A daí:

Fase A = 7,87+0= 7,87A

Fase B = 7,87+9,1 = 16,97A

Fase C= 7,87+9,1 = 16,97A

A carga resultante nas fases

CARGA A = 1000-1000=0 VA

CARGA B = 2000- 1000 - 1000= 0VA

CARGA C = 3000 - 1000-1000=1000VA

Finalmente, a carga excedente em C, seria interpretada como uma carga monofásica e calculada:

PotC/tensão F-N = 1000/127 = 7,87A

Somatório final de correntes:

Fase A= 7,87A

Fase B= 16,97A

Fase C= 7,87+9,1+7,87=24,84A.

Bem, em situações específicas essa abordagem pode até levar a um valor aproximado correto da corrente nas fases, contudo é um método que não faz muito sentido frente as normas brasileiras de dimensionamento. Eu sinceramente não entendo a lógica de trabalhar com uma abordagem destas tendo em vista que o programa já calcula as correntes de forma correta em circuitos individuais bastando apenas somar as respectivas fases.

Já que o programa aparentemente impõe esta limitação aos painéis de distribuição elétrica, tentarei fazer um dimensionamento a partir da tabela de quantitativos, ao final do trabalho pretendo disponibiliza-la neste forum, caso realmente funcione. Vou partir de três abordagens:

1- Tabela de quantitativos multicategoria (não sei como faria pra extrair a informação de circuito, potência, tensão, numero de polos dos equipamentos elétricos, talvez teria que criar novos parâmetros e preenche-los manualmente)

2 - Tabela de quantitativos de luminárias elétricas (Vantagem de contar com o parâmetro  "circuito" e "quadro elétrico", contudo não consigo extrair informação de quantidade de polos, tensão, potência, fator de demanda e etc...)

3 - Tabela de equipamento elétrico (possui uma quantidade absurda de informação, é bastante complicada de filtrar apenas os dados de interesse e justamente os "circuitos" com os quais poderia fazer a classificação, não consigo achar).

Gostaria da opinião de vocês, qual das abordagens parece melhor? poderiam me ajudar na extração das informações que preciso? qual seria o caminho pra isso, dynamo?

Agradeço a atenção e paciência de quem chegou até aqui, sei que existem produtos na internet, mas realmente queria "aprender a pescar neste caso".

Mensagem 8 de 9

andreimorais
Contributor
Contributor

Estou construindo a tabela a partir do item 2. dai veio a dúvida na hora de calcular a seção dos condutores.

É possível utilizar o comando lookup e criar uma tabela csv de seções predefinidas pra cada corrente? esse valor teria que ser criado dentro da própria família de luminárias elétricas como um parâmetro compartilhado?

0 Curtidas
Mensagem 9 de 9

carlosalbertoac
Community Visitor
Community Visitor

Foi encontrada alguma solução para este problema?

0 Curtidas