Autocad Plant 3D - Bibliotecas

Anonymous

Autocad Plant 3D - Bibliotecas

Anonymous
Não aplicável

Boa tarde.

Estou começando a utilizar o Plant 3D, porem não encontrei na biblioteca padrão, algumas conexões e válvulas. Gostaria de saber se existem bibliotecas com esses itens, sejam gratuitas ou pagas?

Meu foco hoje é projeto de tubulações industriais, bem como redes de hidrantes, e foi aí que senti falta de válvulas de hidrantes, alguns tês de redução... Optei pelo Plant 3D por conta de facilidade em emissão de isométricos e elaboração de P&ID.

Também, achei pouco material para orientação quanto ao software, tampo como videos no YouTube, como cursos em escolas especializadas.

Fico grato pela ajuda.

Att,

Augusto.

Responder
Soluções aceitas (1)
3.683Exibições
7Respostas
Respostas (7)

Anonymous
Não aplicável

Olá Augusto, 

no link "https://apps.autodesk.com/PLNT3D/pt/List/Search?facet=__category%3A%3ACatalogs%20%26%20Specs%3A%3B" tem alguns catálogos disponíveis, mas geralmente as empresas tem desenvolvido seus próprios catálogos com base nas especificações da empresa ou de clientes, normalmente se usa os catálogos padrão do software como referência para criação de componentes específicos que não tem no catalogo do Plant3D.

Sugiro que você crie um catalogo no Plant3D, copie todos componentes que você precisa e tenha nos catálogos do Plant3D para o seu catalogo, já colocando nos padrões que você usa de descritivo, material e outras especificações que você precisa. Depois crie manualmente os componentes que você precisa mas não encontrou nos padrões do software.

Inicialmente é bem trabalhoso, mas você fará isso apenas uma vez, pois poderá usar a mesma biblioteca em vários projetos, por isso é importante que você já deixe tudo bem organizado para não ter problemas futuros.

Também trabalho com projetos industriais e componentes como Hidrante, Válvula Wafer, Válvula Guilhotina ou componentes de materiais e normas não tão usadas, tiveram que ser desenvolvidos por nossa equipe.

Realmente existem poucos materiais para estudo do software, mas é um software bem amigável e fácil de trabalhar.

Trabalho com Plant3D a 7 anos e já usei para muitos trabalhos de grande porte como Hidrelétricas, tratamento de água, mineração e outros. Posso te assegurar que é uma ótima ferramenta e utilizada da forma correta se pode fazer grandes projetos.

Estou a disposição no que puder ajudar.

Pedro H. Lima Ferreira - 31 99668-7410

https://www.linkedin.com/in/pedro-h-lima-ferreira-113b8283/

Anonymous
Não aplicável
Solução aceita

Olá Augusto.

O Autocad Plat3D. tem uma vasta biblioteca padronizada e as mais utilizada no mercado. Alguns fabricantes já disponibilizam catálogos deles pode conferir no link:

https://apps.autodesk.com/PLNT3D/pt/List/Search?facet=__category%3A%3ACatalogs%20%26%20Specs%3A%3

Materiais especiais ou não encontrado em catálogos sugiro criar pelo Catalog Editor programa que vem junto ao Autocad Plat3D.

s1.pngs2.pngs3.png

Os layouts para criação são intuitivos, porém necessitam de cuidados ou que sejam elaborados por um profissional com conhecimento de materiais de tubulação “engenheiro de materiais”.

Estou elaborando vídeos tutoriais para um cliente, e em breve estarei disponibilizando nesse canal. Conforme seu comentário.

Tenho conhecimento de implantação de outras plataformas como SMARTPLANT, Plant4D, PDMS, CADMATIC, EPLANT,  Plant design e AutoPIPE Advanced e tenho tranquilidade e conforto para dizer que o Autocad Plant3D, é viável em todos os quesitos.

Caso queira treinamento te indico a MAPdata, ótimo centro de treinamento e outros: http://www.mapdata.com.br

Também posso te disponibilizar bibliotecas conforme necessidades.

Caso necessite de suporte estou à disposição.

Segue contatos 031-98519-4440

andersonlaras@yahoo.com.br

Anonymous
Não aplicável

Caro Anderson, muito obrigado pela resposta.

Estou com dificuldade de importar essas bibliotecas para a Tool Palletes, poderia me dar uma dica?

Obrigado.

0 Curtidas

Anonymous
Não aplicável

Olá.

Existem dois tipos de configuração de toolpalettes:

1-Para AutoCad Plant3D

2-Para AutoCad  Comum.

(1-Para AutoCAD Plant3D). Para configurações do TOOLPALETES, Utilizando as SPEC já cadastradas:

Basta abrir a SPEC desejada:

1.png

E clicar no botão de adição no toolpalette e organizar se necessário.

2.png

Para criação de blocos para AutoCAD no toolpalettes

(2-Para AutoCAD Comum). Para configurar toolpalettes com adição de blocos, estilos, layer e outros sugiro o seguinte passo:

Digite na barra de comandos o comando “ADCENTER” ou atalho Ctrl+2 do teclado.

Vai abri a seguinte tela:

3.png

Busque o arquivo ou item desejado na pasta especifica. Obs. Arquivo “CAD” “.dwg”.

4.png

Clique no arquivo “.dwg”

Vai abrir os disponíveis no modelo clique no desejado exemplo blocos:

5.png

Selecione os blocos desejados, clique com botão direito, e escolha criar toolpalettes.

6.png

Depois e só organizar conforme necessidades:

7.png

andersonlaras@yahoo.com.br

(031) 98519-4440

Anonymous
Não aplicável

Obrigado pela atenção.

Eu até consegui criar uma spec no Spec Editor, porém não consigo abri-lá no Plant 3D... Pelo que entendi, no spec editor, posso incluir na spec criada as conexões e materiais que encontro nos catálogos padrões (tipo o ASME), mas depois que salvo, não consigo abrir no plant.

0 Curtidas

Anonymous
Não aplicável

Olá.

Conforme sua imagem você está criando e salvando sua spec dentro das pastas onde estão os catálogos e spec da instalação do software, e não no projeto.

1.jpg

Segue sugestões:

1-Para sua spec ser utilizada ela deve estar dentro da árvore do "projeto" criado por você.

O default do programa cria uma pasta com o seguinte caminho onde deve ser colocadas suas specs.

2.png 

2-Se você necessita de um caminho diferente para suas specs serem apontadas, você pode mudar na configuração do projeto segue imagens;

a- Dentro do Autocad Plant ,abra as configurações de projeto.

Menu Project Setup com botão direito do mouse sobre o projeto.

3.png

ou se já estiver com um desenho aberto, acesse pelo menu na barra superior.

4.png

Acesse a opção "paths" e confira todos os caminho/diretórios de seu projeto e com o caminho das spec, clicando no botão você pode escolher um outro caminho que queira apontar suas spec.

5.png

Observação: só vale para esse projeto específico. Todo projeto deve ser apontado novamente ou você cria um novo projeto com base nas configurações de um projeto modelo.

Deve-se gerenciar muito bem as alterações de caminhos e apontamentos, para não ter perda de informações ou retrabalhos que podem comprometer o desenvolvimento do projeto.

Anonymous
Não aplicável

Prezado Anderson, bom dia.

Gostaria de solicitar uma ajuda sua. Estou modelando no Plant 3D, porém estou atrapalhado nas unidades. Configurei na "units" para ser decimal - unidade mm - sistema internacional.

Estou desenhando em mm, porem quando mando gerar o isométrico, o mesmo é gerado em uma unidade estranha, não consegui modificar nem encontrar a forma de alterar esta configuração.

Grato.

Augusto Vivian

augusto@novatechne.com

0 Curtidas