Anúncios

Between mid-October and November, the content on AREA will be relocated to the Autodesk Community M&E Hub and the Autodesk Community Gallery. Learn more HERE.

Member Spotlight: Yuriy Podolchuk – O poder da comunidade BIM ucraniana!

Yurii_Podolchuk-spotlight.jpg

 

Nota: Este artigo foi escrito e publicado em ucraniano e é uma versão traduzida do original publicado aqui

 

Para Yuriy Podolchuk, arquitetura e construção não são apenas desenhos e padrões. Em primeiro lugar, são pessoas capazes de se reunir em torno de um objetivo comum, compartilhar experiências e levar a indústria adiante juntos. Foi a crença no poder das comunidades profissionais que levou Yuriy de engenheiro de projeto a líder da comunidade BIM ucraniana e especialista envolvido na formação da política BIM ucraniana. 

 

Um caminho que começa com a prática 

Yuriy nasceu em Chernivtsi e tem duas formações especializadas: "O secundário especial é a construção e operação de edifícios e estruturas, e o superior é os recursos hídricos, engenheiro civil." Ele deu seus primeiros passos na profissão como designer, combinando os papéis de arquiteto e designer na construção residencial privada. Em seguida, estudou na Universidade Nacional de Engenharia Civil e Arquitetura de Kiev e, combinando com os estudos, trabalhou na Kyivproekt: redes externas de abastecimento de água, estações de tratamento de água, participação em projetos ao nível da reconstrução da estação de aeração de Bortnytsia. Depois de se formar na universidade, ele continuou sua carreira como engenheiro. 

 

Revit, fórum e transição para o gerenciamento BIM 

O ponto-chave foi o ano de 2011-2012: a empresa onde Yuriy trabalhava simplesmente anunciou que "o próximo projeto deveria ser publicado no Revit". Quase não havia cursos de treinamento, então o fórum da Autodesk e o Help Revit ajudaram: "O fórum, de fato, tornou-se a principal fonte onde obtive conhecimento e respostas às minhas perguntas." O processo foi bastante complexo, mas ao mesmo tempo emocionante: novas abordagens, novos métodos, novas visões sobre o processo de design e o produto final. Com o tempo, o interesse pela metodologia se transformou em uma profissão: "Com o tempo, o BIM se tornou mais interessante para mim do que o design em si. Passei pelas etapas de engenheiro de projeto e coordenador para gerente de BIM." 

 

Uma cidade que molda o gosto 

Além de fóruns, trabalho e programação, também conversamos sobre hobbies, hobbies e o que valorizamos. Chernivtsi deixou sua marca: "Esta é uma das cidades mais bonitas da Ucrânia, com uma bela arquitetura; O ambiente formou em mim uma certa visão de mundo e compreensão do "bem". Há montanhas próximas, daí os hobbies: turismo de montanha, snowboard, ciclismo. "Anteriormente, morando perto dos Cárpatos, eu não percebia totalmente sua importância na vida. Só depois de me mudar, percebi o quanto isso está faltando." 

 

O poder das comunidades: do fórum à comunidade BIM ucraniana 

A experiência dos fóruns levou a uma unificação mais ampla: "Quanto mais complexo o problema, menos provável é que você o resolva sozinho. Na comunidade, um punhado das mesmas pessoas inteligentes começa a compartilhar suas experiências e experimentos - e a solução é mais rápida e melhor. Em 2018, Yuriy e pessoas com ideias semelhantes fundaram a Comunidade BIM Ucraniana (inicialmente como um grupo informal no Facebook). "Queríamos unir o maior número possível de especialistas – afinal, há muitas pessoas talentosas na Ucrânia que simplesmente não conhecemos." Em pouco tempo, a comunidade reuniu mais de três mil membros e se tornou a maior do país em seu nicho. 

 

joaquimmoral_0-1758900164329.png

 

 

Comunidade BIM ucraniana reunião em outubro de 2020 com um representante do Ministério da Transformação Digital da Ucrânia. 

 

Da ideia à política pública 

Quando o governo começou a falar sobre BIM, a comunidade assumiu uma posição ativa. "Meus parceiros e eu desenvolvemos um conceito para a implementação do BIM na Ucrânia (2019-2021), que foi posteriormente aprovado pelo Gabinete de Ministros. Isso deu otimismo: o processo começou, não há como voltar atrás." No entanto, a guerra russa contra a Ucrânia e a covid fizeram seus próprios ajustes. No entanto, a equipe encontrou forças para avançar mais nesse plano, combinando-o com as principais atividades ditadas pelos desafios de hoje. "A Comunidade BIM ucraniana tornou-se a desenvolvedora do anexo nacional da ISO 19650 e criou dois novos padrões: sobre o ambiente de dados compartilhados (CDE) e a primeira parte de uma série de padrões sobre os níveis de demanda de informações." 

 

joaquimmoral_1-1758900164330.png

 

 

Comunidade BIM ucraniana reunião em junho de 2020 com o Presidente do Comitê de Organização do Poder do Estado, Autogoverno Local, Desenvolvimento Regional e Planejamento Urbano e o Primeiro Vice-Ministro das Comunidades, Territórios e Desenvolvimento de Infraestrutura da Ucrânia 

 

 

Comunidade BIM ucraniana: Em 21 de outubro de 2024, deputados, representantes do Gabinete do Presidente, da Secretaria do Gabinete de Ministros, autoridades centrais, governos locais, especialistas, ONGs e representantes da mídia foram convidados para as audiências do Comitê sobre o tema "Digitalização dos Processos de Desenho e Exame para a Recuperação Transparente da Ucrânia", que contou com a presença de deputados, representantes do Gabinete do Presidente, da Secretaria do Gabinete de Ministros, autoridades centrais, governos locais, especialistas, ONGs e representantes da mídia. nossa comunidade foi representada por Yuriy Podolchuk, Mykola Kolomoyets e Ihor Yurasov.  

 

Segurança como uma nova condição de partida 

A invasão em grande escala também mudou a ênfase no design: "Quase todos os fatores que costumavam ser decisivos nas soluções arquitetônicas e de planejamento desapareceram no 2º plano. Agora, a primeira coisa são as questões de segurança: a disponibilidade de um abrigo e quantos lugares existem nele, como projetar corredores para proteger as pessoas e assim por diante. Yuri é franco: "A arquitetura é sobre criar algo novo, mas agora as condições são ditadas pela ameaça de morte." 

 

Um exemplo muito claro de reconstrução é demonstrado no artigo "900 edifícios foram restaurados em Bucha após a ocupação: fotos antes e depois". A foto acima mostra como foi após a invasão do agressor e abaixo – como os ucranianos (muitas vezes com o apoio de estados parceiros) se recuperaram após a libertação da ocupação. 

 

joaquimmoral_2-1758900164330.png

 

 

 

joaquimmoral_3-1758900164341.png

 

 

 

joaquimmoral_4-1758900164342.png

 

 

 

joaquimmoral_5-1758900164342.png

 

 

 

joaquimmoral_6-1758900164345.png

 

 

joaquimmoral_7-1758900164346.png

 

 

   

As ferramentas devem falar ucraniano 

Outra frente é a linguagem da interface: "O nível de proficiência em inglês é baixo, em média, e isso dificulta o domínio de ferramentas complexas (como o Revi, por exemplo) e retarda o processo de produção, principalmente no início. As interfaces em ucraniano removeriam uma barreira para os recém-chegados." Não se trata apenas de conveniência: "A demanda por especialistas será (embora já exista) enorme – uma parte considerável do país foi destruída. Estamos diante de novos desafios profissionais, superados que exigirão muitos funcionários qualificados que resolverão problemas de forma rápida e eficiente. As melhores ferramentas em linguagem simples ajudarão nisso." 

 

Sobre a função do Autodesk Expert Elite 

Yuriy tem o status de Expert Elite da Autodesk (desde 2019): "Para mim, foi como me reconhecer como um dos principais especialistas. A coisa mais valiosa que este programa me deu: em primeiro lugar, é um clube de pessoas com ideias semelhantes e uma oportunidade de crescer com elas; Também é importante usar o software para autoeducação e ajudar os outros."  

 

Comunidade em vez de ilusões 

Yuriy acredita sinceramente nas pessoas e ao mesmo tempo lembra a realidade: "Os tempos estão mudando: os fóruns como ferramenta estão se afastando, as formas de comunicação estão se tornando diferentes. Mas a importância das comunidades não desaparece em lugar nenhum, muito pelo contrário." E acrescenta: "Juntos, podemos vencer em todos os lugares e em todos." 

Passo a passo, em pequenas iterações, já estamos mudando as regras do jogo: da DBN aberta à adoção da lei BIM, das iniciativas locais aos padrões nacionais. Esta não é uma maratona por uma semana - este é um caminho por anos. Mas alguém tem que passar por isso. 

Yuri é um daqueles que não romantizam as circunstâncias. Ele não esconde o fato de que o plano de hoje "sobreviver primeiro, depois todo o resto" soa mais honesto do que estratégias de alto perfil. No entanto, é dessa honestidade que nasce a resiliência – e projetos que mudam o país. Da postagem no fórum ao conceito para o governo, do primeiro PDF aberto aos padrões CDE, há uma fórmula simples por trás disso: pessoas + propósito + perseverança. 

 

Nota: Este artigo foi escrito e publicado em ucraniano e é uma versão traduzida do original publicado aqui.