Por que me inscrevi no Autodesk Expert Elite – As pessoas por trás dos pixels

Why I Applied - Cover Photo.jpg

Nota: Este artigo foi escrito e publicado em inglês e é uma versão traduzida do original aqui.   

Nunca foi sobre o software. 

Era sobre voz, espaço e coragem para continuar moldando a arquitetura mesmo quando o mundo treme. 

Candidatei-me ao programa Expert Elite da Autodesk não para obter um distintivo, mas para homenagear uma jornada que começou em um pequeno vilarejo perto de Kiev e continua com as histórias de educação, mentoria e projeto em BIM escritas no Revit. 

Até 2020, trabalhei como gerente de BIM nas equipes de arquitetura e construção de Kiev, ajudando a implementar processos e apoiando projetos desde o conceito até a documentação. 

Desde 2022, administro umcanal no YouTube como espaço de apoio e compartilhamento de conhecimento. 
Ele se transformou em algo mais - uma maneira de reconectar arquitetos e estudantes que tiveram que deixar a Ucrânia e aqueles que ficaram, mas precisavam de novas ferramentas para continuar construindo. 

joaquimmoral_0-1757523810425.png

Marta, minha amiga desde a universidade, abraçou o Revit enquanto se mudava durante a guerra. Mais tarde, mudou-se para os Estados Unidos, onde continua sua carreira como projetista de interiores. 

joaquimmoral_1-1757523810425.png

Maria, que foi minha companheira de equipe em um grupo de BIM inovador, trabalhou como arquiteta na equipe principal do projeto. Mais tarde, ela fez a transição para o Revit, aplicando-o a edifícios industriais digitalizados a laser na Suíça. 

joaquimmoral_2-1757523810425.png

Taisia, agora arquiteta licenciada, já foi minha colega na mesma empresa. Naquela época, ela era arquiteta-chefe, focada em projetos de grande escala. Sua curiosidade sobre o Revit nunca desapareceu e, com o tempo, ela o explorou profundamente - de casas particulares a formas biomórficas. 

joaquimmoral_3-1757523810425.png

E Valerii, um jovem talento de Kharkiv, desenvolveu um projeto de diploma de aeroporto de pista flutuante enquanto aprendia o Revit remotamente no Canadá, me lembrou por que a orientação é mais importante. 

joaquimmoral_4-1757523810425.png

Mentoria de BIM além das fronteiras 

Às vezes, nossas maiores vitórias profissionais não vêm com certificados - elas vêm com histórias. 

No ano passado, um jovem estudante de arquitetura de Kharkiv, Ucrânia, Valerii, encontrou meu tutorial do Revit no Centro Cultural Da Chang via YouTube. Inspirado, ele buscou orientação para ajudar a concluir sua tese de bacharelado: um terminal de aeroporto, localizado em Victoria, Canadá. 

Apesar do caos da guerra e da continuação de seus estudos remotamente do Canadá, ele permaneceu determinado. Ao longo de 14 consultas individuais do Revit, trabalhamos juntos, desde a importação de topografia CAD e modelagem do local até o domínio de formas e visuais complexos do Revit. 

joaquimmoral_5-1757523810426.png

Nossa sessão final durou três horas, exatamente durante a breve janela de eletricidade que tínhamos naquele dia, após uma noite de ataques com mísseis a Kiev. 

Ele defendeu com sucesso seu diploma com 94 de 100 pontos na Universidade Nacional de Economia Urbana de Kharkiv (em homenagem a M. Beketov). Hoje, ele espera se candidatar a um mestrado em Ciências da Construção na Universidade de Toronto. 

joaquimmoral_6-1757523810426.png

Todas essas histórias me lembram que o Revit não é apenas um software. 
É uma linguagem de design. 

Acredito no BIM significativo, no aprendizado independente e na construção de comunidades por meio da voz, não apenas de sistemas. 

Obrigado a todos que estiveram comigo neste caminho. 
Vamos continuar criando. 

"O post foi traduzido e polido com a ajuda da Gemini." 

Seu arquiteto por voz, 
Kateryna 

Nota: Este artigo foi escrito e publicado em inglês e é uma versão traduzida do original aqui.