Eu, a usuária do século passado...
Minha experiencia na área de CAD começou em 1999 como usuária e instrutora do Mechanical Desktop versão 1.2.
Quando eu falava sobre parametrização, parts, assembly, constraints era algo surreal em que os usuários do AutoCAD olhavam mim com a fisionomia: Isso não vai dar certo. Coitada, trabalhando com um programa que desaparecerá logo, logo!
A Autodesk lançou o Inventor em 1999 como um modelador paramétrico e o que mais se fazia notar era a cor de fundo de tela diferente do MDT ou do AutoCAD.
A figura mostra a tela do programa.
Comentários que escutei sobre a cor da tela:
Programa com esse fundo de cor de tela não funciona.
Não dá para desenhar assim.
Eu , como usuária, tive uma certa dificuldade em me adaptar ao novo modo de modelar , não pelo fundo de tela (rs).
Reestruturei de modo mais intuitivo e direto, o meu modo de pensar para iniciar o Sketch, criar ou ativar um Work Plane, montar um Assembly (conjunto montado).
Um exemplo, para desenhar um retângulo, eu precisava apenas em direcionar o mouse na direção horizontal e vertical para que o programa aplicasse automaticamente as constraints Horizontal e Vertical.
Apliquei um “edit” na área de modelagem paramétrica do meu cérebro e só ganhei com isso.
Conhecer, trabalhar, estudar, assistir a evolução de um software que completa 25 anos é gratificante, é como fazer parte desta história.
Parabéns Autodesk Inventor!