Announcements

The Autodesk Community Forums has a new look. Read more about what's changed on the Community Announcements board.

Recebimento de E-mail Ameaçador e Cobrança Indevida da Autodesk para Versão Estudante

juliatnorio
Observer

Recebimento de E-mail Ameaçador e Cobrança Indevida da Autodesk para Versão Estudante

juliatnorio
Observer
Observer

Olá a todos,

Estou enfrentando uma situação extremamente desconfortável envolvendo a Autodesk. Em 2023, como aluna do curso de Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental, fiz o cadastro no site da Autodesk para testar a versão estudante do AutoCAD. Instalei o software no notebook da empresa onde trabalho, que meu patrão me emprestou, pois não tenho outro dispositivo disponível. Usei o software exclusivamente para fins de aprendizado, como permitido pela versão educacional.

Recentemente, recebi um e-mail de tom ameaçador do advogado da Autodesk, exigindo a regularização da licença através da compra de uma assinatura de 3 anos, no valor total de R$ 25.633,00. Esse valor é completamente fora de minha realidade financeira, especialmente considerando que só instalei a versão estudante para fins acadêmicos.

Estou perplexo com essa abordagem e não entendo como algo relacionado à versão educacional pode resultar em uma cobrança tão desproporcional. Alguém mais já passou por essa situação? Como resolveram?

Acredito que a Autodesk precisa rever suas políticas e a comunicação com seus usuários, principalmente com estudantes, para evitar confusões e cobranças indevidas.

Aguardo um retorno oficial sobre essa questão.

Atenciosamente,
Júlia Tenório

0 Likes
Reply
Accepted solutions (1)
769 Views
4 Replies
Replies (4)

CCarreiras
Mentor
Mentor
Accepted solution

Olá Júlia,

Como a Júlia refere, admite que instalou o software no PC da empresa onde trabalha, e possivevelmente usou o software nas instalações (e rede de internet) da empresa.

As regras são claras... Não é permitido usar licenciamento de estudante em ambiente profissional, e como deve imaginar, a Autodesk não tem como saber se está apenas a testar o software ou se está desenvolvendo trabalho.

Imagine que todo o mundo dizia que estava apenas experimentando o software?

Tem de compreender que muita gente tira proveito desta situação: estar a usar software de estudante para desenvolver trabalho com licenças gratuitas, que não são permitidas para tal... é por isso recebeu esta especie de indemnização, para reparar a situação.

O que devia ter feito, era ter instalado uma versão trial de um mês e assim testar o software nesse periodo, e isso seria legal.

De qualquer forma, aqui somos apenas utilizadores como você, e não podemos ajudar mais a resolver a sua situação, apenas podemos dar o nosso feedback.

Se nos diz que apenas usou o software para experimentar, o que tem de fazer agora é explicar a situação e esperar que a sua exposição seja atendida. Espero que não tenha usado durante muito tempo e muitas vezes, pois isso já pode ser encarado como algo mais que experimentar.

Boa sorte, espero que corra tudo bem.

CCarreiras

EESignature

juliatnorio
Observer
Observer

Olá! Obrigada pela atenção.

Pelo nervosismo e impulso ao escrever essa primeira mensagem, não me atentei muito bem.

Retratando, o notebook não é da empresa, era um dispositivo pessoal que me foi emprestado para usar para a faculdade e o utiliza em todas as matérias. Quando ao período de teste que se refere, não se aplica a mim. Pois ainda sou estudante e tenho direito ao acesso estudantil que, ao renovar, sempre envio documentos que comprovam meu vínculo com a universidade. Esse período sempre é de 1 ano. 

Ainda sobre esse assunto, a empresa foi criada muito depois do ano que instalei o software, por isso o dispositivo que usei é pessoal. 

Mas o mais desconforme é que nunca criei uma conta com e-mail empresarial, apenas com o meu pessoal que utilizo para estudo. Entretanto, recebi essas mensagens pelo e-mail da empresa. Por isso desconfio de sua credibilidade.

Como mentor, gostaria que analisasse minha situação e me ajudasse a entender o que aconteceu.

Att.

Júlia.

0 Likes

CCarreiras
Mentor
Mentor

Julia,

Possivelmente foi detetado o uso de licenças de estudante na rede empresarial.
A Autodesk não tem como saber se o PC é pessoal ou empresarial, só sabe que está a ser usado num meio empresarial usando uma licença que não é propria para isso.

Como ja deve ter reparado, o email não veio para si, porque tem todo o direito a usar a licença estudantil; o email foi para a empresa, porque ela nao pode desenvolver trabalho usando licenças estudantis.

O que deve fazer é entrarem em contacto com quem lhe enviou o email (o representante de license compliance da Autodesk) e esclarecer/resolver a situação, de preferencia sem causar danos.

De qualquer forma, se está a iniciar o trabalho na empresa e vai necessitar de licenças, agora pode ser uma boa altura para adquirir as licenças. Tente negociar os valores de modo a que a aquisição das licenças possam resolver este problema. 

Como já disse por aqui, somos apenas utilizadores como você, por isso não podemos dar mais que as nossas opiniões.

CCarreiras

EESignature

0 Likes