ajuste de flange paramétrico

herbertrsj
Collaborator Collaborator
946Exibições
10Respostas
Mensagem 1 de 11

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Bom dia pessoal!

Estou postando aqui o arquivo rfa e sua planiha excel do flange que criei graças a ajuda dos colegas aqui. E ao meu ver o que está faltando para ficar funcionando perfeitamente é o ajuste da porca e arruela em um nível para se ajustar conforme altere a medida do flange.

O nome do arquivo está com 100 mm mas é apenas questão de nome mesmo, o flange está atendendo às medidas da tabela.

Quem puder ajudar nessa questão da porca, ficarei grato! Eu já ajustei mas quando carrego de volta na família principal, o ajuste não permanece.

herbertrsj_0-1633007675388.png

0 Curtidas
Soluções aceitas (1)
947Exibições
10Respostas
Respostas (10)
Mensagem 2 de 11

mauricio_mssf
Advisor
Advisor
Solução aceita

Dei uma olhada na família, aparentemente:

1 - você criou os parâmetros nas família parafuso, arruela  e da porca sextavada, mas tem que criar essas,

2 - aplicou essas famílias aninhadas ao família Parafuso Conjunto Array. (Mas faltou criar parâmetros para controlar os parâmetros das famílias). Cria um parâmetro e atrela como no exemplo abaixo e carrega na próxima família.

1.JPG

 3 - Na família 3 onde tem o array seleciona um dos grupos vai em editar grupo, para criar e atrelar parâmetro para controlar a família Parafuso Conjunto Array.

2.JPG

4 - por último na família flange paramétrico 100mm, você seleciona a família 3 e vincula seu parâmetro de dimensões aos criados na família 3.

mauriciomssf_1-1633040313839.png

Terá que aplicar a todos os parâmetros que quiser controlar.

Não se foi objetiva a resposta, então para simplificar, sempre que tiver criado uma família (A) com parâmetros e colocar esta dentro de outra (B), precisa criar em (B) e atrelar novos parâmetros para controlar os parâmetros criados em (A). 

Você achou esta postagem útil? Sinta-se à vontade para curtir esta postagem.
Ficou satisfeito com a resposta à sua pergunta? Nesse caso, clique no botão ACEITAR SOLUÇÃO.

Mauricio Santos Filho Arquiteto | BIM Manager
EESignature 

Mensagem 3 de 11

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Obrigado @mauricio_mssf ! Irei checar isso!

0 Curtidas
Mensagem 4 de 11

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

@mauricio_mssf 

Neste caso estou apanhando aqui kkkkkk, já fiz isso em outras famílias. Acredito estar pulando alguma etapa.

Encontrei até o parâmetro de abertura da porca mas não consegui ainda levar para a família principal.

0 Curtidas
Mensagem 5 de 11

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Consegui aqui mestre, @mauricio_mssf! Obrigado! 

0 Curtidas
Mensagem 6 de 11

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Mestre @mauricio_mssf, pode me orientar como faço para inserir corretamente o flange na tubulação? Eu criei o conector para os dois lados e ao carregar no projeto e fazer a aproximação ao tubo, eu percebo que ele procura se ajustar a posição que queremos e ao apertar "space" no teclado, encontramos outras posições. O que não estou conseguindo fazer é deixar o furo do flange centralizado com o do tubo. Outra coisa que percebi é que ele tem que estar rotacionado em 180 graus da posição que se encontra na figura abaixo, para as porcas ficarem para trás.

herbertrsj_0-1633358854543.png

0 Curtidas
Mensagem 7 de 11

mauricio_mssf
Advisor
Advisor

Olá @herbertrsj , não precisa chamar de mestre hahaha, somos todos iguais aqui.
Que bom que resolveu parte do problema, essa parte das conexões podem ser por diversos motivos, depois me envia para tentarmos uma engenharia reversa e tentar achar uma solução, assim que alguém aqui achar uma solução tentaremos explicar.

Ficou satisfeito com a resposta à sua pergunta? Nesse caso, clique no botão ACEITAR SOLUÇÃO.

EESignature 

0 Curtidas
Mensagem 8 de 11

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

@mauricio_mssf hehehe entendido quanto ao mestre ! Vou deixar aqui a família do flange e válvula que criei.

0 Curtidas
Mensagem 9 de 11

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

Bom dia @mauricio_mssf ! Conseguisse ver alguma coisa sobre o flange?

0 Curtidas
Mensagem 10 de 11

mauricio_mssf
Advisor
Advisor
Ainda não consegui parar para dar uma olhada na família, tem sido um pouco corrido para mim ultimamente.
Assim que conseguir te falo se encontrar algo estranho.

EESignature 

Mensagem 11 de 11

herbertrsj
Collaborator
Collaborator

ok, obrigado!

0 Curtidas