Contar blocos dinâmicos - AutoCad 2017

Anonymous
Não aplicável
4.945Exibições
9Respostas
Mensagem 1 de 10

Anonymous
Não aplicável

Olá!

Trabalho com projetos de prevenção e proteção contra incêndio e há uma necessidade de, por serem muitos objetos, contarmos os equipamentos projetados pelo AutoCad.

Porém, os blocos dinâmicos que estou fazendo não me dão liberdade para selecionar por similaridade, selecionando todos os blocos dinâmicos daquele tipo, nesse caso, os "hidrantes" (exemplo na imagem).

Já usei o comando COUNT (QSELECT), mas ele só conta os blocos normais, não os dinâmicos.

Agradeço desde já!

🙂

Soluções aceitas (2)
4.946Exibições
9Respostas
Respostas (9)
Mensagem 2 de 10

RenatoDonatoViana
Advisor
Advisor
Boa tarde Katarosso,

Tudo bem?

Seja bem-vinda a comunidade Autodesk Português.

No lugar de utilizar o comando COUNT, utilize o comando BCOUNT. Ele conseguirá lhe ajudar.

Digite BCOUNT <enter>
ALL <enter>

Aperte a tecla F2 para ver o histórico da resposta!

Espero ter ajudado, caso não, estou por aqui!

Abraços,
Renato Donato Viana

Você achou esse post útil? Sinta-se à vontade para curtir.
Esta postagem respondeu com sucesso à sua pergunta? Clique no botão ACEITAR SOLUÇÃO.

EESignature

Mensagem 3 de 10

Anonymous
Não aplicável

Olá Renato! Tudo bom?

Obrigada pelas boas vindas 🙂

Então, o AutoCad que tenho acesso é a versão LT, que não possui o Express Tools. Mas mesmo que tivesse, será que esse comando (BCOUNT) não contaria os blocos que utilizei para fazer o bloco dinâmico? Ex.: utilizei (imagens) 3 vezes o bloco "abrigo" dentro dele, para poder centralizar o bloco em um ponto. 

0 Curtidas
Mensagem 4 de 10

Anonymous
Não aplicável

Inseri um exemplo de bloco.

0 Curtidas
Mensagem 5 de 10

hmsilva
Mentor
Mentor
Solução aceita

katarosso escreveu:

...

Então, o AutoCad que tenho acesso é a versão LT, que não possui o Express Tools. Mas mesmo que tivesse, será que esse comando (BCOUNT) não contaria os blocos que utilizei para fazer o bloco dinâmico? Ex.: utilizei (imagens) 3 vezes o bloco "abrigo" dentro dele, para poder centralizar o bloco em um ponto. 

Olá katarosso,

infelizmente até o BCOUNT não iria funcionar com blocos dinamicos...

Esta rotina do EXPRESS nunca foi alterada para englobar blocos dinamicos... 😞

Existem algumas versões alteradas (não pela equipa das EXPRESS) para contar blocos, tambem blocos dinamicos.

Com o LT não será possivel recorrer a Auto/Visual LISP e comando nativo do AutoCAD para contar blocos não existe...

EDIT: caso possas recorrer a um AutoCAD Completo, tenta esta rotina do Lee Mac

http://www.lee-mac.com/dynamicblockcounter.html

Espero que ajude
Henrique

EESignature

Mensagem 6 de 10

Anonymous
Não aplicável

Fico triste pela informação, mas obrigada pela resposta. 🙂

EDIT: infelizmente não vou ter acesso no meu ambiente de trabalho, mas será bem útil para os trabalhos da faculdade.

Obrigada!

Mensagem 7 de 10

hmsilva
Mentor
Mentor

katarosso escreveu:

Fico triste pela informação, mas obrigada pela resposta. 🙂

Inelizmente, não pode ser uma resposta que ajude nessa tarefa...

Henrique

EESignature

Mensagem 8 de 10

cadklein
Advocate
Advocate
Solução aceita

Vou dar outra dica, mas infelizmente também é só para o AutoCAD "full", não tem esse comando no AutoCAD LT.

😞

Mas, enfim... como já foi informado, o BCOUNT (das Express Tools) não funciona para blocos dinâmicos, mas tem o comando DATAEXTRACTION que permite contar os blocos inseridos no dwg, inclusive os blocos dinâmicos, e ainda permite gerar uma tabela ou arquivo xls com os dados extraídos.

Veja o dwg e as imagens anexadas.

Marque Aceitar como Solução e clique em Curtir.

Select Accept as Solution and click on Like

Luciana Klein

LinkedIn Instagram | Facebook | Twitter  | YouTube

Instructor Certified Autodesk | Colaboradora da Comunidade de Usuários Autodesk Brasil 

Meu Site CADKlein

Mensagem 9 de 10

Anonymous
Não aplicável

neste caso do LT eu faria o seguinte, como o BCOUNT e o DATAEXTRACTION pois só funciona na versão full, no meu caso eu faria o seguinte, usaria o SELECTSIMILAR então selecionaria o bloco desejado e daria delete, assim apontaria o mumero de intens deletados, e posteriormente daria um UNDO para voltar antes do delete!!! 

0 Curtidas
Mensagem 10 de 10

f_santana
Mentor
Mentor
Poderia utilizar o comando FILTER que vai gerar a seleção se a necessidade do delet/undo

Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.

Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

0 Curtidas