Comunidade
3Ds Max | Maya – Português
Compartilhe seu conhecimento, faça perguntas e explore os tópicos mais populares de 3ds Max e Maya.
cancelar
Mostrando resultados para 
Mostrar  apenas  | Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Problema complexo com normais invertidas Hair and Fur

1 RESPONDER 1
SOLUCIONADO
Responder
Mensagem 1 de 2
Anonymous
671 Exibições, 1 Resposta

Problema complexo com normais invertidas Hair and Fur

Ola pessoal tudo bem? seguinte, estou tendo um problema com o hair and fur, sempre que crio um fur ele sempre inverte as normais, na imagem abaixo utilizei um vray2sided para identificar as normais invertidas, no caso as partes em vermelho estao invertidas.
4.jpg

a primeira pergunta é , isso é algo normal? é padrão do hair and fur fazer isso mesmo?

 

basicamente o meu problema com as normais invertidas nao é esse e sim a inversão novamente de normais em lugares especificos quando penteado os pelos.
1.jpg

isso causa problemas com a iluminação, em detalhe, a uma diferença em como a sombra reage nessas partes (partes azuis ficam com sombras bem mais escuras)

 

a minha pergunta principal é, tem um modo de igualar essas normais para que nao ocorra isso? isso ajudaria muito.

 

algumas de minhas tentativas : 
- deletar hair and fur e adicionar outro usando os guides para ter o mesmo penteado
- usar modificador normals na malha onde o fur esta aplicado

 

fico disponivel para prestar maiores esclarecimentos sobre o caso, se alguem puder me ajudar ficaria muito agradecido

1 RESPONDER 1
Mensagem 2 de 2
roberto
em resposta a: Anonymous

Olá Vinicius!

 

A renderização de Hair & Fur é feita através de um "Effect" no Max, que a grosso modo tem que "passar" os parâmetros para o Vray.

 

O que está acontecendo não é exatamente um problema com as Normals e sim no procedimento para que o Max e o Vray  se entendam : )

Resultado incosistente dos pelos com Vray e Hair and FurResultado incosistente dos pelos com Vray e Hair and Fur

Assim alguns passos devem ser feitos:

 

1- Após aplicar o Modificador Hair and Fur coloque um Shader de VrayHairMtl na aba "Custom Shader".

Você pode arrastar um shader VrayHairMtl do editor de Materiais (Slate, por exemplo) para o local correspondente no modificador.

 

Veja Abaixo:

Crie um VrayHairMtl e aplique no modificador Hair and Fur na seção "Custom Shader"Crie um VrayHairMtl e aplique no modificador Hair and Fur na seção "Custom Shader"

 

2- Em "Enviroment And Effect" (Tecla 8), vá na aba "Effect" e selecione o efeito "Hair and Fur". Se não existir algum, você pode acrescentar.

 

vray fur 02.pngveja que clicando no efeito (marcado como 2 na figura) os parâmetros aparecem abaixo (marcado como 3 na figura)

 

3- Troque de "Buffer" para "mr prim" para que vray e max funcionem corretamente ao renderizar o Hair and Fur.

selecione "mr prim' em Hairsselecione "mr prim' em Hairs

Resultado agora é consistente:

Procedimento padrão para uso de Hair and Fur com VrayProcedimento padrão para uso de Hair and Fur com Vray

Rendering agora correto. Você pode aplicar diferentes materiais para o objeto e os pelos.Rendering agora correto. Você pode aplicar diferentes materiais para o objeto e os pelos.

Espero ter ajudado.

Grande abraço!

 



Roberto Eliasquevici
Moderador Forum Autodesk 3ds Max e Maya Brasil
Personal url line i.e blog, website, etc.
Facebook | Twitter | LinkedIn

Não encontrou o que está procurando? Pergunte à comunidade ou compartilhe seu conhecimento.

Postar nos fóruns  

Autodesk Design & Make Report