calota torisférica - parametrizar

herbertrsj
Collaborator Collaborator
566Exibições
4Respostas
Mensagem 1 de 5

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Pessoal, bom dia!

Estou buscando parametrizar essa calota e não estou conseguindo. Já tentei de duas formas, em que na segunda tentativa eliminei dois parâmetros, mas que ao apertar em atualizar, apareceram uma série de erros também. 

Vou deixar o arquivo rfa aqui e algumas imagens do que tentei fazer.

herbertrsj_0-1632487288327.jpeg

herbertrsj_1-1632487989039.jpegherbertrsj_2-1632488041465.jpeg

0 Curtidas
Soluções aceitas (1)
567Exibições
4Respostas
Respostas (4)
Mensagem 2 de 5

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Mestre @mauricio_mssf , quando der, pode dar uma olhadinha?

0 Curtidas
Mensagem 3 de 5

mauricio_mssf
Advisor
Advisor
Solução aceita

Olá,

Te falar que nem sabia o que era isso, fui até olhar no google parametrizar arcos no Revit é um pouco complicado as vezes envolve em quebrar cabeça, formulas matemáticas. Precisa ver a viabilidade do tempo investido se te retorno.

Como não conhecia ao pesquisar vi que tem toda uma formulação e planos e raios meio que definidos.

mauriciomssf_0-1633041244910.png

Peguei essa imagem desse site que tem umas fórmulas também https://siamengenharia.com.br/tampo-torisferico 
Tenta utilizar linhas de referência, planos, trancar as cotas nestes planos e ver se resolve.

Dá uma olhada nesse screencast que fiz mostrando como controlar parâmetro de arco, era pra outro proposito, mas acho que se juntar a informação dos planos e posições das cotas (da imagem acima) com a forma de manipular da ferramenta deve ajudar.

https://knowledge.autodesk.com/pt-br/support/revit-cloud-worksharing/learn-explore/caas/screencast/M... 

Você achou esta postagem útil? Sinta-se à vontade para curtir esta postagem.
Ficou satisfeito com a resposta à sua pergunta? Nesse caso, clique no botão ACEITAR SOLUÇÃO.

Mauricio Santos Filho Arquiteto | BIM Manager
EESignature 

Mensagem 4 de 5

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Muito obrigado @mauricio_mssf . Amanhã irei quebrar a cabeça com isso.

0 Curtidas
Mensagem 5 de 5

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

@mauricio_mssf, consegui resolver esse problema. Usei a fórmula do livro que tem esse tipo de tanque e deu certo. Quando vinculei a fórmula ao parâmetro, o revit aceitou a revolução.