Revit 2023 - Instalação em outra partição

matheus_kmts
Explorer Explorer
937Exibições
4Respostas
Mensagem 1 de 5

matheus_kmts
Explorer
Explorer

Eu tentei encontrar meios, mas não consegui entender se é possível no ato da instalação salvar o Revit 2023 além da partição C:, pois mesmo que se "mude" a opção para uma unidade que eu queira, ele não respeita essa decisão. Inicialmente eu tinha apenas 25GB na partição C: e mesmo selecionando a partição D : como a que receberia a instalação ele acusava um erro que é provocado pela falta de espaço na unidade C: (que é justamente a razão de querer utilizar outra unidade). Eu limpei alguns arquivos que eu tinha e consegui liberar mais um espaço prévio (ficou 35GB) só que eu fiz a instalação na partição que eu tenho mais espaço (D:) e não apresentou erros no inicio da instalação e eu pensei que estaria instalando na partição D : (finalmente) só que não, eu fiquei acompanhando a instalação e visualizava a unidade C: se movimentando, uma hora liberava espaço outra hora se sobrecarregava. Eu não entendi basicamente nada do que ele fez, mas o programa deixou de baixar alguns componentes, talvez alguma biblioteca? Enfim, o meu disco C: praticamente lotou, porém ele "distribuiu" pouca coisa do programa para a partição D : (que foi selecionada desde o inicio).Tem uma solução prática para isso?

Inicio da instalação

matheus_kmts_0-1666295491884.png

Seleção padrão de unidade

matheus_kmts_1-1666295538134.png

Minha seleção (não tenho espaço suficiente para instalação na unidade C:)

matheus_kmts_2-1666295686108.png

O programa não apresentou o erro inicial porque eu "desocupei" um pouco de espaço na unidade C: e por isso eu consegui efetuar a instalação (antes nem isso estava dando), só que eu já tinha em mente que ficaria cheio e por isso escolhi outra partição, mas a instalação do programa não respeitou isso e separou a instalação nas duas unidades que tenho disponível e além disso, não fez a instalação "completa" conforme imagem abaixo.

matheus_kmts_3-1666299358895.png

Ai as unidades ficaram assim:

matheus_kmts_4-1666299420716.png

Como eu passo os arquivos do revit que estão no C: para o D:, sem que isso interfira na execução correta do programa já que a instalação não respeitou a seleção do diretório?

0 Curtidas
Soluções aceitas (1)
938Exibições
4Respostas
Respostas (4)
Mensagem 2 de 5

pedruccioli
Advocate
Advocate
Solução aceita

Olá, Matheus.

Pela minha experiência, o Revit te dá a opção de instalar o programa base (executável e rotinas do Revit em si) e a biblioteca de famílias e templates em outro disco, porém há uma série de "acessórios" que são invariavelmente instalados no disco raiz do sistema. O motivo disso? Não sei, mas ele com certeza existe.

A princípio não é possível mover arquivos instalados de um local para o outro, mas isso pode ser feito através de espelhamento das pastas do sistema, o que eu não recomendo. Tem muita gente que faz isso para músicas baixadas no spotify, mas para programas, isso vem às custas de velocidade e desempenho. Não entendo o suficiente pra falar se seria uma alternativa, e provavelmente não é algo muito eficiente.

Uma das coisas que podem ser feitas pra liberar espaço, sem gambiarras, é ir na pasta "C:\Autodesk" e apagar todo seu conteúdo. São instaladores residuais dos programas da autodesk, que geralmente comem muito espaço em disco sem nenhuma funcionalidade pra operação do programa em si. Pode apagar sem medo e ganhar alguns giga.

Caso tenha alguma dúvida, existem diversos tópicos na internet falando sobre essa pasta, sua aparente inutilidade, e confirmando que pode ser apagado. Sempre fiz isso, nunca tive problemas.

Abraços

Architecture Modelling, BIM Workflows and Information Exchange.
LinkedIn
Mensagem 3 de 5

f_santana
Mentor
Mentor

@pedruccioli @matheus_kmts
como a maioria dos programas WINDOWs não é permitida a instalação fora do disco de sistema.
isso porque muitas bibliotecas (DLLs) são compartilhadas e estão dentro da instalação do SO (sistema operacional).

o que pode ser feito é o que compreende familias/templates ser instalados em outro disco.

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 4 de 5

matheus_kmts
Explorer
Explorer
Entendi, muito obrigado por esclarecer. Eu fiz isso e consegui pelo menos tirar o HD do vermelho com a dica que deu.
Mensagem 5 de 5

matheus_kmts
Explorer
Explorer
Entendi, obrigado pelo esclarecimento!
0 Curtidas