Quantitativos de Paredes e seus Materiais

alex.arquitetura
Contributor Contributor
4.509Exibições
15Respostas
Mensagem 1 de 16

alex.arquitetura
Contributor
Contributor

Bom dia a todos.

utilizo o Revit 2017 e estou tendo alguns problemas de quantificação com as paredes e seu materiais.

Dependo da situação, modelo as paredes e seus revestimentos com as camadas separadas (1 parede para cada revestimento) ou apenas uma parede e suas composições no mesmo "Type" de parede.

Não estou conseguindo quantificar o revestimento que vira nas esquadrias, dando o acabamento. Tentei ilustrar o problemas na imagem abaixo. Alguém poderia me ajudar?

Agradeço desde já, Alex.virada de acabamento.JPG

0 Curtidas
4.510Exibições
15Respostas
Respostas (15)
Mensagem 2 de 16

IvoNicolettiPMP
Advocate
Advocate

@alex.arquitetura Até onde eu sei, fazer as paredes com camadas não vai dar o resultado que deseja, para tal deve se fazer o revestimento como uma parede separada.

Bom trabalho

0 Curtidas
Mensagem 3 de 16

alex.arquitetura
Contributor
Contributor

Bom dia.

Conforme mencionei, o problema está sendo em quantificar a virada do revestimento no vão da esquadria do qual não está sendo possível quantificar nas duas opções de modelagem (camadas separadas e juntas).

0 Curtidas
Mensagem 4 de 16

IvoNicolettiPMP
Advocate
Advocate

@alex.arquitetura Repare que não me refiro a camadas separadas, me refiro a parede separadas. Independente de como for, com camadas não vai dar o resultado que vc deseja no quantitativo.

Pode-se construir uma parede com o material do revestimento e fazer a virada como se fosse uma parede separada, só vai dar um trabalhinho a mais na modelagem, mas como se quer o quantitativo preciso, acho que essa é a melhor solução.

Bom trabalho 

0 Curtidas
Mensagem 5 de 16

alex.arquitetura
Contributor
Contributor

Ual!

Tenho 1.563 esquadrias, levaria quase o mesmo tempo da obra, além de surgir alguns problemas como o revestimento de topo e base do vão do qual talvez tivesse que fazer como "floor".

pelo que estou vendo não vou consegui resolver esta situação no revit. Será uma pena.

Muito obrigado.

0 Curtidas
Mensagem 6 de 16

IvoNicolettiPMP
Advocate
Advocate

@alex.arquitetura aí vc tem que partir, no Revit, para o Dynamo ou para um plugin.

Abraços

0 Curtidas
Mensagem 7 de 16

Anonymous
Não aplicável

Sim, as dobras do revestiment não são contabilizadas porque são apenas representações 2D.

Ao contrário do que foi recomendado anteriormente, não recomendo de todo que se façam paredes partidas por camadas, pois o trabalho de edição e consequentemente controlo das mesmas será muito difícil! Além disso, vai aumentar o tamanho do arquivo muito.

O mais simples será fazer os quantitatios e aplicar uma percentagem adicional; na verdade tanto quanto ei ninguem coloca as áreas medidas em qualquer projeto sem aumentar ligeiramente os valores, por precaução 🙂

Porque fazer diferente no caso das paredes?

Mensagem 8 de 16

f_santana
Mentor
Mentor
O quantitativo em qualquer software modelador BIM vai ter falhas (este é somente um dos casos).
Para corrigi-las que surgiu este "método" de modelar parades em camadas, o que corrige quantidades e gera uma enorme quantidade de outros erros.

Por isso não é indicada. É isso que o Decio, esta dizendo para voce.

O que precisa ser feito é melhorar os indices aplicados na quantidades em seus orçamentos (compra de matérias e contratação de mão de obra, este ainda não roda bem 100% automatizado graças as faixas de serviços)

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 9 de 16

alex.arquitetura
Contributor
Contributor

Bom dia Décio,

o problema é que alguns setores da empresa do contratante são contra a adoção do BIM no momento, contudo, ao solicitar para adicionar um percentual de erro de quantificação essas pessoas se munem de motivos para causar dificuldades na implantação do sistema, pois justificam que, atualmente, esse levantamento, em especial, é feito manualmente, vão por vão, sem aplicação de percentuais de erros de quantificação, os índices de perdas são apenas para perdas de material na obra.

Acabei conseguido resolver inserindo um elemento invisível na família das esquadrias, com a profundidade vincula ao revestimento da parede. Desta forma, posso aplicar um material específico para depois quantificar.

Acabei resolvendo um outro problema, o contratante também solicita que seja quantificado a área de mão de obra de cada material da qual existem algumas regras. Para revestimentos em especial é: se a profundidade for menor que 20 cm, deverá ser quantificado em metro linear e não em área.

Muito obrigado pela ajuda.

Att,

Alex.

Mensagem 10 de 16

alex.arquitetura
Contributor
Contributor

Bom dia Fábio,

é complicado informar ao contratante que o software vai apresentar falhas na quantificação. Em especial no Brasil, em alguns casos, quando uma empresa decide implantar o BIM nem todos os setores estão de acordo, por isso, dizer que existe a chance de existir falhas, acaba gerando um insegurança fortalecendo os setores que são contra a adoção do BIM.

Conforme mencionei ao Décio, acabei resolvendo inserindo um elemento invisível na família das esquadrias. Fiz alguns teste e parece que vai dar certo.

Muito Obrigado,

Mensagem 11 de 16

f_santana
Mentor
Mentor
Entenda, quando falei "falhas" me me referia a erros de cálculos. E sim ao fato dos softwares não serem uma bala de plata.
O seu discurso tem que ser na assertividade do processo.
Você hoje trabalha fazendo orçamentos?

Se a resposta for sim sabe o tanto de "adivinhações" fazemos com base em informações ditas confiáveis. Utilizando o BIM estas adivinhações tem mais confiabilidade.

Por exemplo, se você sabe que tem 1240 janelas e voce sabe o tamanho deles, então já tem o metro linear dos seus perímetros.

Não precisa de nenhum outro parâmetro ou gambiarra para saber que tem esta metragem para esta faixa de contratação. E sabendo a espessura destas paredes e a largura dos montantes tem a metragem de abanamentos (exatamente como feito hoje, na munheca), mas com uma previsão assustadoramente maior.

Você esta orçando em qual software?

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Fábio Santana

EESignature

0 Curtidas
Mensagem 12 de 16

alex.arquitetura
Contributor
Contributor

Bom dia Fábio,

o acordado com o cliente foi a entrega do modelo BIM em Revit com, além do projeto executivo, tabelas de quantitativos com valores para material e mão de obra para apenas alguns materiais (os que dão mais trabalho braçal para eles) tais como: pano e faixa de revestimentos e alvenarias, descontos de vãos apenas maiores que 2m², sentido de abertura de portas etc.

Sei que o perímetro dos vãos eu já tenho, porém, precisava saber quais eram os materiais aplicados em cada perímetro destes, pois, tenho situações em que uma mesma esquadria encontra-se em vários revestimento externo, como: granito, cerâmica ou pintura. Quantificando apenas o perímetro não estava sendo simples vincular o perímetro ao material, mas agora está resolvido.

Como falei, quem acredita e conhece as vantagens da implantação BIM está disposto a ouvir e a entender algumas argumentações plausíveis que mencionou mas quem não quer, por "n" motivos, encontra nessas argumentações brechas para "empacar" o processo.

Escrevi esse post no forum porque sempre tento procurar soluções mais simples possível, e como o Revit representa a virada do revestimento nos vãos, achei que desse para quantificar de forma rápida e simples sem ter que ir para o dynamo, por exemplo.

Muito obrigado pela ajuda,

Abs,

0 Curtidas
Mensagem 13 de 16

f_santana
Mentor
Mentor
Entendo o seu problema, mas tem pontos muito importante nele.

O REVIT não é a melhor solução para quantidades.
Outro ponto, deveriam ter consultado o departamento técnico durant as negociações para alinhar as expectativas do cliente com o scopo contratado.

Até mesmo para enfrentar as resistências seria extremamente importante falar com técnicos experientes. E caso iso não se resolva a direção da empresa realmente interessada em qualquer inovação tem uma solução muito simples para os não aderentes.

Fábio Santana

EESignature

Mensagem 14 de 16

alex.arquitetura
Contributor
Contributor
Ok!
Mensagem 15 de 16

Anonymous
Não aplicável

Esse trabalho de modelagem excessiva (o que chamamos de "overmoldeling") tem um lado negativo: o peso e tamanho do arquivo.

No entanto, e para tentar resolver essas questões, poderá sempre usar a ferramenta PARTS e "explodir" as camadas das paredes para poder trabalhar de forma individual.

Experimenta.

Mensagem 16 de 16

mfrocha026
Contributor
Contributor

Bom dia,

Parabéns pela dedicação. Acreditar que uma ferramenta possa ser uma solução que propõe é muito importante para que o proposto pelo conceito tenha sucesso.

As vezes a solução não é tão óbvio, mas com habilidade se pode chegar ao propósito.

Concordo com o que voce defende, em não dar a chance aos mais resistente a evolução, tal como sistema BIM, em sustentar que este conceito é falho.

Gostaria de saber mais de como solucionou seu caso.

0 Curtidas