MODO LAYOUT

MODO LAYOUT

Anonymous
Não aplicável
22.502Exibições
17Respostas
Mensagem 1 de 18

MODO LAYOUT

Anonymous
Não aplicável

Bom dia,

Estou tendo problemas com terceiros que abrem meus arquivos no autocad para fazer orçamentos/consultas. Como a maioria deles não possuem conhecimento no software, eis o que ocorre:

Minhas pranchas são feitas no modo layout, então o temos o fundo branco e as pranchas nas linhas pretas. Quando é inserida a viewport, o desenho aparece todo colorido de acordo com os layers (até aí tudo ok). Mas as pessoas querem enxergar tudo nessa situação e reclamam que alguns layers são muito claros etc.

Tem como o desenho no layout aparecer todo preto? E se eu entrar na viewport eu ter meu desenho padrão colorido? Como se o desenho no layout já fosse uma visualização da impressão, após inserido o CTB. 

Obrigada,

Rafaella Duarte

Soluções aceitas (1)
22.503Exibições
17Respostas
Respostas (17)
Mensagem 2 de 18

RenatoDonatoViana
Advisor
Advisor

Bom dia Rafaella,

Tudo bem?

Seja bem-vinda a comunidade Autodesk. Vamos ajudá-la!

Sobre a questão de você colocar o fundo preto no modo Layout é preciso que você siga esses passos:

Digite OP <enter>

1.jpg

2.jpg

Execute esse procedimento tanto para o Model quanto para o Layout.

Grande abraço, 

Renato Donato Viana

Você achou esse post útil? Sinta-se à vontade para curtir.
Esta postagem respondeu com sucesso à sua pergunta? Clique no botão ACEITAR SOLUÇÃO.

EESignature

Mensagem 3 de 18

Anonymous
Não aplicável
Bom dia,

Obrigada pela atenção! Meu desejo não é colocar o fundo preto, e sim tudo que está dentro da viewport aparecer no modo real, como se fosse impressão (no caso, se todas as linhas na impressao forem pretas, aparece tudo preto. Se tiver algum layer que tiver que ser impresso em vermelho, ele ja aparece na cor reap da impressão)

Veja se deu pra entender direitinho!

Obrigada
Mensagem 4 de 18

RenatoDonatoViana
Advisor
Advisor

Rafaella,

Gostaria de aproveitar sua pergunta para ajudar em mais um detalhe que tenho observado em diversos projetos. Os profissionais desenvolvem o projeto no modo Layout, porém não configuram o fundo preto/branco embaixo da prancha. Acredito que se você configurar certinho seu cliente não terá essa dificuldade de visualização dos layers.

Algum tempo atrás ajudei uma pessoa na configuração de impressora DWG To PDF e durante a explicação entrei na questão de como devemos configurar o fundo preto ajustado na prancha. Dê uma olhada pois acredito que vai lhe ajudar.

https://knowledge.autodesk.com/pt-br/support/autocad/learn-explore/caas/screencast/Main/Details/f5d4...

Grande abraço,

Renato Donato Viana

Esta postagem respondeu com sucesso à sua pergunta? Clique no botão ACEITAR SOLUÇÃO.

EESignature

Mensagem 5 de 18

hmsilva
Mentor
Mentor
Solução aceita

raafaduarte escreveu:
Bom dia,

Obrigada pela atenção! Meu desejo não é colocar o fundo preto, e sim tudo que está dentro da viewport aparecer no modo real, como se fosse impressão (no caso, se todas as linhas na impressao forem pretas, aparece tudo preto. Se tiver algum layer que tiver que ser impresso em vermelho, ele ja aparece na cor reap da impressão)

Veja se deu pra entender direitinho!

Obrigada

Olá Rafaela,em adição ao que foi dito pelo Renato,

na configuração da Page Setup, abilita o Display plot styles...

Page_Setup_DisplayPlotStyles.PNG

Espero que ajude
Henrique

EESignature

Mensagem 6 de 18

RenatoDonatoViana
Advisor
Advisor
Entendi sua explicação! Estou gravando uma videoaula para poder explicar melhor essa questão.

Só um momento que já volto!!!
Renato Donato Viana

EESignature

Mensagem 7 de 18

RenatoDonatoViana
Advisor
Advisor

Boa tarde Rafaella,

Vê se conseguimos lhe ajudar com essas explicações.

https://knowledge.autodesk.com/pt-br/community/screencast/3cbcd82e-fb95-4388-b551-762fa59ff99e

Qualquer coisa, estamos por aqui!

Abraços,

Renato Donato Viana

EESignature

0 Curtidas
Mensagem 8 de 18

Anonymous
Não aplicável
Bom dia,

Muito obrigada pela atenção e pela gravação da vídeoaula! Eu já tinha esse conhecimento sobre salvar o PDF, mas meu questionamento é o seguinte (não sei se não estou me expressando corretamente para explicar a situação):

Envio meu projeto em DWG para uma loja fazer um orçamento. A atendente que recebe não tem um bom treinamento em autocad. Sendo assim, ela quer tirar medidas pelo próprio layout, onde os layers estão coloridos e diz que está péssimo para ela enxergar. Existe alguma forma de no layout aparecer tudo em preto e branco? Sem cores de layers, já como será na impressão final? (teoricamente falando, aparecer no layout já com a aplicação do CTB).

É complicado porque ao mesmo tempo que eles querem o arquivo em DWG para tirar medidas, eles imprimem o arquivo sem CTB por falta de conhecimento e fica tudo colorido e sem espessura de pena (e ainda por cima utilizamos bastante a cor yellow, fica péssimo na impressão colorida). Quando chegamos na loja está o arquivo que era só pra tirarem medida impresso, sem CTB e colorido.

Obrigada!!!
Mensagem 9 de 18

RenatoDonatoViana
Advisor
Advisor

Entendi!!!

Bom! Nesse caso seria interessante explicar ou até mesmo configurar o computador da cliente para o fundo preto no layout, dessa forma ela enxergará as entidades que estão em amarelo.

Outra forma é deixar o fundo branco e todas as cores dos layers na cor branca, pois dessa forma aparecerá para ela as entidades na cor preta. Posso me enganar, mas não tem um comando no AutoCAD que deixa tudo branco ou preto para a visualização a não ser trocando a cor do layer e o fundo da tela.

Acho que seria interessante configurar o AutoCAD do seu cliente para quando receber o seu desenho eles não tenha tanta dificuldades como estão tendo. Assim ajudaria eles e até mesmo você.

Grande abraço e qualquer coisa que precisar estamos por aqui para ajudá-la. Conte conosco!!!!

Renato Donato Viana

EESignature

0 Curtidas
Mensagem 10 de 18

f_santana
Mentor
Mentor
O maia fácil neste caso e você enviar o seu CTB para os seus parceiros e deixar o seus LAYOUTS configurados com uma impressora padrão do AutoCAD, como a DWG to PDF que vem em todas instalações.

Nesta configuração de folha que você marca que a apresentação deve ser conforme o CTB. Este botão fica logo a baixo do menu PULL DOWN onde escolhe os CTBs

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

0 Curtidas
Mensagem 11 de 18

clacampos
Autodesk
Autodesk

Rafaela

Outra sugestão que eu acho mais facil é voce criar um Layout só para as folha que envia a eles e nas Viewports deixar todos os layers na cor PRETA.

Voce entra na Viewport > Seleciona o comando Layer e clica em VPCOLOR e seleciona todos e na cor seleciona preto. Veja na figura abaixo.

Dessa forma vc mantem os outros layout como precisa para imprimir e esse com todas as linhas em preto.

VP layer preto.jpg

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão 'Aceitar Solução ' .

Claudia Campos
Comunidade de Usuários Autodesk Português - Coordenadora

Mensagem 12 de 18

Anonymous
Não aplicável

Olá, entendi a sua pergunta e espero que não sei tarde. 
O comando para que as espessuras apareçam na viewport assim como foram configuras é o "LINEWEIGHT"

Entretanto, no meu CAD não está funcionando e ainda não encontrei a solução. 

0 Curtidas
Mensagem 13 de 18

ttfeio
Advocate
Advocate

Olá, eu também prefiro que, no modo layout (paper space), meu desenho apareça todo preto...

Para isso eu simulo uma plotagem...sigo todo o processo para plotar, mas no final eu aplico "aplly to layout"e cancelo...

Pronto...o que tem que ficar preto na impressão fica preto...às vezes não funciona...então, eu entro na viewport, simulo um move, isto é, movo e solto no mesmo lugar...então funciona....veja anexo...

Mensagem 14 de 18

ttfeio
Advocate
Advocate

Neste dá pra ver melhor....

0 Curtidas
Mensagem 15 de 18

Anonymous
Não aplicável

Olá! Para alterar as configurações do layout para vermos o desenho na prancha com um padrão de pena aplicado, ou seja, com as cores como elas serão impressas, seguir as seguintes orientações:

1) Clique com o botão direito em cima da guia do layout e clique em Page Setup Manager. Abrirá uma caixa de diálogo com uma lista de todos os layouts do seu arquivo;

2) Clique no botão Modify. Abrirá uma caixa de diálogo semelhante a de impressão;

3) Para mostrar as cores no layout com as configurações do padrão de pena, basta selecionar o padrão de pena que você está utilizando em Plot style table (pen assignments) e selecionar a opção Display plot style logo abaixo. 

Se quiser voltar para a visualização colorida, basta desmarcar a opção Display plot style.

Fonte: https://www.adcad.com.br/2013/08/visualizando-prancha-no-layout-como-na.html

Mensagem 16 de 18

fdgoncalves
Community Visitor
Community Visitor

Bom dia Rafaella,

Apenas para registro e para ajudas futuras.
O que você pretendia fazer é muito simples.

- Botão direito sobre a aba do Layout, no canto inferior esquerdo (ao lado do model)
- Selecionar a opção *Page Setup Manager...*

- Selecionar a opção *Modify...*

- abrirá uma pagina semelhante a de impressão, nela selecione o CTB pretendido e ticke a opção a baixo *Display plot Styles*
- Pronto, só dar ok q sua pagina do layout aparecera conforme impressão.

0 Curtidas
Mensagem 17 de 18

piresdani0
Participant
Participant

Excelente explicação. Muito obrigada! Funcionou

0 Curtidas
Mensagem 18 de 18

clacampos
Autodesk
Autodesk

Olá  @piresdani0 

Obrigada pelo retorno com a solução é muito importante porque poderá ajudar outros usuários com a mesma duvida.

Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão 'Aceitar Solução ' .

Claudia Campos
Comunidade de Usuários Autodesk Português - Coordenadora

0 Curtidas