Robot Structural Analysis Forum
Welcome to Autodesk’s Robot Structural Analysis Forums. Share your knowledge, ask questions, and explore popular Robot Structural Analysis topics.
cancel
Showing results for 
Show  only  | Search instead for 
Did you mean: 

Brazilian codes in Autodesk Robot

73 REPLIES 73
SOLVED
Reply
Message 1 of 74
Anonymous
7046 Views, 73 Replies

Brazilian codes in Autodesk Robot

Hello everybody.

 

The Brazilian codes (NBR 6118 for concrete, and NBR 8800 for steel) are not present in Robot. Is there a plan for them to be included?

 

What do you do when you’re working in projects for Brazil?

 

I’m sorry if this question has been answered before, but I did a search and found only one topic, that doesn’t directly answer this question.

 

Thank you all.

Ricardo Duarte, Eng.

73 REPLIES 73
Message 41 of 74

that's what i want to know, how to use the wind on my analysis with the robot, how people here have used.

 

i'm posting in english for everyone can read, but i'm brazilia

Message 42 of 74
Anonymous
in reply to: Anonymous

Hi! Any news about the Brazilian codes in the Robot? I am Brazilian, and I am almost graduating (2018) in civil engineering, and would like to know if, in my situation, it is worth investing time of study in this tool?

 

I apologize for my terrible English!

Message 43 of 74
Rafacascudo
in reply to: Anonymous

regarding code check ,No good news for brazilians .

 

 Other than that , read this thread  https://forums.autodesk.com/t5/robot-structural-analysis-forum/robot-2018/m-p/6985697#M52229

Rafael Medeiros
Did you find this post helpful? Feel free to Like this post.
Did your question get successfully answered? Then click on the ACCEPT SOLUTION button.

EESignature

Message 44 of 74
Anonymous
in reply to: Rafacascudo

Oh! Okay, thanks for the reply anyway!

Message 45 of 74
gustavo_c_vasconcellos
in reply to: Anonymous

It is not a priority for Autodesk!

 

I don't believe that they will work on it.

 

Gustavo

Message 46 of 74
jorgedatasoft
in reply to: Anonymous

com certeza, vale sim, a tendencia com o mercado a auttodesk inroduzir nosso código, mas mesmo sem vc pode usar o eurocode, pois o nosso foi criado baseado nele. conheça nosso canal no youtube falo muito sobre o robot , o canaal é ""engenharia em questão", valeu

Message 47 of 74

Se a sua preocupação é a norma estar no programa, conhecendo bem ela, é muito fácil usa-la no robot, todos os quesitos podem ser facilmente aplicados, agora se não conhece bem ela, recomendo a primeiro investir na norma e estudar bem ela kkkk

Mas não achei um bom software, temos outros softwares nacionais de estruturas que são bem superiores, tanto na questão de lançamento quanto na apresentação dos dados obtidos, com preços bem acessíveis também.

 

 

Message 48 of 74

E quais seriam esses softwares??

Rafael Medeiros
Did you find this post helpful? Feel free to Like this post.
Did your question get successfully answered? Then click on the ACCEPT SOLUTION button.

EESignature

Message 49 of 74
Anonymous
in reply to: allan.borbadelimas

Então, não só isso, sou muito novato nessa área, terminei o 7º Período de engenharia civil agora, e  então estou estudando bastante a parte de cálculo estrutural, inclusive as normas, já tenho uma noção do software por já ter estudado alguns vídeos e apostilas. Minha dúvida é quanto a se vale a pena estudá-lo a fundo e se especializar, a ponto de estar pretendendo fazer o meu TCC sobre o seu uso, já que de acordo com outras discussões no fórum, a Autodesk não parece estar trazendo grandes novidades, por estar com outros projetos para esta área ou algo assim, e parecer que o software estar meio que "deixado de lado".

 

Por isso pedí a opinião de quem já possui experiência e o utiliza a algum tempo, porque ao meu ver (leigo no assunto), em comparação com os softwares nacionais e outros internacionais, o RST é um dos mais modernos atualmente, além de me parecer muito mais "amigo do usuário" que 80% desses softwares como o Eberick por exemplo.

 

Peço desculpas se falei besteira em algum ponto. E não sei como funciona o fórum, se necessitar escrevo em inglês também.

 

Message 50 of 74
Rafacascudo
in reply to: Anonymous

Eberick, Cypecad e similares tem a vantagem de possuírem as normas brasileiras. Mas são limitados qto aos tipos de estrutura que podem ser modelados. Basicamente só edificios e geralmente no sistema "caixa preta" . Vc mtas vezes fica no escuro sobre o que realmente o programa está fazendo.
Se vc tiver que fazer uma ponte simples ou um silo ou uma cúpula, etc ,vc vai ter que usar um programa mais geral que faça qq tipo de estrutura como o Robot , sap, sofustik, midas, etc .
E aí, apesar da falta indesculpável da falta de desenvolvimento nos últimos 3 anos, O Robot ainda está entre os melhores e certamente é o mais fácil de aprender e manusear, alem de ser o melhor disparado em termos de suporte.
Então se a norma brasileira não for o fator mais importante na escolha de que programa usar , certamente o Robot é uma boa escolha. Talvez ainda a melhor.

Rafael Medeiros
Did you find this post helpful? Feel free to Like this post.
Did your question get successfully answered? Then click on the ACCEPT SOLUTION button.

EESignature

Message 51 of 74

Jorge,

 

eu não tenho certeza se a Autodesk tem interesse em colocar a nossa norma.

 

Não acredito que eles vão fazer esse investimento.

 

Gustavo

Message 52 of 74

Rafael,

 

dos softwares "gringos", o único que eu sei que está desenvolvendo alguma coisa para a nossa norma é Scia.

 

 Agora, dos "nossos" softwares, eu também gostaria de saber qual. Quero ver fazer uma estrutura um pouco diferente, com concreto e metálica...

 

Não temos. A grande vantagem é que eles já preparam os detalhamentos

 

Gustavo

Message 53 of 74
allan.borbadelimas
in reply to: Anonymous

Agora entendi sua situação, então vou fazer minha boa ação do dia e te dar uma dica de ouro, isso caso você realmente queira ser um calculista e não mais um "macaco operador de softwares" que nem muitos estão se tornando:

 

Esquece absolutamente todos os softwares, aliais, esqueça a existência deles, e invista todo o seu tempo em leitura sobre cálculo de estruturas primeiro. Algo que aprendi com meu chefe, com seus 45 anos de experiência em projeto de estruturas de todos os tipos, um bom calculista consegue (veja bem que eu disse consegue e não que faz isso hoje em dia) reproduzir os cálculos necessários a mão, com a ajuda de uma mera calculadora. A resolução manual de estruturas, mesmo simples, dá ao engenheiro uma sensibilidade necessária pra efetuar um projeto de qualidade.

O software nada mais vai ser que uma calculadora mais "requintada", que vai automatizar e aumentar a precisão dos cálculos, porém ele nunca irá fazer a análise completa de uma estrutura, quem faz isso é sempre o engenheiro, do contrário não necessitaria mais da nossa profissão.

 

Outra coisa muito importante, o software apenas lê os dados que são inseridos, ele não sabe dizer se aquilo condiz com a estrutura real, e se aquele modelo analítico está discretizando a estrutura coerentemente (já fiz análise de alguns projetos que inclusive, estavam contra a segurança).

 

Uma lista de livros que vão dar uma ótima base para então COMEÇAR a entender o que é realmente uma análise e projeto de estruturas, vão dar em torno de uns 400 reais de investimento.

Análise Estrutural do Fernando Martha (criador do Ftool) - tem que começar por esse, pra realmente aprender a analisar uma estrutura, até hoje eu consigo realizar manualmente a análise de um pórtico de múltiplos andares sobre a ação do vento, e isso me da um ótimo discernimento sobre como fazer o pré-lançamento da estrutura.

Curso de Concreto Armado do José Milton Araújo, uma coleção de 4 livros bem detalhados que demonstra a teoria e a prática de dimensionamento de peças de concreto armado, que contempla já a NBR atualizada. Uma ótima leitura

Projeto Estrutural de Edifícios de Concreto Armado também do José Araújo, esse nada mais é que a continuação do curso, onde manualmente, ele dimensiona um edifício completo de 10 andares, sensacional o livro.

E por último, porém acredito que o mais importante para entender o uso de softwares dentro da engenharia:

Informática aplicada em estruturas de concreto armado, do Alio Kimura, ninguém menos que um dos Eng. sócios do TQS. Esse livro demonstra, e demonstra MUITO BEM, o papel do engenheiro e o papel do software de cálculo estrutural, além de trazer vários conceitos muito importantes de uma forma clara e didática. É o livro mais gostoso de ler entre esses, porém só acho uma leitura realmente válida, depois de entender bem como se analisa e dimensiona uma estrutura.

 

Depois sim de ler bastante, entender sobre estruturas, ai sim, comece a pensar em investir em algum software. Um detalhe, eu atualmente trabalho com TQS e Eberick, mas já usei bastante o Robot também entre outros, qualquer um deles, entendendo de estruturas, em um mês você consegue usar perfeitamente.

 

 

Acredite, seguindo essas recomendações, você sairá da faculdade sabendo muito mais que vários "projetistas" que andam por ai

Message 54 of 74

Acredite, não tem nada em especial em estruturas mistas ou compostas, o eberick atualmente implementou a opção de uso de estruturas genéricas, possibilitando a análise de estruturas metálicas, ainda é um pouco limitado, mas é bem simples de usar.

Já o TQS já possui a algum tempo a possibilidade de análise de estruturas metálicas e/ou metálicas + concreto armado

 

Mas irei parar de falar de concorrentes aqui, o importante é, se há vontade de usar o robot, não é a falta das NBR que impedirá, é muito fácil implementar todos os quesitos delas. Agora se vale a pena utilizar ele, já é outra história.

Message 55 of 74
Anonymous
in reply to: allan.borbadelimas

Com toda a certeza Allan, agradeço muito a dica e com certeza tenho isso em mente, e estudo MUITO essa parte também, recentemente comprei o livro "Dimensionamento de Estruturas Usuais em Concreto Armado" do Chust, e me está sendo muito útil nos estudos, além de um curso de Dimensionamento completo de um edifício em Concreto Armado (todo a mão) que realizei online, sem dúvida o cálculo manual e o "feeling" do engenheiro que é adquirido com tempo de experiência e estudo constante é indispensável pra área, com certeza vou tentar adquirir os livros que você indicou, já até ouvi falar de alguns deles, inclusive anotei os nomes. Tenho o problema de no local onde eu resido, por ser uma cidade muito pequena, não ter nenhum engenheiro da área que seja "confiável", principalmente um que seja um "calculista de verdade", por isso enquanto não consigo um estágio, estou fazendo o que tenho ao meu alcance.

 

E o Robot me pareceu uma excelente ferramenta pra começar, conciliado com a leitura dos livros, fazendo comparação entre o resultados manuais e os obtidos no programa, e entendendo o porque das diferenças, então acho que vou tentar investir meu tempo nele sim e ver se vale apena, mesmo que venha a preferir outro software no futuro, com certeza não vai ser um tempo perdido. 

 

Agradeço a sua resposta e a de todos.

Message 56 of 74

Allan ,

 

O que seriam as estruturas genéricas que o Eberick é capaz de fazer?

Algo do tipo como as estruturas abaixo com todos os tipos de analises possiveis estáticas , dinamicas , não lineares , P-delta , Time history , etc???

Pte BSB 1.jpgPte BSB 2.jpgcidade da musica1.jpgMAR.jpg

 

Qto ao estudo , concordo totalmente com vc!!! Estudantes , antes de se preocupar em escolher e aprender um sofware de analise estrutural , tem antes que aprender , estudar ,e muito , a teoria por trás de tudo que um programa pode fazer . O poder e o o bom senso tem sempre que estar nas mãos do engenheiro .

  Um modelo estrutural de computador é tão bom qto o engenheiro que o produz. Se o engenheiro tem alguma duvida sobre o que está fazendo , isso vai se refletir no modelo e como consequencia , os resultados podem não ser confiáveis.

Rafael Medeiros
Did you find this post helpful? Feel free to Like this post.
Did your question get successfully answered? Then click on the ACCEPT SOLUTION button.

EESignature

Message 57 of 74

O eberick está apenas em estruturas com cargas estáticas, ele está implementando análise de placas por elementos finitos e time history. Estruturas genéricas quis dizer barras onde se pode inserir seções quaisquer, com módulos de elasticidade diferenciados, para estruturas metálicas, de madeira, ou mistas. Como esse processo de inclusão desse recurso começou esse ano, ainda faltam alguns recursos como a verificação das ligações, ou seja, ele dá apenas os esforços nesses pontos, mas com os esforços facilmente pode-se verificar. Por enquanto eles não apresentaram interesse em cargas móveis para dimensionamento de pontes.

Já no TQS é possível sim, faz todas as análises, sendo possível colocar cargas móveis, e verificação de vibrações.

 

Esses projetos são seus? Bem interessantes, até hoje só projetei estruturas de edifícios.

Message 58 of 74
Rafacascudo
in reply to: Anonymous

Sim. Fiz todos usando o Robot para todos tipos de analises estatica, dinamicas, não linear, pdelta, etc

Rafael Medeiros
Did you find this post helpful? Feel free to Like this post.
Did your question get successfully answered? Then click on the ACCEPT SOLUTION button.

EESignature

Message 59 of 74

In case somebody would like to see the real structures without travelling to Brasil (however I'd love to see them with my own eyes) Smiley Happy

 

Pte BSB 1.jpg

 

bridge.PNG

 


cidade da musica1.jpg

 

music.PNG

 

MAR.jpg

 

roof.PNG 

 

@Rafacascudo Thank you Smiley Happy

 



Artur Kosakowski
Message 60 of 74

Rafacascudo is our "top player" member!!

 

Thank you for your professionality.


PasProStudio

www.pasquiniprogetti.eu

Structural + Detailing engineers

Can't find what you're looking for? Ask the community or share your knowledge.

Post to forums  

Autodesk Design & Make Report