@FSANDRO,
Ótima sugestão, mas prefiro ser um pouco mais pragmático quando temos a intenção de estruturar uma proposta.
Caso ache interessante minha sugestão podemos começar um trabalho colaborativo via BIM360 e os resultados sendo publicados aqui para trazer mais interessados.
Então vejamos, para estrutura metálica temos que ponderar o que será analisado primeiro, seria a análise global, a local, as conexões, a interoperabilidade?
Definindo isso ainda teríamos que ver o modelo ou o piloto e dessa forma prefiro usar publicações já conhecidas com resultados a exemplo do Pfeil, Beley, Bragança e os manuais do CBCA.
Primeiramente como o foco é ROBOT a interoperabilidade poderia ser deixada para um segundo momento (pela minha experiência perderíamos mais tempo no modelo analítico do que na implementação da NBR), ok?
Segue o link do CBCA que poderíamos modelar diretamente no ROBOT, comparar os resultados e ver as deficiências de implementação e o que poderia ser sugerido.
Tanto para perfis formados a frio quanto a quente minha sugestão serias os manuais, nesta ordem ou simultaneamente conforme interessados:
- Galpões para Usos Gerais - 4ª Edição revisada e atualizada;
- Edifícios de Pequeno Porte Estruturados em Aço - 4ª Edição;
- Ligações em Estruturas Metálicas
- Estruturas Compostas por Perfis Formados a Frio;
- Estruturas Mistas Vol.1 e 2 - 2ª Edição Atualizada e Revisada
- Steel Framing: Engenharia
- Pontes e Viadutos em Vigas Mistas
Diversão pro ano de 2018 inteiro.