Técnica de Modelagem BORN

Técnica de Modelagem BORN

Binga
Advisor Advisor
559Exibições
0Respostas
Mensagem 1 de 1

Técnica de Modelagem BORN

Binga
Advisor
Advisor

Olá pessoal da comunidade Português.

Hoje vou trazer um conteúdo muito interessante criado por um usuário aqui do fórum.

Seu nome é @mflayler e essa técnica pode ajudar muito na criação de modelos mais robustos.

 

A Técnica de Modelagem BORN

 

   Existem muitas formas que novos usuários abordam o software Autodesk Inventor. Alguns usuários vêm de ambientes onde modelar em qualquer lugar no espaço é o padrão. Não é de conhecimento deles que isso não torna seus modelos mais estáveis do que o método que irei descrever.


   A técnica BORN ou "Base Orphan Reference Node" (Nó Base de Referência Órfão, em tradução livre) é o conceito básico de realizar as operações próximas das Referências de Origem; isso é, nos planos XY, YZ, XZ, eixos XYZ e o Center Point (0, 0, 0) de seu modelo. Essas operações são sempre as primeiras em uma nova parte ou montagem e te ajudam a se orientar no espaço Cartesiano. Estes planos de referência podem ser usados para dimensionamento e também para restrições geométricas no software.

 

Elementos de Origem

 

   

   Abaixo estão algumas imagens dos elementos de Origem. Isto foi conseguido simplesmente abrindo um novo arquivo de parte (.ipt), finalizando o primeiro esboço/sketch (caso seja automaticamente criado), sem a criação de nenhuma geometria. Eu ativei cada plano individualmente expandido a pasta Origin na Browser Bar, RMB (botão direito do mouse) no plano que desejava mostrar e ativando a opção "Visibility".

1.JPG

Onde estou?

 

   Uma das maiores dificuldades que eu encontro em novos usuários é em tentar descobrir qual é a correta orientação da vista atual ou de seu modelo quando trabalhando nele. Para eles, eu recomendo este truque com a Origin Triad:

2.JPG

A Direção Normal dos Planos

 

 

   A próxima sentença pode ser dita para qualquer Work Plane (Plano de Trabalho) e não apenas para os planos de Origem: Existem duas cores de visualização associadas aos planos. A cor que você vê depende do lado que você o está observando. A partir do lado Normal (direção positiva) do plano você verá uma cor e a partir do lado negativo você verá outra. A direção Normal é definida por sua orientação de criação ou, no caso dos planos de Origem, em relação ao espaço Cartesiano. Veja o plano XZ abaixo (figura da esquerda). Nós estamos olhando para ele a partir do lado negativo do plano. Desta forma nós vemos uma cor distinta da vista nos outros planos. Se rotacionarmos o modelo um pouco podemos notar que existe uma cor diferente para o lado oposto.

 3.JPG

O tamanho dos Planos de Origem

 

 

   Pode parecer que o tamanho dos Planos de Origem de seu arquivo de Parte é muito pequeno. Na verdade, o Autodesk Inventor automaticamente redimensiona os planos baseado em seu modelo, no momento em que vai sendo criado. Isto é outra opção ajustável quando você RMB em um plano na sua pasta de Origem. Esta opção estará ligada em um template padrão. Planos de Origem são de fato infinitos seguindo a definição de coordenadas Cartesianas.   

 

Usando Geometrias de Origem

 

 

   Visualizar as geometrias de Origem é uma coisa. Mas simplesmente te-las ativas com a opção "Visibility" não é o bastante para usa-las. Para obter as geometrias e referência-las nos sketches, usando para dimensionamento ou restrições geométricas, temos que usar a ferramenta "Project Geometry" localizada na aba "Sketch", painel "Create". Este comando nos permite projetar as geometrias como objetos de referência em nosso sketch. Elementos de Origem podem ser selecionados visualmente na "Graphics Window," caso estejam ativas, ou selecionando-os no "Browser Bar", caso estejam desativadas. De qualquer forma eles serão selecionados. As linhas projetadas irão aparecer em seu sketch com uma cor diferente de suas linhas restritas ou não restritas. Eu mudei meu esquema de cor (Tools > Application Options > Colors) para ver mais facilmente as cores das linhas. Dependendo de qual seu esquema de cores as linhas terão cores diferentes. Eu também deixei visíveis minhas restrições geométricas (F8).

4.JPG

Próximos Passos

 

   Quando você deve usar os Planos e Eixos e quando você deve usar apenas o Center Point? Quando Planos e Eixos são escolhidos eles essencialmente são projetados de forma que são mostrados no sketch no local que eles interceptam o plano do Sketch. Isto é muito bom para a criação de restrições geométricas, como as colineares e simetricas, e também para dimensionar seu modelo em relação aos elementos de Origem. Se apenas o Center Point for usado, os tipos de referências que podem ser aplicados não são os mesmos (Simetria não será mais possível, mas alinhamento Horizontal e Vertical, assim como Coincidente, o podem) Diferentes intenções de projeto dirão se um método ou outro, ou talvez o dois, serão escolhidos.

 

A Operação Base Usando BORN

 

   Depois da criação de um sketch totalmente restrito, o próximo passo é realizar a Operação Base para começar a criação de seu modelo e as subsequentes operações secundárias. Você já deve ter se perguntado porque algumas vezes a direção de uma operação de Base precisou ser invertida para funcionar da forma que você queria. Isto se deve totalmente à orientação Cartesiana de seu Sketch e de sua visualização atual do modelo.

2.png

Produtividade

 

   O processo de começar uma nova parte e então dizer ao software toda vez para projetar o Center Point ou os Planos de Origem podem se tornar bastante repetitivos. Existem alguns atalhos para evitar esta tarefa mundana toda vez que você começa um novo arquivo. Uma abordagem possível é mudar seus arquivos de templates para ter a geometria de Origem projetada e/ou os Elementos de Origem visível quando começar um novo arquivo. Desta forma, toda vez que você criar um novo arquivo de parte você terá seus elementos de origem automaticamente projetados e disponíveis para uso em seu Sketch. Outro método é usar o "Application Options". Existe uma configuração na aba "Sketch" que vai permitir um "Autoproject origin on sketch creation" (Projeção automática da origem na criação de esboços, em tradução livre). Isto irá projetar o Center Point em TODOS os scketches que você criar.

 

Observações Finais

 

   O método BORN é uma abordagem realmente boa para modelar porque ele insere um forte senso de orientação e estrutura em seu modelo ao invés de criar operações de base "Flutuantes". É a melhor maneira de criar um sketch totalmente restrito para a criação de modelos paramétricos 3D estáveis. Este método também ajuda no processo de montagem se você gosta de restringir seus elementos de origem juntos ou se você planeja usar alguns dos fluxos de trabalho mais avançados, incluindo Derived Parts e Skeletal Modeling.

5.JPG

Sobre o Autor: Mark Allen Flayler

  

   Mark é Engenheiro de Aplicação na IMAGINiT Technologies, especializado em ambientes de manufatura. Ele implementou os produtos de manufatura Autodesk em muitas industrias, incluindo moldes para injeção, automotiva e mercado de máquinas customizadas. O Inventor tem sido um profundo motivador de suas habilidades permitindo a ele levar a prototipagem digital 3D para a linha de frente da indústria, com a qual ele mais interagiu. Ele tem uma experiência extensa e um compreensivo entendimento da tecnica, práticas de negócios e da dimensão humana da implementação. Ele é um efetivo e habilidoso comunicado, consultor de seus cliente para ajudar a atingir seus objetivos de negócio. Mark é instrutor certificado ATC e realiza treinamentos, suportes e impremetações. Mark é PSE e ATC Certified in AutoCAD, AutoCAD Mechanical, AutoCAD Electrical, Autodesk Data Management e Autodesk Inventor.

 

Sobre o Tradutor: Gilberto Sorrilha de Carvalho

   

   Gilberto é Engenheiro Mecânico e Engenheiro Mecatrônico especializado em simulações estruturais pelo método dos elementos finitos (FEA). Possui vasta experiência na área acadêmica e industrial, principalmente no ramo de máquinas agrícolas. Nos últimos anos tem trabalhado intensivamente com prototipagem digital 3D utilizando as soluções Autodesk Inventor e Fusion 360 academicamente. É Autodesk Certified Professional: Inventor 2015 e Autodesk Certified User: Fusion 360. 

 

PS: Thank you Mark to let me translate your excellent article to our community.

 

TODOS OS CRÉDITOS PARA: MARK ALLEN FLAYLER

 

Arquivo original: The BORN Technique

Arquivo traduzido: Técnica BORN



Gilberto Binga
Engenheiro Mecânico - Engenheiro Mecatrônico
deLearning - YouTube Channel
Facebook | LinkedIn
LOUCO POR AUTODESK
A resposta resolve seu problema? Ajude outros usuários marcando "Aceitar como Solução"
Does the answer solve your problem? Help others checking "Accept as Solution"
Curtidas são apreciadas caso tenha gostado da informação
Likes are appreciated if you liked the information.

560Exibições
0Respostas
Respostas (0)