Olá,
No meu trabalho preciso numerar centenas de paredes em uma sequência de proximidade e para isso uso um bloco com atributo para identificá-las. Acontece que quando esqueço de nomear uma parede, gasto um tempo renomeando todos os atributos dos blocos...
Exemplo: estou numerando paredes de um quarto (parede 97,98,99...) e esqueço de identificar uma. Quando estou na parede 250 percebo que não numerei a parede que deveria ser a 200 e preciso renomear a 250 para 251, a 249 para 250 até sobrar o valor faltante.
Gostaria de saber se seria possível desenvolver um código com a seguinte lógica (vou usar o exemplo para ficar mais fácil)
Se o bloco tiver um atributo maior que 99, então somar +1.
Desde já, muito obrigada!!
Olá @melissacmancuzo
O titulo do post foi editado para facilitar o encontro do tema por outros usuários (por @clacampos)
Original: [Renomear Atributos de um Bloco Sequencialmente ]
Solucionado! Ir para Solução.
Solucionado por hmsilva. Ir para Solução.
Olá @melissacmancuzo para a parte de inserção já com a numeração de forma automática, você pode utilizar uma lisp do Lee Mac chamada "Suíte de Numeração Incremental".
Você define os parâmetros do objeto, se é um bloco, text ou mtext, depois seleciona o bloco e o atributo associado a numeração. No campo superior esquerdo você define um prefixo, sufixo ou apenas a numeração normal, No incremento você define a ordem de adição do número. COMANDO: NUMINC
Referência: Lee Mac
@melissacmancuzo Já para numerar todos os blocos de forma automática seguindo uma sequência de incremento.
Utilize essa lisp ela preencherá automaticamente um tag de atributo específico com um rótulo exclusivo dentro de um conjunto de blocos atribuídos ou multilíderes com conteúdo de bloco atribuído.
Lembre de alterar o "myblock" para o nome do seu bloco, "mytag" para a tag associada. Para carregar a lisp voc~e pode utilizar o comando APPLOAD ou apenas arrastar para o CAD.
Referência: Lee Mac
Tentei por aqui, mas ele não alterou corretamente 😞 principalmente porque existem TAGS de paredes que são as mesmas mas apenas espelhadas, e eu indico com o número + "E". Elas acabaram sendo substituídas por outros números.
Olá @melissacmancuzo Tem como você detalhar o problema?
(Mande um print ou um arquivo .dwg com o bloco em questão. )
poderia enviar um exemplo em DWG, contento o seu bloco atributado.
se você conhece alguma coisa de programação, pode utilizar esta minha rotina antiga (estou a enviando descompilada) para criar a sua.
ela seleciona um bloco e depois seleciona o atributo que deve ser substituído.
depois pede para você dizer em que numeral quer começar a contagem e solicita que vá clicando nos blocos.
fiz assim para não te que ficar convertendo STRING em NUMERO para fazer a conta.
Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.
Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager
No seu caso ficaria melhor a numeração por proximidade e não por ordem de inserção
Olá @melissacmancuzo
As informações fornecidas pelos colegas @carlos.ramallho e @f_santana ajudaram você e responderam à sua pergunta?
Se sim, clique no botão “Aceitar como solução". Além disso, outros usuários da comunidade podem facilmente encontrar e se beneficiar das informações.
Se não, por favor, não hesite em dar uma atualização aqui no seu tópico para que todos os membros saibam qual é a progressão da sua pergunta e possam sugerir os próximos passos que podem ser úteis para você alcançar o que está procurando.
Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão 'Aceitar Solução ' .
Claudia Campos
Comunidade de Usuários Autodesk Português - Coordenadora
Infelizmente as soluções indicadas ainda não resolveram meu problema especificamente. Vários números acabaram mudando de ordem mesmo, e não somando apenas +1.
Irei continuar procurando algo que faça isso e compartilho no fórum, caso encontre.
Mas agradeço a atenção e a solicitude do Carlos e do Fabio!
@melissacmancuzo para fazer exatamente como você quer você precisa programar a sua rotina.
pelo que você falou não testou a rotina que escrevi, certo?
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.
Fábio Santana
Olá @melissacmancuzo
Ficamos no aguardo então de alguma novidade de sua parte ou outra sugestão de algum colega.
😉
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão 'Aceitar Solução ' .
Claudia Campos
Comunidade de Usuários Autodesk Português - Coordenadora
Fabio,
Eu até tentei sim, mas talvez então eu que não tenha sabido utilizar corretamente...
Segue bloco em anexo.
Desde já, obrigada!
@melissacmancuzo
testei aqui o seu bloco e a rotina funciona nele.
para começar a rotina você digita NBLOC
em seguida a rotina vai pedir para ser configurada, pedindo que escolha entre as 3 opções que determinei (Sufixo/Prefixo/Nenhum) o defun é NENHUM.
Sufixo - você determina um texto para ser inserido depois da numeração;
Prefixo - você determina um texto para ser inserido antes da numeração.
depois a rotina vai pedir para você dizer quantos dígitos esta numeração deverá ter. por exemplo 000 (3 dígitos)
em seguida ele vai pedir para você travar o bloco que será usado. isso você faz com uma seleção simples de um único bloco já inserido.
depois você dele selecionar o atributo que será substituído neste bloco. e por final determina o inicio da contagem.
com a rotina configurada é só ir selecionando os blocos na ordem que voe deseja.
esta foi a forma mais assertiva que encontrei para fazer esta numeração, cheguei tentar uma seleção por FANCE, mas as vezes um bloco não era selecionado na ordem correta e gerava retrabalho, então removi este método.
Fábio Santana
Mais uma vez, muito obrigada pelo retorno!
Segui suas instruções por aqui e realmente não havia usado a rotina da forma correta da primeira vez. Entretanto, pro meu trabalho específico, ela ainda não resolve 100%.
Em um pavimento tipo, eu uso a mesma numeração para paredes iguais de outras unidades, por exemplo, então selecionar uma por uma acaba não sendo muito eficaz, eu acabo tendo que renomear diversas paredes que não estavam na ordem de proximidade. Acho que o print deixa claro a situação:
Obrigada mais uma vez!
@melissacmancuzo ai para atender 100% do seu caso teria que editar a rotina para possibilitar a seleção de grupos para receber a mesma numeração.
talvez outra alguém aqui do fórum possa pegar a minha rotina e fazer isso para você.
Fábio Santana
@melissacmancuzo se compreendi corretamente, tenta o código anexo escrito para o boco N-PAR e adiciona uma unidade a todos os blocos com a numeração superior á fornecida pelo utilizador.
Espero que ajude
Henrique
Henrique, era exatamente isso que eu precisava!!!! Vai me economizar muito tempo e energia.
Muitíssimo obrigada!
@melissacmancuzo wrote:
Henrique, era exatamente isso que eu precisava!!!! Vai me economizar muito tempo e energia.
Muitíssimo obrigada!
@melissacmancuzo fico feliz por ter podido ajudar!
Henrique
tem algums lisp que consegue preencher a tag conforme a diferenciação dos blocos, exemplo: tenho um bloco chamado Tanque, esse tem alguns visibilits (300x300, 300x250, 300x400), enfim... imagina que cada uma dessa opções criam um tanque diferente. Portanto quero criar um atributo que eu informo um prefixo e um sufixo (numero inicial), supondo que eu informe o prefixo TANQ e sufixo 001 o lisp começa a percorrer o desenho, e chegando no primeiro ele encontra um bloco com visibilit 300x300 para esse ele atribui TANQ 001, chegando no segundo ele encontra outro com 300x300 então ele entende que esse é o mesmo do anterior e atribui o mesmo nome TANQ 001, chegando no terceiro ele identifica que a visibilit é 300x250 ele entende que esse é diferente e portanto ele atribui o nome TANQ 002 se no proximo ele voltar a encontrar 300x300 ele novamente utiliza o TANQ 001, enfim ele percorre e faz isso... Importante tenho alguns blocos que não tenho o visibilit, portanto a diferenciação deve ser feita pelo nome do bloco.Em resumo, o lisp deve primeiro verificar se são o mesmo bloco, se sim deve verificar se tem alguma particulariedade no visibilit, tamanho...ou qualquer outra configuração de um bloco dinâmico, se todas essas forem iguais ele mantem o nome, caso contrário ele segue para proxima numeração. Plus: Seria interessante ter uma opção para diferenciar ou não, podendo inclusive manter a diferenciação de nomes mesmo quando esses forem iguais...
Não encontrou o que está procurando? Pergunte à comunidade ou compartilhe seu conhecimento.