Comunidade
AutoCAD - Português
Bem vindo ao Forum de AutoCAD da Autodesk. Compartilhe seu conhecimento, faça perguntas e explore os tópicos mais populares de AutoCAD.
cancelar
Mostrando resultados para 
Mostrar  apenas  | Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Espessura da linha muito grossa na hora da plotagem no AutoCAD

3 RESPOSTAS 3
SOLUCIONADO
Responder
Mensagem 1 de 4
guigajord
2871 Exibições, 3 Respostas

Espessura da linha muito grossa na hora da plotagem no AutoCAD

Boa noite, tenho uma questão que já me intriga a muito tempo mas agora que eu resolvi realmente ir a fundo e tentar achar uma solução.

O que acontece é o seguinte, tenho um layer intitulado "Parede", e apliquei a espessura de linha de 0.50 mm. Se eu tento plotar na escala 1/100 por exemplo, o desenho fica perfeito, totalmente legível com todas as espessuras de linha. Porém, minha planta que desenvolvi não chega nem perto de caber inteira em uma folha A3 nesta escala, portanto coloquei na escala 1/500 que assim consigo pegar todo o terreno, mas é aí que surge o problema. Nessa escala fica tudo completamente ilegível, pois as linhas estão grossas demais e eu simplesmente não sei o que fazer. A única alternativa que consegui pensar é criar um arquivo CTB diferente com espessuras compatíveis com cada escala que eu for usar, mas não tem praticidade alguma nisso.

Estou literalmente há horas procurando uma solução para isso, tanto em fóruns em português e inglês mas não acho nada. Alguém saberia me ajudar? Até tentei achar alguma planta-baixa numa escala grande como a 1/500 pra tentar investigar qual foi a saída que utilizaram pra arrumar isso, mas nem achei.

3 RESPOSTAS 3
Mensagem 2 de 4
hidroform
em resposta a: guigajord

@guigajord   bom dia.

 

Talvez, a melhor solução seja essa mesmo que você aventou, de criar vários CTB´s com as espessuras em função da escala de impressão.

Note que, se você aplicou a espessura de impressão de uma entidade para 0,50mm, isso irá acontecer independente da escala.

Como em todos os escritórios em eu trabalhei sempre tive facilidade para plotar desenhos eu me adaptei melhor dessa maneira.

Vamos aguardar, para saber se algum colega teria alguma sugestão melhor.

 

Sérgio Murilo

Mensagem 3 de 4
f_santana
em resposta a: guigajord

olha, a solução que uso a anos e configurar as cores dos layer conforme a escala.
isso mesmo considerando referencias externas.
outra coisa importante é você controlar o nível de informação do seu desenho conforme a sua escala.

seguindo o seu exemplo:
- em um projeto de arquitetura, tenho as paredes desenhadas com 4 linhas, duas externas para revestimentos e duas internas para "alvenaria". caca tipo de linha em um layer único (revestimento e alvenaria) e na cor que utilizaremos na impressão ampliada;
- quando vamos utilizar este arquivo de arquitetura em uma folha onde teremos a implantação. congelamos o layer de alvenarias. isso reduz o nível de informação e assim deixamos a impressão mais nítida;
- vão existir coisa que não vão poder ser congeladas neste arquivo. então a cor dos layer deverá ser ajustada para a espessura correta.

sempre tive mais problemas em gerenciar muitos arquivos CTBs.
ajustar os desenhos sempre foi algo mais pratico.


Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.


Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 4 de 4
carlos.ramallho
em resposta a: guigajord

Olá, Nesse arquivo tem explicado as etapas de configuração de plotagem. Espero que te ajude!

Se a resposta te ajudou a solucionar o seu problema clique em "ACEITAR SOLUÇÃO", isso ajuda os outros usuários a encontrar rapidamente uma resposta, se gostou clique em "CURTIR".

Não encontrou o que está procurando? Pergunte à comunidade ou compartilhe seu conhecimento.

Postar nos fóruns  

Autodesk Design & Make Report