Anúncios
Attention for Customers without Multi-Factor Authentication or Single Sign-On - OTP Verification rolls out April 2025. Read all about it here.

Criar legendas automaticas no AutoCAD

hugopereira86
Participant

Criar legendas automaticas no AutoCAD

hugopereira86
Participant
Participant

Boa tarde,

Existirá algum Lisp que faça com que se elaborem legendas automáticas, baseadas nos blocos presentes no Model? Obrigado

Olá @hugopereira86 
O titulo do post foi editado para facilitar o encontro do tema por outros usuários (por @clacampos)
Original: [Criar legendas automaticas ]

0 Curtidas
Responder
Soluções aceitas (1)
1.833Exibições
9Respostas
Respostas (9)

f_santana
Mentor
Mentor

se alguém desenvolveu algo do tipo nunca divulgou

particularmente eu não vejo praticidade nisso, isso porque pelo menos nos projetos que faço no AutoCAD utilizo uma enorme quantidade de blocos e mesmo pensando em uma separação física (arquivo base e arquivo de documentação). o gerenciamento dos blocos que deveriam ir para a legenda e a forma como ela seria construída necessitaria de uma enorme quantidade de linhas de programação.

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

hmsilva
Mentor
Mentor
Solução aceita

@hugopereira86 wrote:

Boa tarde,

Existirá algum Lisp que faça com que se elaborem legendas automáticas, baseadas nos blocos presentes no Model? Obrigado

Olá @hugopereira86  e bem vindo à Autodesk Community.

Quando dizes "legendas automáticas, baseadas nos blocos presentes no Model" referes-te a legenda de quantidades?

O AutoCAD tem um comando, o bcount que faz a contagem dos blocos inseridos....

Existem várias rotinas de LISP que fazem esse tipo de legenda.

Eu, não tive necessidade de escrever nenhuma, mas lembro-me de ter visto algumas...

Anexa um dwg com o tipo de legenda.

Este programa do Lee Mac é uma das rotinas que me lembrava de ter visto.

Espero que ajude
Henrique

EESignature

hugopereira86
Participant
Participant
segue dwg em anexo.

O que pretendia era criar um comando, por exemplo : "cria-legenda" em que o autocad reconhece-se todos os blocos presentes no desenho e criasse uma legenda automatica com os blocos e descrição conforme o desenho em anexo...
0 Curtidas

hmsilva
Mentor
Mentor

@hugopereira86 Para criar uma rotina assim, necessitaríamos de muita customização, como os blocos não têm como nome a descrição, teríamos que criar algum tipo de associação entre o nome do bloco e a descrição, possivelmente teria que ser  'hard coded' dentro do próprio código.

Não é bem o que pretendes, mas testaste o link que coloquei na minha resposta anterior?

Henrique

EESignature

0 Curtidas

MatiasWendt
Advisor
Advisor

Olá @hugopereira86 

eu utilizo essa lisp do link abaixo..

é muito simples de utilizar e já disponibiliza tudo em forma de Tabela, os cabeçalhos podem ser editados e a coluna de quantidade pode ser exibida ou não, como preferir..

http://lee-mac.com/blockcounter.html

Se a resposta resolveu o seu problema clique em ACEITAR SOLUÇÃO, isso ajuda os outros usuários a encontrar rapidamente uma resposta, e se gostou, cliquem em CURTIR.

Matias I. Wendt

YouTube | Facebook | LinkedIn | Instagram

EESignature

hugopereira86
Participant
Participant

Sim já testei e poderá ser uma grande ajuda!

Obrigado!

hugopereira86
Participant
Participant

Existe alguma forma de editar a ordem em que aparecem os blocos na tabela gerada pelo "blkcount"?

No meu caso, eletricidade, gostaria de colocar por exemplo todos os interruptores no inicio da tabela, de seguida as luminarias, etc

Já vi que apenas dá ordenar por quantidade ou por ordem alfabética....

0 Curtidas

hmsilva
Mentor
Mentor

@hugopereira86 wrote:

Existe alguma forma de editar a ordem em que aparecem os blocos na tabela gerada pelo "blkcount"?

No meu caso, eletricidade, gostaria de colocar por exemplo todos os interruptores no inicio da tabela, de seguida as luminarias, etc

Já vi que apenas dá ordenar por quantidade ou por ordem alfabética....

@hugopereira86 infelizmente, não...

Para se alterar a ordem, o código teria que ser rescrito para isso, mas como se trata de um código genérico as opções são essas.

Faz falta uma opção nas tables que permitisse mover as rows para baixo ou para cima...

Só vejo uma maneira de reorganizar a table, selecionar a row Ctrl+c, criar uma nova row no lugar pretendido, selecionar a nova row Ctrl+v, apagar a row original... muita mão de obra, mas não vejo outra maneira de organizar a table.

Henrique

EESignature

0 Curtidas

ArethaAbdallah
Community Visitor
Community Visitor

Conseguiu descobrir algo?

0 Curtidas