ACC - Comportamento do Model Coordination na detecção de clashes
- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Emudecer
- Inscrever-se no RSS Feed
- Realçar
- Imprimir
- Relatório
Saudações,
Não sei quantas pessoas aqui trabalham no Model Coordination, mas eu gostaria de compartilhar minha experiência e alguns testes realizados aqui.
Eu costumo definir três níveis de verificação de modelos relativos aos clashes:
1º Nível: Projetista faz a verificação dentro do próprio Revit
2º Nível: Verificação dentro do Model Coordination
3º Nível: Verificação no Navisworks
A má notícia é do clash dentro do Model Coordination.
Quando o Model Coordination detecta um clash, e criamos o problema (issue) desse clash, a matriz de interferências passa a ignorar esse clash que foi vinculado a um problema. Então solicitei um seguinte teste:
Após um clash entre dois elementos ter sido resolvido e o problema fechado, forçamos um novo clash entre estes mesmos dois elementos. Acontece que o Model Coordination não reconheceu essa modificação o novo clash.
INTERFERÊNCIAS APRESENTADO NO DESIGN COLLABORATION:
DETECÇÃO INTERFERÊNCIAS NO REVIT:
INTEFERÊNICIAS NO MODEL COORDINATION:
- Na primeira vez que verifiquei as interferências no Model Coordination, não existiam os cortes na parede do modelo Arquitetônico, sendo assim criei os problemas no ambiente de coordenação e solicitei ao projetista de arquitetura o corte.
- O Projetista de arquitetura realizou os cortes nas paredes, verificou as interferência no primeiro nível dentro do Revit, onde não existia mais interferência. Sendo assim o modelo ficou correto.
- Ultimo teste o projetista elétrico movimentou as bandejas de forma que a mesma voltasse a interferir com o recorte realizado pela arquitetura.
As interferências ficaram visíveis no DESIGN COLLABORATION, dentro do Revit foram encontradas as interferências, o problema agora foi que no MODEL COORDINATION não encontrou essas interferências.
Obs: Problema diagnosticado uma vez que o problema foi apontado no primeiro momento dentro do ambiente do MODEL COORDINATION, qualquer outra movimentação que gere interferências o ambiente já não reconhece.