Sólido topográfico no Revit

luis.asantos
Advisor Advisor
2.348Exibições
8Respostas
Mensagem 1 de 9

luis.asantos
Advisor
Advisor

Olá amigos!

Sólido topográfico é a nova ferramenta de criação de terrenos do Revit, oferecendo muito mais flexibilidade e uma série de novos recursos. Fiz um artigo completo sobre a ferramenta e vou compartilhar aqui com vocês!

Olá @luis.asantos 
O titulo do post foi editado para facilitar o encontro do tema por outros usuários (por @clacampos)
Original: [Sólido topográfico ]

Gostou da publicação? Não se esqueça de Curtir e marcar Aceitar como solução! 

EESignature

Luis André

LinkedIn | Instagram | Facebook | QualifiCAD | Credly

Soluções aceitas (1)
2.349Exibições
8Respostas
Respostas (8)
Mensagem 2 de 9

luis.asantos
Advisor
Advisor
Solução aceita

sólido-topográfico-01.png

Sólido topográfico é uma nova forma de se trabalhar com terrenos e topografia no Revit, oferecendo muito mais liberdade no processo de modelagem. Confira todas as novidades desta ferramenta no artigo abaixo:

https://qualificad.com.br/solido-topografico-revit/

Se ainda assim tiver alguma dúvida fique a vontade para entrar em contato!

EESignature

Luis André

Mensagem 3 de 9

nagia.campos
Advocate
Advocate

Excelente tutorial!

O Revit 2024 foi uma reviravolta. Só que ainda não consigo usar, pois no meu fluxo de trabalho recebo várias atualizações na terraplanagem e pelo 2024 não vi uma maneira de editar o mesmo sólido topográfico alterando a base de topografia em CAD. Nas versões anteriores, na mesma topografia eu edito, apago os pontos existentes e atualizo com uma nova base de CAD sem perder tudo o que foi modelado no terreno.

Se houver uma maneira de fazer isso no 2024 ou versões futuras eu teria um grande ganho na produtividade, pois outras coisas que faço na topografia nas versões 2023 pra trás, como ruas e calçadas, são muito lentas pra desenvolver, mesmo usando Dynamo.

Mensagem 4 de 9

f_santana
Mentor
Mentor

@nagia.campos realmente esta "falha" na edição das superfícies me fazem ainda manter o REVIT 2023 instalado para fazer esta modelagens e vivo com mais tempo de abertura de arquivos para sempre fazer a conversão de arquivo, uma vez que mantenho o arquivo do SITE na versão 2023.

até lancei no IDEIA uma falando disso
https://forums.autodesk.com/t5/revit-ideas/toposolids-editing-options/idi-p/12238759

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 5 de 9

Alan_Pinho
Collaborator
Collaborator

Muito bom seu artigo Luiz, acredito que pode ser complementado  abordando fases onde podemos obter quantitativo de corte e aterro, tive de trabalhar com essa situação e imaginei que seria o mesmo fluxo para com sólido e senti diferença no fluxo de trabalho que adoto.

O fato de podemos unir dois sólidos topográficos ajuda com o aterro, mas não gostei de ter que usar modelagem de elementos de vazios para o corte, mas acredito que é uma questão de adaptabilidade e creio que ainda teremos melhorias para essa ferramenta. 

Arquiteto Alan Pinho 

Professional Revit Architecture

Caso sua dúvida tenha sido solucionada por minha resposta, marca este tópico como solução aceita.
Se você gostou da resposta e acredita ser importante, clique em curtir.
Essas ações ajudam a todos na comunidade.
LinkdIn  
Mensagem 6 de 9

Alan_Pinho
Collaborator
Collaborator

Trabalhar com concepção de projeto urbanístico no rvt é um sofrimento, modelar calçada pública e vias de tráfego de veículos onde se apresenta topografia, é um Deus nos acuda, tem que ser literalmente no braço. 
A muito acredito que poderiam apresentar uma complementação para modelagem desses elementos. 
Acredito também que outra ferramenta para sinalização horizontal, será muito bem vinda, já até apresentei sugestão no Revit Ideas para uma ferramenta onde desenharíamos em projeção de vista superior e então seria gerado com linhas ou um tipo de preenchimento visível em vista 3D.  

Arquiteto Alan Pinho 

Professional Revit Architecture

Caso sua dúvida tenha sido solucionada por minha resposta, marca este tópico como solução aceita.
Se você gostou da resposta e acredita ser importante, clique em curtir.
Essas ações ajudam a todos na comunidade.
LinkdIn  
Mensagem 7 de 9

f_santana
Mentor
Mentor

@Alan_Pinho em estudos de viabilidade eu normalmente não modelo casadas, eu "recorto" a topografia e mudo suas propriedades.

quando precisava realmente de um piso, tinha na internet uma rotina Dynamo, que ajustava o piso ao terreno recortado

@Alan_Pinho  escreveu:

Trabalhar com concepção de projeto urbanístico no rvt é um sofrimento, modelar calçada pública e vias de tráfego de veículos onde se apresenta topografia, é um Deus nos acuda, tem que ser literalmente no braço. 
A muito acredito que poderiam apresentar uma complementação para modelagem desses elementos. 
Acredito também que outra ferramenta para sinalização horizontal, será muito bem vinda, já até apresentei sugestão no Revit Ideas para uma ferramenta onde desenharíamos em projeção de vista superior e então seria gerado com linhas ou um tipo de preenchimento visível em vista 3D.  

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 8 de 9

luis.asantos
Advisor
Advisor

Oi @Alan_Pinho,

Esta nos planos um novo artigo pra explicar as mudanças sobre corte e aterro. Esse artigo foi mais um panorama geral das mudanças. Eu tenho que ficar me policiando ou eu publico um "livro" em cada artigo, essa já ficou enorme.

Ah, também achei péssimo usar vazio para recortar a geometria, eu gostava bastante da plataforma de construção.

Outro ponto é que acho que ainda teremos muitas novidades com a ferramenta terreno, pois a edição de sólidos é bem mais flexível de se trabalhar. Se fizerem a lição de casa ouvindo os feedbacks dos usuários acredito que até recursos como ruas e calçadas possam vir na versão 2025 (não custa sonhar né?)

Um abraço!

EESignature

Luis André

Mensagem 9 de 9

nagia.campos
Advocate
Advocate

@f_santana eu estava fazendo dessa forma, mas chegou um momento que precisei criar um subdivisão no terreno convertido e não concluía de nenhuma forma, sempre com erro de não ser possível criar. Decidi não usar mais o 2024 por enquanto

0 Curtidas