Comunidade
Fusion - Português
Compartilhe seu conhecimento, faça perguntas e explore os tópicos mais populares de Fusion (anteriormente conhecido como Fusion 360).
cancelar
Mostrando resultados para 
Mostrar  apenas  | Pesquisar então 
Você quer dizer: 

AJUDA COM EXTRUSÃO NO FUSION 360

4 RESPOSTAS 4
SOLUCIONADO
Responder
Mensagem 1 de 5
lucasnevesvieira
350 Exibições, 4 Respostas

AJUDA COM EXTRUSÃO NO FUSION 360

Olá, bom dia a todos! Meu nome é Lucas, sou estudante de Engenharia Mecânica e utilizo o Fusion 360. Recentemente, comecei a utilizar o CorelDRAW para criar meus esboços, especialmente porque utilizo uma máquina a laser.

No entanto, tenho enfrentado um problema: quando tento importar meus desenhos DXF do CorelDRAW para o Fusion, o formato de círculo não é reconhecido pelo Fusion como um objeto que pode ser extrudado. Alguém sabe por que isso acontece? Consigo extrudar todos os outros objetos que desenho sem problemas. Já tentei importar de diversas formas (DXF, SVG e outras), mas o problema persiste.

Agradeço desde já pela ajuda!

4 RESPOSTAS 4
Mensagem 2 de 5

Olá Lucas @lucasnevesvieira 

 

Espero ajudar em minha resposta. O Corel entre outros softwares que trabalham com vetores, convertem o contorno das imagens (linhas, arcos e círculos) em pequenos segmentos de linha simulando assim o formato arredondado. Porem isso nem sempre fica perfeito ou funcional.

 

Eu passo o mesmo problema quando importo arquivos vetorizados para o Inventor (criados a partir de softwares de imagem).  A extrusão não é concluída pois a região "fechada" não é reconhecida. Outro fator que colabora para isso, é que as região de arco são convertidos em pequenos seguimentos de reta, simulando assim uma superfície arredondada. 

 

Uma solução pontual (devido a limitação de edição ou escolha no export do arquivo de terceiros), acabo que deletando os pontos problemáticos e criando um novo no lugar.

 

  1. Lendo sua mensagem vi que já tentou exportar em SVG. Esta seria um possível correção neste erro, pois o cálculo de conversão é diferente do *.dxf. Em minhas pesquisas ele utiliza o sistema de curva de Bézier, criando uma curva mais realista e mais precisa que o uso do *.dxf do Corel. Porem, alguns blogs externos recomendas a configuração no momento do export:
    1. Do a File|Save As and then in the filetype box in the save window, select SVG (not Inkscape SVG which is a slight variant). This will bring up another box with SVG parameters. Check the box to save text as paths.
    2. OBS: Creio que não deverá marcar a opção Inkscape e selecionar o formato de carimbo;
  2. Outra solução seria trocar o software de exportação. Alguns sites e sistema on-line prometem converter imagens em SVG gratuitamente, porem deixo somente a referencia do picsvg.com (não fiz testes mas li vários comentários que funcionou a conversão);

 

Se for possível, gostaria muito de ver estes arquivos que exportou (tanto *.dxf e *.svg que irá exportar), dessa forma faço os teste no meu Fusion a comparamos os resultados.

 

Forte abraço


Você achou esse post útil? Sinta-se à vontade para curtir esta postagem.

Esta postagem respondeu com sucesso à sua pergunta? Clique no botão Aceitar solução.

Prof. Daniel Severino

EESignature

www.youtube.com/ProfDanielSeverino
Mensagem 3 de 5

Lucas,

 

você tem acesso ao software AutoCAD? Pergunto isso pois nele temos dois comandos que podem ajudar, sendo o Region (cria uma região permitindo o uso do extrusão no AutoCAD 3D) e o comando Boundary (cria uma região fechada com base na seleção da região interna de uma geometria, gerando assim um segundo desenho com polilinhas somente com o contorno desejado). Vou deixar abaixo os tutoriais Autodesk:

 

REGION (Command)
https://help.autodesk.com/view/ACD/2025/ENU/?guid=GUID-ADD055CD-D351-424C-91F0-B8E5526B106C


BOUNDARY (Command)

https://help.autodesk.com/view/ACD/2025/ENU/?guid=GUID-5072D0D0-5DB7-4649-8B2F-1FD5A3FA3643

 

Neste caso recomendo o uso do Boundary. Vou deixar um tutorial feito pelo Rafael Igino, espero que ajude:

 


Você achou esse post útil? Sinta-se à vontade para curtir esta postagem.

Esta postagem respondeu com sucesso à sua pergunta? Clique no botão Aceitar solução.

Prof. Daniel Severino

EESignature

www.youtube.com/ProfDanielSeverino
Mensagem 4 de 5

olá Daniel, obg por ler minha dúvida e procurar soluções para ela ! irei fazer as suas recomendações. 

consegue me passar seu email, dessa forma consigo enviar para voces alguns arquivos que tenho essa dificuldade 

Mensagem 5 de 5

Olá Lucas 🙂 

Creio que podemos trocar os arquivos pelo sistema do fórum. Assim mais usuários poderão ajudar na conversar dos mesmos. 

Ao responder a mensagem, o campo de anexo aparece com o botão "Arratar e soltar aqui...":

 

DanielSeverino_0-1724769712689.png

 

Caso realmente não queira compartilhar pelo fórum, deixo meu contato daniel.severino@yahoo.com.br 


Você achou esse post útil? Sinta-se à vontade para curtir esta postagem.

Esta postagem respondeu com sucesso à sua pergunta? Clique no botão Aceitar solução.

Prof. Daniel Severino

EESignature

www.youtube.com/ProfDanielSeverino

Não encontrou o que está procurando? Pergunte à comunidade ou compartilhe seu conhecimento.

Postar nos fóruns  

Autodesk Design & Make Report