Inserir planta baixa do CAD no Revit

herbertrsj
Collaborator Collaborator
1.996Exibições
12Respostas
Mensagem 1 de 13

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Bom dia pessoal, estou tentando inerir uma planta de locação e situação do CAD no Revit e embora já tenha limpado bastante o desenho do CAD continua aparecendo uma mensagem que vou deixar aqui. Aliás, pergunto se essa mensagem diz respeito a muitas linhas, pois imagino que sim.

Já olhei outras postagens aqui sobre isso mas ainda não consegui resolver.

Alguém pode me ajudar?

herbertrsj_0-1675343973447.png

Soluções aceitas (2)
1.997Exibições
12Respostas
Respostas (12)
Mensagem 2 de 13

luis.asantos
Advisor
Advisor

Olá @herbertrsj,

O problema está na distância que o desenho do AutoCAD está em relação a coordenada absoluta (0,0,0) e o modo como você está inserindo o arquivo, isso influência em como o Revit entende a informação. Seria interessante você compartilhar o arquivo aqui no grupo para entendermos melhor o problema e melhor lhe ajudarmos.

Recentemente fiz dois artigos sobre o sistema de coordenadas do Revit e do AutoCAD, vou compartilhar logo abaixo, acredito que possa te ajudar a entender melhor o que deve ser feito.

https://qualificad.com.br/guia-basico-coordenadas-no-revit/ 

https://qualificad.com.br/coordenadas-no-revit-limite-de-distancia/

Qualquer dúvida é só avisar!

Gostou da publicação? Não se esqueça de Curtir e marcar Aceitar como solução! 

EESignature

Luis André

LinkedIn | Instagram | Facebook | QualifiCAD | Credly

Mensagem 3 de 13

ruyraoli
Mentor
Mentor

@herbertrsj olá! Normalmente as pessoas desenha em qualquer lugar na tela do CAD, salvo os projetos que vem de levantamentos topográficos, sugiro que quando isso acontecer, sempre ajuste os desenhos no CAD para origem ou ao menos para próximo dela, devido a essa limitação do Revit com distância. 

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Rui Raoli
Eng. Civil Esp. em Design de Interiores e Iluminação | Gerente BIM

EESignature

Mensagem 4 de 13

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

@luis.asantos Muito obrigado, irei checar isso e te darei uma resposta. Se não conseguir, compartilho o desenho aqui;

Mensagem 5 de 13

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

@ruyraoli muito obrigado, irei checar isso e te dou um retorno.

Mensagem 6 de 13

ruyraoli
Mentor
Mentor

Se vc ajustar o desenho, vai dá certo sim. Uma outra dica é copiar o desenho e colar em um novo, já cola próximo a origem, e tem a vatagem de estar sem erros a nova cópia ok. 

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Rui Raoli
Eng. Civil Esp. em Design de Interiores e Iluminação | Gerente BIM

EESignature

0 Curtidas
Mensagem 7 de 13

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

@luis.asantos vi um vídeo no youtube de como pôr o desenho na origem 0,0 e executei, porém ao abrir no revit o problema persistiu. Estou pondo o arquivo cad aqui como pedistes. 

Se puder me explicar como resolver, agradeço!

Ainda não parei para ler os seus dois links.

0 Curtidas
Mensagem 8 de 13

luis.asantos
Advisor
Advisor
Solução aceita

Olá @herbertrsj ,

Testei o seu arquivo. Aparentemente as informações de coordenadas não são precisas, isto é, o arquivo foi editado em relação ao levantamento topográfico.

Porém é possível usar o arquivo no Revit. Independente da escala que você está utilizando no Revit, o arquivo do AutoCAD está em milímetros, então alterei o campo unidades para milímetros antes de importar.

01.png

Observe que utilizei o posicionamento como Automático - De origem para origem interna. E o resultado foi o que acredito que você precisava. O terreno ficou exatamente à mesma distância da origem (coordenada 0,0,0) que estava no AutoCAD.

02.png

Faça um teste aí, se tiver problemas avise pra gente.

Um abraço!

EESignature

Luis André

Mensagem 9 de 13

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

@luis.asantos muito obrigado pelo retorno! Repeti o que explicasse e coloco abaixo, mas apenas algumas linhas apareceram no Revit que mostro na segunda foto. Acredito que o problema agora é outro, pois aquele aviso não apareceu mais.

herbertrsj_0-1675443549174.png

herbertrsj_1-1675443701929.png

0 Curtidas
Mensagem 10 de 13

herbertrsj
Collaborator
Collaborator
Solução aceita

@luis.asantos consegui dá seguinte maneira: salvei no autocad como gbloco a região que eu queria. Em seguida fui no revit e inseri o arquivo. Deixei como milímetros como dissestes acima.

Mensagem 11 de 13

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Embora eu tenha conseguido resolver meu problema fazendo uso do comando GBLOCO para importar uma planta cad para o Revit, alguém pode me dizer se há alguma desvantagem nisso, quando comparado a outros métodos? 

0 Curtidas
Mensagem 12 de 13

luis.asantos
Advisor
Advisor

Olá @herbertrsj,

Bem estranho isso, pq eu fiz o teste com o seu arquivo e deu tudo certo. Confira se não tem alguma configuração gráfica na vista do seu arquivo. Sobre converter em bloco teoricamente sem problemas, contando que as informações que você precisa para trabalhar estejam visíveis tudo certo.

Este processo de trabalhar com arquivos do CAD dentro do Revit tem várias nuances, que vão desde as configurações do Revit como entender quais informações o arquivo e AutoCAD oferece. Eu fiz duas publicações sobre isso que podem ajudar, vou deixar os links logo abaixo:

https://qualificad.com.br/guia-basico-coordenadas-no-revit/

https://qualificad.com.br/coordenadas-no-revit-limite-de-distancia/

Qualquer dúvida é só avisar.

EESignature

Luis André

Mensagem 13 de 13

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

@luis.asantos Muito obrigado! Irei olhar os links.

0 Curtidas