Comunidade
3Ds Max | Maya – Português
Compartilhe seu conhecimento, faça perguntas e explore os tópicos mais populares de 3ds Max e Maya.
cancelar
Mostrando resultados para 
Mostrar  apenas  | Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Dicas e soluções

12 RESPOSTAS 12
Responder
Mensagem 1 de 13
filipehudson3d
2088 Exibições, 12 Respostas

Dicas e soluções

Oi pessoal!

 

Estou iniciando este tópico e a ideia é mostrar o uso das ferramentas do max em situações práticas. Vou iniciar pela principal peça que tenho no meu portfolio hoje. Se eu não comentar sobre alguma questão, por favor, perguntem. Eu terei prazer de responder. E claro, se alguém quiser acrescentar e mostrar alguma soluçao ainda melhor do que a que encontrei em algum aspecto do trabalho, fico muito grato em aprender mais com todos.

 

Vamos fazer esse forum ir além de problemas de instalação do max? 🙂 Gostaria de ver os trabalhos de todos.

 

Valeu!

 

Bom, essa é a imagem que pretendo destrinchar todo o processo com vocês. 

 

Ah Puch crop.jpg

 

 

Filipe Hudson
12 RESPOSTAS 12
Mensagem 2 de 13

Como eu curto muito fazer personagens, eu modelei no max já faz algum tempo vários base meshes para agilizar o processo. Tenho base mesh de homem na estatura normal, mais forte, mulher, gordinho, e assim vai.

 

Como eu venho da época da modelagem poligonal, eu tenho muito apreço pela topologia, assim, na hora de animar e posar, tudo flui melhor. O legal é que já deixei todos eles mapeados.

 

Aqui vai uma imagem para vocês sacarem do concept. Tarta-se do deus Maya Ah puch. Nas escrituras Maia, ele é descrito com corpo de homem em decomposição e feridas, mas com cabeça de jaguar. Eu achei que nao ficaria interessante colocar puramente uma cabeça de jaguar, assim, misturei a forma do crânio humano, com a do felino e com aspectos de cadáver.

 

soma-3dtotal.jpg

Filipe Hudson
Mensagem 3 de 13

Aqui vai uma imagem do base mesh que mecionei e depois a forma adaptada num software de escultura digital e no max.

 

base mesh.jpg

 

base-morph-3dtotal.jpg

Filipe Hudson
Mensagem 4 de 13
ivanclemente
em resposta a: filipehudson3d

Olá, Amigo!

 

Tenho uma dúvida em relação ao 3Ds max 2015.

Poderia me ajudar?



 

 

 


 

Mensagem 5 de 13
filipehudson3d
em resposta a: ivanclemente

Claro! Por favor, será um prazer!

Filipe Hudson
Mensagem 6 de 13
ivanclemente
em resposta a: filipehudson3d

 
Mensagem 7 de 13
filipehudson3d
em resposta a: ivanclemente

Bom, 

 

é um tanto quanto difícil saber o que fazer com exatidão sem ter a cena, mas se eu entendi bem, você quer apenas deletar as linhas vermelhas?

 

Para ter uma noção maior, gostaria da fazer algumas perguntas.

 

1- Você está conseguindo ao menos selecionar as linhas vermelhas?

 

2- Se sim, quando você as move, alguma outra linha que você não deseja deletar move junto?

 

3- Em algum momento você deu um freeze selection?

 

Valeu!

Filipe Hudson
Mensagem 8 de 13
alexferreiraa
em resposta a: filipehudson3d

Legal cara, gostei muito do trabalho! vou acompanhar
--
Character Animator 😉
http://alexferreiraa.blogspot.com
Mensagem 9 de 13

Eu continuei a modelagem de outras partes do corpo dentro do 3ds max. As costelas iam aparecer, pois há um ferimento muito fundo no tórax. Gengiva, dentes e outros ossos que ficariam expostos, eu também modelei través do poly.

 

modelagem-poligonal-zbbrasil.jpg

Filipe Hudson
Mensagem 10 de 13

Eu detalhei cada elemento deste em um software de escultura digital. E usando alguns alphas atingi este resultado. Me concentrei apenas na parte que ficaria visível em relação a caixa torácica.

 

dente-e-gengiva.jpg

 

caixa-toracica-high.jpg

Filipe Hudson
Mensagem 11 de 13

Com o modelo detalhado eu comecei a me preocupar com a pose. Para isso, eu usei o esqueleto do character studio mesmo, dei um snapshot nele para criar um clone desvinculado do CS, mas antes escalonei os bones e os posicionei corretamente no modelo. Cuidado, apenas os bones do CS permitem escalonamento. Ainda assim, tem que ser antes do snapshot, pois se forem bones comuns, quando setar a hierarquia e rotacionar algum objeto filho, eles poderão sofrer distorção. Isso acontece em função dos valores diferentes de escala entre os eixos e entre os pivots de cada objeto. Se for escalonar algum objeto, faça com Xform ou dentro do sub-objeto.

 

Enfim, comecei a procurar a pose mais adequada. Eu linkei os ossos modelados aos bones para que acompanhassem.

 

 

cs-zbbrasil.jpg

pose-01-zbbrasil.jpg

pose 02.jpg

 

Filipe Hudson
Mensagem 12 de 13

É importante enquanto estiver setando o skin, procurar não usar o ALT (subtração de influência) nos vértices enquanto estiver pintando influência. Isso faz com que os vértices em questão fiquem parcialmente sem influência partindo de qualquer bone, ou seja, quando mover o esqueleto, este vértice ficará para trás, preso a sua posição inicial.

 

O ideal, se deseja retirar peso de influência de um vértice, é que selecione um outro envelope para roubar influencia deste mesmo vértice. 

 

 

Filipe Hudson
Mensagem 13 de 13

 Depois que fiz a pose do personagem percebi que podia adicionar mais valor a imagem e melhorar a sua composição. Nas escrituras das pirâmides era mencionado a presença de cascavéis junto ao Ah Puch e quando arqueólogos encontram  a pirâmide, eles descobriram um foço que contia muitas casavéis esculpidas em ouro e prata que eram jogadas lá para agradar Ah Puch para que ele não emergisse para punir a humanidade. Então modelei uma cobra. Iniciei com um box comprido. Extrudei a forma básica da cabeça e a fiz inicialmente bem reta mesmo para trabalhar com simetria. 

 

Criei uma spline em volta do braço do Ah Puch já planejando a pose e depois apliquei um Path deformer para que a cobra se adequasse ao Path, tendo assim a sua pose final.

 

cascavel-01.jpg

 

cascavel-04.jpg

 

cascavel-03.jpg

 

cascavel-06.jpg

 

 

cascavel-05.jpg

Filipe Hudson

Não encontrou o que está procurando? Pergunte à comunidade ou compartilhe seu conhecimento.

Postar nos fóruns  

Autodesk Design & Make Report