ACC - Comportamento do Model Coordination na detecção de clashes

DMP_INTT
Advocate Advocate
530Exibições
3Respostas
Mensagem 1 de 4

DMP_INTT
Advocate
Advocate

Saudações,

Não sei quantas pessoas aqui trabalham no Model Coordination, mas eu gostaria de compartilhar minha experiência e alguns testes realizados aqui.

Eu costumo definir três níveis de verificação de modelos relativos aos clashes: 
1º Nível: Projetista faz a verificação dentro do próprio Revit
2º Nível: Verificação dentro do Model Coordination

3º Nível: Verificação no Navisworks

A má notícia é do clash dentro do Model Coordination.

Quando o Model Coordination detecta um clash, e criamos o problema (issue) desse clash, a matriz de interferências passa a ignorar esse clash que foi vinculado a um problema. Então solicitei um seguinte teste:
Após um clash entre dois elementos ter sido resolvido e o problema fechado, forçamos um novo clash entre estes mesmos dois elementos. Acontece que o Model Coordination não reconheceu essa modificação o novo clash.

INTERFERÊNCIAS APRESENTADO NO DESIGN COLLABORATION:

DMP_INTT_0-1675453775510.png

DETECÇÃO INTERFERÊNCIAS NO REVIT:

DMP_INTT_1-1675453857728.png

INTEFERÊNICIAS NO MODEL COORDINATION:

• Na primeira vez que verifiquei as interferências no Model Coordination, não existiam os cortes na parede do modelo Arquitetônico, sendo assim criei os problemas no ambiente de coordenação e solicitei ao projetista de arquitetura o corte.
  • O Projetista de arquitetura realizou os cortes nas paredes, verificou as interferência no primeiro nível dentro do Revit, onde não existia mais interferência. Sendo assim o modelo ficou correto.
  • Ultimo teste o projetista elétrico movimentou as bandejas de forma que a mesma voltasse a interferir com o recorte realizado pela arquitetura.

As interferências ficaram visíveis no DESIGN COLLABORATION, dentro do Revit foram encontradas as interferências, o problema agora foi que no MODEL COORDINATION não encontrou essas interferências.

Obs: Problema diagnosticado uma vez que o problema foi apontado no primeiro momento dentro do ambiente do MODEL COORDINATION, qualquer outra movimentação que gere interferências o ambiente já não reconhece.

DMP_INTT_2-1675453945744.pngDMP_INTT_3-1675453956013.png

0 Curtidas
531Exibições
3Respostas
Respostas (3)
Mensagem 2 de 4

f_santana
Mentor
Mentor

um comentário sobre esta sua publicação.
voce esta buscando o crash zero?

se for, isso não existe.
ou trata coisa.

por que três ferramentas de verificação?

p.s. obrigado pelo alerta

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

0 Curtidas
Mensagem 3 de 4

DMP_INTT
Advocate
Advocate

Não... Sei que correr atrás do Clash zero é uma corrida ingrata que vamos sempre perder.

Os três níveis é só uma forma de minimizar os clashes.

O primeiro nível, dificilmente é cumprido, mas eu deixo registrado porque sei que algumas projetistas, quando tem tempo, fazem uma verificação interna antes de enviar o modelo para a coordenação. E isso ajuda bastante quando o projetista se dispõe a fazer.

O segundo nível é uma forma de filtro antes do navis, já que eu considero o Model Coordination uma ferramenta bem prática de ágil de se usar.

Está etapa é usada na fase em que os modelos ainda estão sendo trabalhados internamente.

O navis é usado para uma verificação mais detalhada, já que o Model Coordination é um pouco limitado. E uso ele antes da emissão do modelo. Quando chega no navis, muitos clashes foram previamente resolvidos no Model.

0 Curtidas
Mensagem 4 de 4

f_santana
Mentor
Mentor

Legal, ainda vejo muito doido correndo atrás do próprio rabo querendo o crash zero. voce esta na frente deles

a verificação "em REVIT" interna do projetista é obrigatória (é o mínimo que se deve fazer em qualquer projeto).

por uma questão de registo. eu utilizo só uma ferramenta. como tenho o NAVISWORKs faço nele.
e o arquivo que eu uso é o mesmo desde o inicio do projeto.

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

0 Curtidas