Erro no alinhamento na família aninhada

herbertrsj
Collaborator Collaborator
1.388Exibições
13Respostas
Mensagem 1 de 14

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Pessoal, boa tarde!

Geralmente quando estou fazendo uma família aninhada e uso o recurso de alinhamento nas três peças principais, é comum dar erro no alinhamento do costado com a tampa; já com a base e o costado, não. Abaixo coloco uma figura:

herbertrsj_0-1631124710191.png

A figura da esquerda é o costado visto em Ref. Level e a direita está atampa mas sumiu no momento que aparece essa mensagem. Ao apertar em cancelar, ela reaparece.

herbertrsj_1-1631124856482.png

Eu tirei o costado do eixo de referência, visto à esquerda, para ver se mudava alguma coisa.

Uma outra observação é que ao cancelar a função de alinhamento, ao passar omouse sobre o costado ele fica selecionado, já a tampa não.

herbertrsj_2-1631125060230.png

0 Curtidas
1.389Exibições
13Respostas
Respostas (13)
Mensagem 2 de 14

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

E acredito que o alinhamento impeça de acontecer isso, foto abaixo. A tampa está se desprendendo do costado quando  altero a altura do costado no ambiente de projeto. 

herbertrsj_0-1631127996335.png

0 Curtidas
Mensagem 3 de 14

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Pessoal, depois de ficar tentando aqui, achei a seguinte solução e gostaria de saber se vocês concordam, visando a melhor estabilidade da família.

Na família aninhada eu deletei o costado antigo e substituí por outro que está melhor parametrizado. Em seguida eu alinhei o costado no lugar do antigo com o comando Mover. Por último, eu usei o comando alinhar na linha horizontal entre a tampa e o costado e na linha entre a base e o costado. Após isso carreguei a família em um projeto e ao alterar o raio e a altura do costado obtive o resultado abaixo:

1- raio costado = 400 mm

altura costado = 6000 mm

herbertrsj_1-1631129437409.png

2 - raio costado = 600 mm

altura costado = 8000 mm

herbertrsj_3-1631129529167.png

0 Curtidas
Mensagem 4 de 14

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Bom dia pessoal!

Em diversos tanques que estou fazendo, venho conseguindo alinhar a tampa com o costado e a base com o costado; usando os eixos x e y. Apenas em um caso que não estou conseguindo: quando alinho a base. Está aparecendo a seguinte mensagem, abaixo coloco, dizendo que um parâmetro está inválido. Acontece que já fui checar esse parâmetro e está funcionando perfeitamente.

herbertrsj_0-1631711627942.png

0 Curtidas
Mensagem 5 de 14

mauricio_mssf
Advisor
Advisor

Se puder coloca a família para dar uma analisada melhor.

Você achou esta postagem útil? Sinta-se à vontade para curtir esta postagem.
Ficou satisfeito com a resposta à sua pergunta? Nesse caso, clique no botão ACEITAR SOLUÇÃO.

Mauricio Santos Filho Arquiteto | BIM Manager
EESignature 

Mensagem 6 de 14

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Bom dia, mestre Maurício!

Abaixo coloco a família... E só para constar que anteriormente eu não estava marcando a opção de acordo com o plano de trabalho; depois que marquei esta opção nas famílias, vinha conseguindo.  

0 Curtidas
Mensagem 7 de 14

mauricio_mssf
Advisor
Advisor

Olá, 

Só consegui olhar agora, não sei se ainda está precisando da ajuda, mas dei uma olhada rápida, nos parâmetros que foram criados, e haviam planos já criados e trancados.

Se entendi bem sua duvida, o problema era dá pra ser resolvido de algumas formas, um exemplo que fiz foi somente aplicar uma cota aos planos já criados e apliquei o parâmetro de altura que já estava criado e funcionou. dá uma olhada no link.

https://autode.sk/3i4CTU3 

Talvez o erro que estivesse ocorrendo no plano de referência que não consegue travar para acompanhar o cilindro, a tampa estava travada ao plano, se remover o plano e travar a tampa ao cilindro funcionaria.

Ficou satisfeito com a resposta à sua pergunta? Nesse caso, clique no botão ACEITAR SOLUÇÃO.

EESignature 

0 Curtidas
Mensagem 8 de 14

mauricio_mssf
Advisor
Advisor

Uma observação.

Vi que tem muitos parâmetros na família, não sei bem a função de cada um pois não sei qual raciocínio e intenção, mas pareceu que alguns fazem a mesma função ou estão completamente relacionados. Se me permite uma sugestão, nesses casos tenta manter um somente para ficar mais fácil de usar, ou atrelar o valor de um ao outro como uma fórmula, então ao mudar um já ajustaria o outro. evitando que quem for utilizar esqueça de ajustar algum ou coloque valor errado e quebre os vínculos, ou coloque valores irreais.

mauriciomssf_0-1631993140690.png

EESignature 

Mensagem 9 de 14

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Bom dia,  mestre Maurício!

O motivo de ter muitos parâmetros é o seguinte, vou tentar explicar....

Eu divido um tanque em três partes principais: tampa, costado e base. Cata tanque de um determinado projeto tem dimensões bem específicas e por isso eu crio essa parametrização para poder criar uma nova peça específica. 

Também procuro não criar apenas um parâmetro e usá-lo em peças diferentes, pois  percebi que quando coloco em projeto e preciso atualizar, o Revit identifica várias peças que não quero alterar.

Realmente repeti alguns parâmetros e já havia percebido antes de fazer essa postagem,  mas aí foi caso de cabeça cansada mesmo kkkkkk como foi o caso desse costado h.

Já o abasuasb eu uso para criar uma peça que pode variar seu raio e o raio da borda da peça dependendo do projeto e serve também como referência para prender uma peça a outra de modo que ao variar o raio do costado, também varie a da base e da tampa ao mesmo tempo.

Mensagem 10 de 14

mauricio_mssf
Advisor
Advisor

Legal, foi só uma sugestão mas se já tem seu raciocínio e já havia percebido está ok.

Depois verifica se a resposta anterior ajudou a resolver.

EESignature 

Mensagem 11 de 14

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Bom dia, mestre Maurício!

Pois bem, acredito que interpretasse errado a minha dúvida, pois a minha dificuldade é de fazer o alinhamento de uma família a outra pelo "Ref. Level" (a base com o costado) e não a altura da peça como fizesse o vídeo explicando. No caso, fica ruim eu dar como solucionado o problema pois não irá condizer com o tópico.

OBS.: o alinhamento é necessário para que a família fique bem estruturada, não é isso?

Na postagem 4 de 11 eu postei uma figura que mostra que o parâmetro "abasuasb" está inválido e é de fato quando eu tento alinhar a base com o costado.  E o que expliquei também nesta postagem é que ao entrar na edição da base para verificar esse parâmetro, eu constatei que ele está funcionando.

De fato na postagem 3 de 11, citei a altura, mas foi pela questão de ao alterar esse parâmetro o tanque perder a centralização do eixo ( e não por não conseguir variá-la) e que depois descobri que não tinha fixado o eixo y de origem. 

0 Curtidas
Mensagem 12 de 14

mauricio_mssf
Advisor
Advisor
Acabei não entendendo mesmo qual foi o problema hahaha não sei se mais alguém teve dificuldade.
Se der faz um vídeo manipulando a família para mostrar onde está o problema.

EESignature 

Mensagem 13 de 14

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Ok, irei fazer o vídeo!

0 Curtidas
Mensagem 14 de 14

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Bom dia, Maurício!

Não fiz o vídeo ainda, pois o notebook fica no trabalho e lá é difícil de gravar.  Quando está a em casa em homeoffice era mais fácil. 

Mas irei gravar ainda, sim.

0 Curtidas