BIND - NÃO DESVINCULA O ARQUIVO BASE ATACHADO

Anonymous
Não aplicável
14.001Exibições
9Respostas
Mensagem 1 de 10

Anonymous
Não aplicável

Boa tarde,

Nós aqui no escritório decidimos começar a trabalhar com o Xref, em rede, são três computadores, dois com a versão 2013 e outro versão 2015, tudo correu muito bem, até ao momento de usar o comando BIND para desvincular o o arquivo base, ou seja, não funciona, na verdade ele desvincula só que o desenho não se tranforma num bloco (como já aconteceu num trabalho meu em casa), ele continua com aquela janelinha tipo viewport do "Clip Xref" contendo todo o desenho do arquivo base, ficando assim o arquivo pesado. O que será?

Entrei no "PlataformaCad" e lá me aconselharam a vir aqui, me indicaram a Lu Klein, mas acredito qualquer um deva entender do assunto...!

Aberto a soluções/ideias/dicas,

Obrigado.

0 Curtidas
Soluções aceitas (2)
14.002Exibições
9Respostas
Respostas (9)
Mensagem 2 de 10

f_santana
Mentor
Mentor
O comando BIND somente insere as referências externas dentro do seu arquivo de emissão/trabalho.

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

0 Curtidas
Mensagem 3 de 10

f_santana
Mentor
Mentor
Uma sugestão para você é ler esta minha publicação
http://forums.autodesk.com/t5/autocad-portugues/bind-em-multipos-arquivos-em-um-unico-comando/td-p/4...

Tente fazer isso dentro do seu AutoCAD 2015.

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Fábio Santana

EESignature

Mensagem 4 de 10

Anonymous
Não aplicável
Boa tarde f_santana!

Grato pela sua atenção!

Eu usei o comando DWGCONVERT conforme instruções, correu tudo direitinho, mas no final quando abro o arquivo convertido ele continua igual a descrição que dou acima, ou seja, a referencia externa aparece desvinculada do arquivo base, só que, por exemplo, se eu explodir ela aparecem todos os desenhos que tinha no arquivo base (tal e qual um "Viewports"), ela não se transforma num bloco como deveria ser, que ao explodi-la se torna um desenho normal pronto para a ser usado por um engenheiro ou qq outro projeto complementar.
0 Curtidas
Mensagem 5 de 10

f_santana
Mentor
Mentor
Como eu disse antes, recortar a área de interesse não é uma propriedade do comando BIND.

O DWGCONVERT, é uma ferramenta para BINDar muitplos arquivos/purgar/corrigir possíveis erros.

Como exatamente você constrói as suas referências externas?
Seria um arquivo para cada corte/elevação e uma para cada nível?

A sua preocupação é enviar um arquivo editável para os seus parceiros?

Fábio Santana

EESignature

Mensagem 6 de 10

Anonymous
Não aplicável
Bom, primeiro eu crio um arquivo base contendo todos os desenhos necessários ao projeto, o mais simples possível, paredes, janelas, portas... O básico. Depois abro um novo arquivo e uso o comando Xref para anexar por exemplo uma planta a partir do arquivo base, e aí sim, será um arquivo para cada planta/corte/elevação usando o mesmo método. Aí parto para todo o arranjo gráfico necessário, cotas, blocos, etc... Ao usar a opção BIND que aparece no menu flutuante quando digitamos o comando Xref (xr) a minha intenção é separar (desvincular) todos os outros desenhos do arquivo base que eu não quero no meu desenho (pois na hora que uso a opção "Clip Xref" eu deixo apenas o desenho que quero à vista nesse arquivo tornando-o assim mais leve), e aí sim, como você pergunta acima, acabar enviando um arquivo editável para os meus parceiros.

Eu testei primeiro aqui em minha casa, acompanhando uma aula de uma colega sua no Youtube, e com uma versão 2010 a coisa funcionou, no momento que selecciono a opção BIND (botão direito em cima do arquivo anexado que aparece naquele menu flutuante do Xref) o desenho clipado se transforma num bloco...

Espero ter sido claro!
0 Curtidas
Mensagem 7 de 10

f_santana
Mentor
Mentor
Solução aceita
Você não entendeu o que eu disse sobre o funcionamento do comando BIND. Quando o comando BIND insere a referencia externa como um bloco (desvinculando, como você diz) ele mantem o arquivo exatamente como foi construído, se você desligar o CLIP da referencia/bloco vai enxergar o arquivo completo.

Isso não foi alterado em qualquer versão

Fábio Santana

EESignature

Mensagem 8 de 10

Anonymous
Não aplicável
Bom dia,

Caro f_santana,

Obrigado pela sua paciência quanto à persistência da minha teimosa ignorância. Ela foi alimentada pela má interpretação daquela aula no youtube e depois daquele trabalho de treino que fiz em casa, este só tinha uma planta e ao correr o BIND não tinha como me certificar da real transformação do desenho (pois este só tinha um desenho), e assim acabei gravando na cabeça que ficaria um bloco seccionado a partir do arquivo base.
Fiquei esclarecido, embora desanimado, pois essa forma que eu tinha interpretado seria mais eficaz e prática... Desta forma ao explodir o bloco terei de apagar todos os demais.

De qualquer forma o DWGCONVERT que você falou ao início já serve para agilizar bem o processo.

Obrigado!
0 Curtidas
Mensagem 9 de 10

f_santana
Mentor
Mentor
Solução aceita
Legal que finalmente conseguimos nos entender.

O "truque" para trabalhar com referencias externas é conseguir dividir os arquivos de referencia para você não mandar mais informações que as realmente necessárias.

Normalmente eu crio um arquivo base/referencia para cada nível do projeto, um para a implantação, um para cada corte e elevação.
Informações complementares como layout, piso, forro e equipamentos também geram um arquivo em separado.

Isso não é uma regra, é um exemplo do que a minha experiência julgou mais pratico e assertivo. Mas já tive projetos onde precisei fazer diferente, como criar um único arquivo para todos os cortes e outro para as elevações e incluir forros e pisos na base das plantas de civil.

O ideal é você ponderar a quantidade de frentes que você pode abrir com os seus recursos disponíveis quando for planejar a melhor forma de trabalhar

Fábio Santana

EESignature

Mensagem 10 de 10

cleijsantos
Explorer
Explorer

Ótimo fluxo de trabalho. Vou experimentar.

Graduando no curso de Arquitetura e Urbanismo - Uema
[email protected]
0 Curtidas