Colocar tubos em uma família no ambiente .rfa no Revit

herbertrsj
Collaborator

Colocar tubos em uma família no ambiente .rfa no Revit

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Boa tarde pessoal!

Sei colocar tubos em uma família em um ambiente .rvt; mas pergunto se é possível fazer em um ambiente rfa.

Alguns tanques que faço levam tubos internos.

Cheguei a criar uma peça composta por tubos em um ambiente de projeto e agrupei e depois salvei. Acontece que ao salvar o grupo, o formato dado foi .rvt e na família quando tento inserir esta peça, o ambiente rfa pede a extenção .rvg.

Alguém pode ajudar?

Responder
Soluções aceitas (1)
862Exibições
19Respostas
Respostas (19)

ruyraoli
Mentor
Mentor

Olá @herbertrsj é possível sim. Vou te mandar uma família assim para vc entender e fazer o seu ai.

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Rui Raoli
Eng. Civil Esp. em Design de Interiores e Iluminação | Gerente BIM

EESignature

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Obrigado @ruyraoli ,irei olhar!

ruyraoli
Mentor
Mentor

Aguardo seu feedback @herbertrsj 

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Rui Raoli

EESignature

ruyraoli
Mentor
Mentor

Olá @herbertrsj conseguiu? Pode me dá um feedback?

Rui Raoli

EESignature

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Boa tarde @ruyraoli!

Desculpa a demora! Não compreendi como fizesse a inserção dos tubos no ambiente rfa. O que fiz foi carregar a família em um projeto e colocar por lá.

carlostdcjr
Enthusiast
Enthusiast

Pelo que entendi o corpo do tubo foi feito com uma ferramenta de criação de sólidos (varredura, extrusão, etc.). e na ponta foi colocada uma luva, que é uma família carregável.

Não sei ao certo se era isso que você precisava, mas acredito que não dê para carregar um tubo (família de sistema) em um modelo .rfa (família carregável).

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

@carlostdcjr 

O objetivo é colocar tubos, conexões e registros em uma família, pois para ter o levantamento de material de um projeto preciso carregar e interligar elas em um projeto. Agora, tendo cada tanque como um arquivo de projeto, é possível carregá-los em um projeto?  

carlostdcjr
Enthusiast
Enthusiast
Solução aceita

@herbertrsj eu não sei se tecnicamente é a solução mais correta, mas eu costumo fazer o seguinte:

Eu "monto" o equipamento que precisarei utilizar, composto de famílias carregáveis (equipamentos, válvulas, luvas, etc.), em um template que já tem a tubulação previamente configurada.  Na sequência conecto os tubos/dutos e crio um grupo para manter toda a composição fácil de movimentar entre arquivos.

Ai de duas uma: ou utilizo esse template quando começo algo do zero, ou copio e colo o grupo quando preciso adaptar em um projeto existente. Quando você copia e cola esse grupo, ele leva todas as famílias e os tipos de tubo para o novo arquivo.

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Obrigado @carlostdcjr, irei checar esse jeito!

ruyraoli
Mentor
Mentor

Olá @herbertrsj essa família foi medelada pelo Alessandro BIM, o responsável pelas famílias da tigre. Te mandei exatamente pra vc entender o caminho que ele usou.

Rui Raoli

EESignature

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Muito obrigado pela atenção, @ruyraoli!

Ainda tenho muito que aprender... Realmente não compreendi ainda como ele fez.

ruyraoli
Mentor
Mentor

Creio eu que ele tenha feito uma família aninhada @herbertrsj, inseriu uma dentro da outra. 

Rui Raoli

EESignature

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Entendi! Quanto a família aninhada, ok! Mas a questão é como ele inseriu tubos, conexões etc em um ambiente .rfa.

carlostdcjr
Enthusiast
Enthusiast

@herbertrsj a conexão, que é uma família carregável, é possível de inserir através de Inserir > Carregar da Biblioteca. Ela fica aninhada a família principal, do reservatório.

Já o tubo ele fez usando uma varredura (perfil circular em um caminho pré-definido). Mas não é um tubo propriamente dito, família de sistema, com tipos e atributos, é um sólido representando graficamente. É possível atribuir material (como ele fez) mas acredito que não seja possível contabilizar o tamanho e espessura, por exemplo.

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

É exatamente isso que procuro no final, a contabilização.... Muito obrigado por esclarecer.

ruyraoli
Mentor
Mentor

Isso mesmo @carlostdcjr o intuito é apenas poder conectar o tubo ao tanque.

Rui Raoli

EESignature

ruyraoli
Mentor
Mentor

Sim, @carlostdcjr. Eu posso inserir conexões dentro de outra família e fica aninhada, nesse caso marcamos a opção compartilhada em propriedades para poder contabilizar. São apenas modelagem simples que repreentam tubos. Pois estes são familias de sistema, não permite inserir dentro de outras famílias.

Rui Raoli

EESignature

clebson_arquiteto
Advisor
Advisor

@herbertrsj Obrigado por compartilhar ! 

Marque Aceitar como Solução e clique em Curtir.
Select Accept as Solution and click on Like
Clebson Pinheiro
LinkedinInstagram | Facebook | Twitter | YouTube 
Pesquisador, Professor e Arquiteto | Colaborador da Comunidade de Usuários Autodesk Brasil

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Disponha sempre! @clebson_arquiteto