SEPARAR TEXTO

SEPARAR TEXTO

Anonymous
Não aplicável
5.360Exibições
12Respostas
Mensagem 1 de 13

SEPARAR TEXTO

Anonymous
Não aplicável

Bom dia.

Estou fazendo um trabalho de reambulação, onde esse trabalho constitui basicamente de colocar nome em ruas. Porém a norma me exige que esses nomes fiquem no seguinte padrão

SEPARAR TEXTOS.jpg

Como pode ser visto, eu preciso escrever um texto com um espaçamento determinado ao longo da rua. 

Existe algum comando ou lisp que faça isso, sem eu precisar ficar dando espaço manualmente?

0 Curtidas
Soluções aceitas (1)
5.361Exibições
12Respostas
Respostas (12)
Mensagem 2 de 13

hmsilva
Mentor
Mentor

jessicabacha escreveu:

Bom dia.

Estou fazendo um trabalho de reambulação, onde esse trabalho constitui basicamente de colocar nome em ruas. Porém a norma me exige que esses nomes fiquem no seguinte padrão

...

Como pode ser visto, eu preciso escrever um texto com um espaçamento determinado ao longo da rua. 

Existe algum comando ou lisp que faça isso, sem eu precisar ficar dando espaço manualmente?

Olá Jessica,

comando nativo de AutoCAD... penso que não, lisp poderá existir, mas eu não conheço...

Anexa um dwg com alguns exemplos de texto (nome de ruas) ou exemplos do padrão que tens que utilizar, que eu vejo se dá para escrever alguma rotina de lisp...

Henrique

EESignature

Mensagem 3 de 13

Anonymous
Não aplicável

Estou mandando em anexo o modelo que estou seguindo. Você verá que o espaçamento de uma palavra pra outra é de acordo com o comprimento da rua. O fato é que se eu tenho um texto com 3 palavras numarua de 30 metros de comprimento, eu tenho que colocar uma palavra a cada 10 metros por exemplo. Ou seja, tenho que ocupar todo o comprimento da rua com o texto (nome da rua).

PS: Obrigada por responder rápido =D

0 Curtidas
Mensagem 4 de 13

hmsilva
Mentor
Mentor

jessicabacha escreveu:

Estou mandando em anexo o modelo que estou seguindo. Você verá que o espaçamento de uma palavra pra outra é de acordo com o comprimento da rua. O fato é que se eu tenho um texto com 3 palavras numarua de 30 metros de comprimento, eu tenho que colocar uma palavra a cada 10 metros por exemplo. Ou seja, tenho que ocupar todo o comprimento da rua com o texto (nome da rua).

PS: Obrigada por responder rápido =D

Jessica,

penso que não é uma tarefa facil...

Como são nomes de arruamentos, e estes não são sempre retas, o que me ocorre seria criar um caminho (path) com o comprimento do texto pretendido, pedir ao user que selecionasse o path e o texto a moldar ao path... mas mesmo assim existem condicionantes que não devem ser faceis de se prever, tais como a rotação do texto, uma rua com variados anglos poderá uma parte do nome ser legivel num sentido e outra noutro sentido...

Estarias disposta a criar uma polilinha no eixo de cada via a colocar os nomes, ou tens outra ideia para fornecer os dados à rotina?

Henrique

EESignature

Mensagem 5 de 13

Anonymous
Não aplicável

Eu recebi um Lisp que ele faz o seguinte:

- você escreve o texto, ppor exemplo: rua jose carlos de oliveira

- o lisp vai separar o texto em palavras, ficando: rua; jose; carlos; de; oliveira

- em seguida ele pergunta onde vc quer inserir o texto e qual seria a rotação

só que esse lisp está dando um erro no meu autocad que eu não consigo identificar. Será que vc consegue?

Esta em anexo

0 Curtidas
Mensagem 6 de 13

hmsilva
Mentor
Mentor

jessicabacha escreveu:

Eu recebi um Lisp que ele faz o seguinte:

- você escreve o texto, ppor exemplo: rua jose carlos de oliveira

- o lisp vai separar o texto em palavras, ficando: rua; jose; carlos; de; oliveira

- em seguida ele pergunta onde vc quer inserir o texto e qual seria a rotação

só que esse lisp está dando um erro no meu autocad que eu não consigo identificar. Será que vc consegue?

Esta em anexo

Jessica,

a rotina é em Visual Basic, e o ficheiro *.lisp é apenas para correr o ficheiro *.dvb... infelizmente não tenho Visual Basic neste laptop velhinho...

Posso tentar escrever algo parecido em lisp, escrever o texto, separar por palavras, pedir os pontos de inserção e o ângulo de rotação...

Henrique

EESignature

Mensagem 7 de 13

Anonymous
Não aplicável

Então, meu problema com essa rotina é que eu não sei fazer ela rodar. Eu vou em Load Aplication, carrego os dois ( dvb e lisp) mas da erro

0 Curtidas
Mensagem 8 de 13

hmsilva
Mentor
Mentor

jessicabacha escreveu:

Então, meu problema com essa rotina é que eu não sei fazer ela rodar. Eu vou em Load Aplication, carrego os dois ( dvb e lisp) mas da erro

Tens o modulo Visual Basic for Applications instalado?

Se naõ sabes, entra na linha de comandos:

Command: _vbarun <enter>

Se te aparecer uma cx de dialogo a dizer que não está instalado, carrega no link que vai abrir uma página da Autodesk Knowledge Network com os modulos para instalar, escolhe a tua versão do AutoCAD, e 32 ou 64 bit, dependendo do teu OS.

Henrique

EESignature

0 Curtidas
Mensagem 9 de 13

Anonymous
Não aplicável

Estão instalados sim. Baixei do site da autodesk, pra versão do meu cad...tudo direitinho. O aquivo dvb carrega, mas o carrega e logo em seguida da erro. E já testei em outros computadores. Também não funcionou.

0 Curtidas
Mensagem 10 de 13

hmsilva
Mentor
Mentor

jessicabacha escreveu:

Estão instalados sim. Baixei do site da autodesk, pra versão do meu cad...tudo direitinho. O aquivo dvb carrega, mas o carrega e logo em seguida da erro. E já testei em outros computadores. Também não funcionou.

Jessica,

à distancia é dificil perceber a causa do erro...

Testa o codigo 'Quick and dirty' anexado...

Espero que ajude
Henrique

EESignature

Mensagem 11 de 13

RenatoDonatoViana
Advisor
Advisor
Solução aceita

Boa tarde Jessica,

Estudando sua pergunta, encontrei uma forma que pode ser útil utilizando o comando Mtext. Essa função lhe ajudará em 50% das suas tarefas, pois ela ajusta o nome da rua na posição horizontal e vertical... desejando aplicar em locais com ângulos, utilize o comando rotate através do subcomando Reference.

Como exemplo, criei uma rua de 30000 mm

Rua.png
Entre com o comando Mtext <enter>

Informe os pontos no arruamento e depois na opção justification escolhe a opção Middle Center MC;

Columns7.png

Columns8.png

No painel Insert, clique em Columns, depois Column Settings... e preencha a quantidade de colunas conforme o nome da rua (Ex. Rua José de Carlos Oliveira = 5 espaços)

Columns.png

Columns3.png

Após as configurações acima digite o nome da rua.... na medida que você digitar dê enter para mudar de lacuna.

Columns5.png

Para encerrar o comando clique na tela gráfica e o resultado será conforme a imagem abaixo.

Columns6.png

Espero ter lhe ajudado!

Renato Donato Viana

Você achou esse post útil? Sinta-se à vontade para curtir.
Esta postagem respondeu com sucesso à sua pergunta? Clique no botão ACEITAR SOLUÇÃO.

EESignature

Mensagem 12 de 13

Anonymous
Não aplicável

Ajudou muuuuuuuuuuuito!!!! Muito obrigada!!!

Mensagem 13 de 13

RenatoDonatoViana
Advisor
Advisor

Olá Jessica!

Que bom que lhe ajudou! Agradeço pelo seu retorno e precisando estamos por aqui!

Grande abraço,

Renato Donato Viana

Você achou esse post útil? Sinta-se à vontade para curtir.
Esta postagem respondeu com sucesso à sua pergunta? Clique no botão ACEITAR SOLUÇÃO.

EESignature

0 Curtidas