Coordenadas - Revit

Coordenadas - Revit

Fabiopojo
Explorer Explorer
2.407Exibições
12Respostas
Mensagem 1 de 13

Coordenadas - Revit

Fabiopojo
Explorer
Explorer

Eu tenho dois projetos em uma mesma região geográfica e eu gostaria de colocar as coordenadas reais dos dois, para que quando abrir em software de coordenação eles abrissem exatamente no posicionamento geográfico. Isso é possível dentro do Revit?

0 Curtidas
2.408Exibições
12Respostas
Respostas (12)
Mensagem 2 de 13

alan_eu
Advisor
Advisor
Solução aceita

Fala @Fabiopojo blz?

Só para facilitar a dúvida... Colocar georefência (mexendo no survey poiunt, o triângulo, vc já sabe fazer?).

Essa é a parte principal... Vai numa vista qualquer da sua vista de implantação que tenha todos os arquivos e encontra o triângulo que representa a georeferência. 

Clique nele e clique no clipe pra ficar um traço vermelho nele e permitir vc definir seu ponto georeferenciado.

Daí pegue coordenadas UTM de um ponto qualquer, na sua vidade real.

Vá no menu gerenciar / coordenadas / Especificad coordenada de ponto e clique bem em cima do local que vc tem a georeferência real. Pronto! Seu arquivo está oficialmente georeferenciado!

Pra aplicar as coordenadas nos demais projetos que você vai inserir nessa implantação, primeiro posicione adequadamente cada um de seus links adequandatamente no projeto.

no mesmo menu gerenciar/coordenadas/publicar coordenadas e clique no seu arquivo linkado. Isso vai fazer o seu arquivo principal georeferenciado levar as coordenadas para este que acabou de clicar. faça isso em todos os outros e salve geral!

Expliquei meio que por lembrança, mas quando eu estiver no pc, se ainda tiver dúvida, eu mando uns prints da tela.

Alan Araújo EESignature
Bee1ColabInstagram Alan Araújo RevitBee1ColabGrupo Whatsapp

Usuários do Autodesk Community:
  • Se a resposta resolveu o seu problema, clique em Aceitar como Solução! isso ajuda os outros usuários a encontrar rapidamente uma resposta e Curta se gostou 🙂
  • Manda um alô nas minhas redes sociais com +600 vídeos de de Revit/BIM, Templates e conteúdos semanais! Gratuitos! 🙂
Mensagem 3 de 13

f_santana
Mentor
Mentor
Solução aceita

o REVIT tem o sistema dele de gerenciamento de coordenadas.

nesta publicação voce tem a melhor explicação sobre o assunto
https://forums.autodesk.com/t5/revit-navisworks-bim-360/sistema-de-coordenadas-em-revit/m-p/9825655

agora em que programas voce deseja abrir o seu modelo coordenado?

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 4 de 13

f_santana
Mentor
Mentor

olha @alan_eu, na minha experiência. nunca devemos tentar configurar coordenadas através dos ícones (é possível, mas exige um boa experiência), ainda mais destravando as restrições entre os ícones e a origem no modelo.

já tive problemas com este procedimento, por inexperiência de quem configurava o arquivo.

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Fábio Santana

EESignature

Mensagem 5 de 13

rodrigo.bezerra
Advisor
Advisor
Solução aceita

Bem colocado, @f_santana. Eu tenho feito pelo passo-a-passo a seguir e por enquanto tem dado certo.

Ajustando as coordenadas do projeto, partindo de uma topografia em DWG:

1. Salve uma versão alternativa da topografia na pasta onde ficarão os modelos para fazer as modificações necessárias ao intercâmbio de informações;
  2. Dentro do arquivo da topografia, com todo o cuidado, movimente todo o conteúdo desenhado para próximo da coordenada 0,0,0 do WCS, e salve o arquivo;
  3. Comece um novo modelo para a topografia a partir do template padrão, e salve o arquivo;
  4. Se não estiver feito no template, marque o local do Internal Origin Point do modelo, que coincide com o mesmo local onde estão sobrepostos o Project Base Point e o Survey Point. Essa marcação deve ser feita com Reference Planes presos com um pin, nos 3 eixos (X, Y, Z). Esses planos de referência também podem ser colocados dentro de uma opção de design para que fiquem protegidos de movimentos acidentais;
  5. Vincule ao modelo o DWG com a topografia trabalhada (Link CAD). O vínculo deve ser do tipo Origin to Origin;
  6. Crie um nível de projeto para a referência de elevação da topografia (seja a Cota Zero, ou outra projetada) e associe o CAD da Topografia vinculado ao modelo a esse nível recém criado. Se o projeto estiver numa região muito elevada em relação ao mar, mantenha os níveis do projeto próximos ao Z=0 do Internal Origin Point, e mova o nível de referência da topografia mais abaixo;
  7. Modele a toposurface a partir das informações que estiverem disponíveis sobre curvas de níveis e/ou nuvem de pontos;
  8. Use a ferramenta Specify Coordinates at Point (aba Manage, painel Project Location) para, como o nome da ferramenta sugere, especificar quais são as coordenadas E e N para um ponto conhecido do levantamento topográfico;
  9. Solte o clip do Survey Point e movimente-o para próximo do Internal Point, para um lugar que seja conveniente ou uma coordenada conhecida da topografia. Prenda o clip novamente;
  10. Use o comando Location (aba Manage, painel Project Location) para duplicar o site atual (Internal) criando um site. Esse novo site deve ser batizado com um nome que seja facilmente reconhecido como site para coordenadas compartilhadas;
  11. Vincule o modelo da arquitetura ao modelo da topografia, com alinhamento Manual-Center ou Auto-Center;
  12. Ajuste a posição da arquitetura sobre a topografia, movendo e rotacionando até que o encaixe da arquitetura corresponda ao esperado — atenção ao ajuste da elevação do modelo de arquitetura. Use o pin para fixar o lugar do modelo de arquitetura;
  13. Guarde uma cópia de segurança do modelo de arquitetura vinculado para repetir os processos caso algo dê errado;
  14. Use o comando Publish Coordinates (aba Manage, painel Project Location), para publicar no modelo vinculado as coordenadas ajustadas do modelo da topografia. Esteja atento ao fato de que isso vai atualizar o modelo vinculado. Ao fazer a publicação, quando perguntado, duplique o site existente no modelo vinculado e dê a ele um nome que seja facilmente reconhecido como coordenada compartilhada;
  15. Abra o modelo de arquitetura e, em Location (aba Manage, painel Project Location), faça do site recém criado o Current Site. Exclua o site original, para que outros projetistas sejam capazes de adquirir as coordenadas compartilhadas do modelo da arquitetura;
  16. Faça cópias monitoradas dos eixos e níveis do projeto de arquitetura para o modelo do site. Prenda todos com um pin e/ou guarde numa opção de design para evitar movimentos acidentais;
  17. Repita os passos 11 a 15 para ajustar ar coordenadas dos demais modelos que compuserem o projeto;
  18. Projetistas complementares devem vincular o modelo de arquitetura nos seus modelos, ajustar a posição do edifício em volta dos seus modelos manualmente, e usar o comando Acquire Coordinates (aba Manage, painel Project Location) para puxar para os seus modelos as coordenadas compartilhadas pela arquitetura.

IMPORTANTE: ninguém deve mexer nas coordenadas do sistema de arquivos sem combinar previamente com todo o time de projeto.

Rodrigo Bezerra

EESignature

Mensagem 6 de 13

ruyraoli
Mentor
Mentor
Solução aceita

Olá Fábio,

Sempre que o fluxo tiver outras ferramentas que não sejam autodesk, te indico que use coordenadas compatilhadas, se usar ponto de origem no revit e, quiser coordenar no navis por exemplo, quando linkar os modelos do revit com altoqi, eles ficarão seprados. Vou deixar a nossa biblia de coordenadas para vc dá uma olhada.

https://www.youtube.com/watch?v=FI4ypFbCsGw

Rui Raoli
Eng. Civil Esp. em Design de Interiores e Iluminação | Gerente BIM

EESignature

Mensagem 7 de 13

ruyraoli
Mentor
Mentor

Concordo @f_santana, já vi muitos problemas por causa disso.

Rui Raoli

EESignature

Mensagem 8 de 13

f_santana
Mentor
Mentor

por isso perguntei que programas ele vai usar além do revit.

isso vai determinar a forma que os arquivos de saída (DWG/DWF/IFC...) são configurados para na hora de exportar/importar estes arquivos as coisas casarem.

Fábio Santana

EESignature

Mensagem 9 de 13

alan_eu
Advisor
Advisor

@rodrigo.bezerra 

Bem legal esse passo a passo. 

Só 2 pequenos facilitadores da sua vida pra evitar 2 problemas: 1 Deixar seu topógrafo brabo pq vc moveu o arquivo dele pra o 0,0,0 e tirou o georeferenciado do dwg com isso. 2. Que ainda tem que abrir o cad, n precisaria, se ele estiver georeferenciado.  Que podem minizar e facilitar os seus passos inclusive:

Não precisaria abrir o dwg e mover para o 0,0,0. Você poderia usar  centro pra centro mesmo e puxar as coordenadas do arquivo dwg pelo mesmo menu gerenciar/coordenadas/adquirir coordenadas. 

@f_santana na verdade é muito mais simples do que parece, só seguir uns poucos passos direitinho que é sucesso. A propósito essa palestra que Decio fez pra o CONBIM é muito boa mesmo.

Alan Araújo EESignature

• Se a resposta resolveu o seu problema, clique em Aceitar como Solução! isso ajuda os outros usuários a encontrar rapidamente uma resposta e Curta se gostou 🙂
  • Manda um alô nas minhas redes sociais com +600 vídeos de de Revit/BIM, Templates e conteúdos semanais! Gratuitos! 🙂
Mensagem 10 de 13

alan_eu
Advisor
Advisor

@Fabiopojo 

Eu uso esse passo a passo em uma de minhas aulas para marcar as coordenadas e transmitir (publicar) a partir da implantação, de um rvt pra o outro.

O1O6kc9

Alan Araújo EESignature

Mensagem 11 de 13

f_santana
Mentor
Mentor

então.

voce deve criar uma base de trabalho/modelagem. o que voe recebe do topografo fica em outra pasta.
não inserir o modelo em ORIGEM TO ORIGEM é abrir mão de controle e ter que ficar movendo cada inserção. o que gera erro.

são minutos de preparação que salvam horas de retrabalho e risco de posicionamento.

Fábio Santana

EESignature

Mensagem 12 de 13

ruyraoli
Mentor
Mentor

Como disse antes, se for fazer tudo em Revit, de origem para origem funciona bem, mas se tiver AltoQi entre outros no processo, não funciona quando for coordenar no Navis, cai cada modelo em um lugar diferente.

Rui Raoli

EESignature

Mensagem 13 de 13

alan_eu
Advisor
Advisor

De fato, acho que vai mais do fluxo de cada um e não teria como sugerir verdades únicas. Não quero dizer que minha forma está mais certa que outra. E a propósito, eu sempre recomendo abrir o arquivo dwg e dar uma limpada nele antes de importar no cad, então mover para o 0,0,0 n seria problema tb...

De qualquer forma, nos caso que o dwg está georeferenciado eu n recomendo mover nada dentro do cad, justamente para n perder essa referência do arquivo oficial. Desta maneira, você pode fazer a cidade inteira com mil prédios, apenas adquirindo a coordenada oficial e colocando seu prédio nela.

Alan Araújo EESignature