Rampa Acessível com 6 pontos no Revit

clebson_arquiteto
Advisor Advisor
1,170件の閲覧回数
7件の返信
メッセージ1/8

clebson_arquiteto
Advisor
Advisor

Olá comunidade ! 

Uma ferramenta muito útil para modificar sub-elementos que nós permite manipular um ou mais pontos ou arestas em um piso ou em um telhado selecionados. Sempre uso para criar rampas, e em seguida faço o grupo para usar em outros projetos.

O primeiro passo é criar um piso em seguida selecione o piso o a ser modificado.

1 - Clique em Modificar | guia Pisos, painel Edição de forma, Modificar sub-elementos.
Observe que quando você seleciona a ferramenta Modificar sub-elementos, a Barra de opções irá exibir uma caixa de edição de Elevação na qual poderá inserir um valor de elevação comum para todos os sub-elementos selecionados. Este valor é o deslocamento vertical entre os vértices e a face superior original do piso.
Arraste um ponto ou uma aresta para modificar a localização ou a elevação. 

Pensando nisso, fiz alguns prints para verificarem minha rampa.

Marque Aceitar como Solução e clique em Curtir.
Select Accept as Solution and click on Like
Clebson Pinheiro
LinkedinInstagram | Facebook | Twitter | YouTube 
Pesquisador, Professor e Arquiteto | Colaborador da Comunidade de Usuários Autodesk Brasil

解決済み
1,171件の閲覧回数
7件の返信
返信 (7)
メッセージ2/8

clebson_arquiteto
Advisor
Advisor
解決済み

Para o dimensionamento das rampas, o primeiro passo é conhecer a inclinação máxima admissível de acordo com o desnível observado no segmento. Esse desnível (h) é calculado pela distância vertical entre dois pisos horizontais e tem o objetivo de assegurar a acessibilidade dos usuários. Em situações normais, segue-se a recomendação da tabela abaixo, conforme a NBR 9050:2020.

Conforme a norma NBR9050 no último caso, a inclinação deve ser entre 6,25% e 8,33%, é recomendado que sejam inseridas áreas de descanso entre os patamares de cada segmento. Essas áreas devem permitir a manobra de cadeiras de roda.

No exemplo abaixo o nível da calçada a ser vencido pela nossa rampa tem 15cm de altura, conforme o código de obras do Município de Porto Velho RO. Pois bem,
usando 6 pontos fiz a rampa abaixo conforme imagens do projeto. 

01.png6 pontos6 pontosAlturas dos pontosAlturas dos pontosClique nos pontosClique nos pontosInclinação conforme NBR 9050Inclinação conforme NBR 9050Detalhes da RampaDetalhes da Rampa

Clebson Pinheiro
Pesquisador, Professor e Arquiteto | Colaborador da Comunidade de Usuários Autodesk Brasil

メッセージ3/8

eltonmelojr
Advocate
Advocate

Olá @clebson_arquiteto esse arquivo seria um template ou família de acessibilidade, eu teria interesse em adquirir o material caso seja possível. Caso possa disponibilizar segue meu e-mail: [email protected]

メッセージ4/8

f_santana
Mentor
Mentor

eu a muitos anos desenvolvi esta família.

quando o plano de inserção é regular eu acho que acaba sendo mais pratico.

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

メッセージ5/8

clebson_arquiteto
Advisor
Advisor

@f_santana, muito bom mesmo e prático, eu ainda não consegui deixar os pisos táteis inclinados na rampa. Você fez alguma categoria de ângulo ? 

Clebson Pinheiro

メッセージ6/8

clebson_arquiteto
Advisor
Advisor

@eltonmelojr não é nem família e também template, eu fiz no próprio arquivo rvt, editando e manipulando os  sub-elementos. O @f_santana disponibilizou uma família pronta! olha que maravilha ! aproveita 

Clebson Pinheiro

メッセージ7/8

f_santana
Mentor
Mentor
解決済み

@clebson_arquiteto nesta versão da familia eu não usei um modelo de podotatil. usei um item de detalhe (assim garantido a correta representação).

mas para fazer a inserção angular voce teria que ter a familia do piso (eu classifico normalmente em SITE) configurada para ser inserida por WORKPLANE.

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

メッセージ8/8

clebson_arquiteto
Advisor
Advisor

@f_santana Eu vou fazer dessa forma, valeu pela sua informação. 

Clebson Pinheiro