Nota: Este artigo foi escrito e publicado em inglês e é uma versão traduzida do original aqui.
O valor percebido dos padrões CAD
CAD padrões têm sido historicamente uma despesa adicional em qualquer cultura corporativa. Como tal, o trabalho relacionado a normas e sua implementação raramente recebeu um número de trabalho faturável. Se a administração não vê potencial para ROI suficiente no prazo investido, ela não considerará o uso de ativos corporativos para desenvolver tais padrões. Tendo estado no campo do design por quarenta e cinco anos, eu vi, muitas vezes, o lado negativo dessa falta de investimento corporativo em padrões CAD.
As tarefas que mantêm CAD usuários avançando de forma consistente têm menos ROI visível (retorno sobre o investimento) do que o trabalho de projeto. No entanto, o sucesso ou fracasso desses esforços está diretamente ligado aos resultados da empresa. A administração precisa perceber a importância da consistência e da qualidade do produto para sua marca e seus resultados. Um ambiente lucrativo provavelmente verá a administração investir em áreas que não são de projeto. À medida que o dinheiro fica mais apertado, desnecessário (leia-se CAD padrões), as tarefas são as primeiras a serem eliminadas.
Este artigo examinará a relação entre o gerenciamento de nível C e o resultado do projeto de CAD. A eficácia da implementação de CAD padrões será impulsionada diretamente pelo valor que a empresa atribui a documentos precisos e consistentes. A documentação deve ser vista como um produto viável para promover ainda mais a marca corporativa e evidenciar sua disposição a investir nisso.
O que são CAD padrões e como eles afetam a ROI corporativa?
As CAD normas são diretrizes para a criação de desenhos que deem suporte a um produto ou processo, ao mesmo tempo em que abrangem parâmetros corporativos estabelecidos pela administração. O monitoramento da atividade de projeto em CAD deve ser prático e de nível de operador. Sem esse nível de engajamento, nenhum padrão será adequado ou produzirá resultados viáveis. CAD padrões devem ser considerados processos vivos e sujeitos a revisão regular pela administração e pelos usuários de CAD.
Desafios para definir e estabelecer padrões CAD
"CAD padrões" é um termo que pode fazer de você um herói ou um vilão. O valor de CAD padrão para a gerência C-nível decidirá qual você se tornará ao iniciar o caminho para criar e manter um padrão de CAD corporativo.
Como desenvolver um padrão de CAD aceitável e lucrativo
O desenvolvimento de padrões de CAD práticos é um caminho complicado a percorrer. O processo exigirá a contribuição de pessoas em todos os níveis dentro de uma organização. A palavra-chave aqui é pessoas. Em última análise, o que você desenvolver será usado por colegas de trabalho e colocado sob um microscópio pela gerência; todos são pessoas. Deixar de levar em conta os interesses de todos levará à não aceitação do seu trabalho por alguém. Esta é uma receita para o fracasso, mesmo antes de começar.
Qualquer padrão que você tente implementar deve ter o apoio da equipe de CAD, bem como o apoio financeiro da administração. Isso significa conversar com operadores de CAD e aprender sobre seus problemas e pontos problemáticos em primeira mão. A definição de padrões deve ser baseada no ambiente de trabalho de seus colegas de trabalho, e não em uma fórmula de um livro sobre a experiência de outra pessoa.
O desenvolvimento de normas demasiado pesadas ou intrusivas para as actividades de um operador CAD irá falhar. Seus esforços também falharão se um padrão for baseado apenas em ideais de gestão ou em uma infraestrutura que não é bem mantida.
Minhas experiências de trabalho recentes lançaram muita luz sobre isso. O esforço atual para melhorar a documentação e padronizar produtos me levou a me aprofundar no que precisa mudar e no impacto nas horas e prazos reais de trabalho.
Em qualquer escritório com vários funcionários CAD, sempre haverá uma mistura de níveis de experiência e níveis de interesse em relação ao trabalho CAD essencial e ao valor de criar um produto consistente. Um dos principais problemas que tenho visto recentemente resume-se ao CAD de usuários receberem instruções confusas sobre o que segue o padrão, até mesmo o que é o padrão.
Passei muitos dias limpando um trabalho, reformatando e consertando desenhos, porque o trabalho original precisava ser feito de acordo com o padrão atual. Muitas vezes, as pessoas nem sequer se conscientizam da existência de um padrão. Isso adiciona tempo e despesas a um trabalho. O problema central é que CAD design não está no radar da administração e é uma "questão desconhecida" para eles. Quando o retrabalho é feito, o tempo pode ser difícil de justificar para a gerência.
Como eu fiz (ou tentei conscientizar) os jogadores envolvidos sobre essa questão geralmente ignorada, mas genuína, eu não fui popular ao fazê-lo. Descobri que as pessoas CAD-nível serão primeiro defensivas em muitos casos, observando que fizeram o que foram instruídas a fazer. Este não é um problema de operador CAD; eles estavam fazendo o que fazem. À medida que você se aprofunda, fica evidente que John ou Susie fez o que pediu. Ele não está informando as pessoas envolvidas sobre as normas e protocolos existentes que causaram o problema com o trabalho.
O próximo problema que os usuários de CAD mencionarão é que não há uma maneira eficiente de acessar os desenhos padrão da empresa ou os dados necessários. Essa é uma questão mais profunda que envolverá a TI e a infraestrutura existente dentro da organização. Uma nova lata de vermes, que, quando aberta, vai te colocar no radar de várias pessoas, e não no bom sentido.
Fazer com que a administração perceba que há uma questão que vale a pena analisar será outro obstáculo. Muitas vezes, os gerentes estão espalhados muito finos (especialmente no mundo de hoje). Como verifiquei, as discussões sobre padrões e as preocupações atuais com eles não são de seu interesse. Ou seja, até que os contadores de feijão olhem para os custos relacionados ao trabalho. Quando um gerente não faz orçamento para o operador de CAD Joe passar dois dias consertando o trabalho CAD e eles estão acima do orçamento, isso chama sua atenção.
A tentativa de mostrar que os problemas de gerenciamento estão causando um problema não fará de você nenhum amigo. No entanto, normalmente, essa é a realidade. Andar na linha tênue entre o mundo deles e o seu é uma arte, o que estou tentando fazer.
Como gerente de CAD (aspirante a qualquer maneira), tenho visto esse problema como meu mundo diário. Fazer com que a gerência entenda CAD padrões de uma perspectiva não gerencial exige um pouco de habilidade de vendas. Eles devem saber o valor de suas preocupações (qual é a minha ROI) em seu papel.
Considerações finais
Como último pensamento, deixo-vos isto; CAD padrões se resumem às pessoas com quem você trabalha. Alguns seguirão rapidamente, outros nem tanto. Seu padrão de CAD corporativo deve ser um esforço de vida. Ele vai evoluir com o ambiente de trabalho e seus colegas de trabalho. Sinta-se à vontade para falhar, geralmente várias vezes. Você melhora aprendendo com os erros e não desistindo quando as coisas não saem como planejado.
A gestão, vendo a questão fundamental de não ter ou aplicar as normas CAD, será o seu objetivo mais importante. Quando eles estiverem cientes do potencial de seus esforços para melhorar sua marca e presença no setor (bem como economizar $$$), eles começarão a analisar suas preocupações com seriedade.
No momento, estou me esforçando para estabelecer padrões CAD em nosso escritório. Continuarei escrevendo sobre minha jornada por este caminho em artigos futuros. Se alguém estiver interessado no tema e gostar de discuti-lo, não hesite em contactar-me.
Nota: Este artigo foi escrito e publicado em inglês e é uma versão traduzida do original aqui.
Você deve ser um usuário registrado para adicionar um comentário aqui. Se você já estiver registrado, faça logon. Se você ainda não estiver registrado, registre-se e faça logon.