Robot Structural Analysis Forum
Welcome to Autodesk’s Robot Structural Analysis Forums. Share your knowledge, ask questions, and explore popular Robot Structural Analysis topics.
cancel
Showing results for 
Show  only  | Search instead for 
Did you mean: 

Brazilian codes in Autodesk Robot

73 REPLIES 73
SOLVED
Reply
Message 1 of 74
rdproj
6991 Views, 73 Replies

Brazilian codes in Autodesk Robot

Hello everybody.

 

The Brazilian codes (NBR 6118 for concrete, and NBR 8800 for steel) are not present in Robot. Is there a plan for them to be included?

 

What do you do when you’re working in projects for Brazil?

 

I’m sorry if this question has been answered before, but I did a search and found only one topic, that doesn’t directly answer this question.

 

Thank you all.

Ricardo Duarte, Eng.

73 REPLIES 73
Message 21 of 74
rspozito
in reply to: Rafacascudo

Hello,

 

I wish know if is possible use a API in the Robot for calculated a beam of concrete, according NBR (Brazilian procedure). My question is: after the calculation of the structure, can i elaborate routines for desing of a element within the basilian standards. The API will be create for myself.

 

Sorry my english and thanks. 

Message 22 of 74

Absolutely yes, the API is an open option that give you acces to the robot world and its results. I suggest you to search some API in reinforced concrete and edit it following your design code.

Good luck, this can be a hard journey, but full of satisfaction.

PasProStudio

www.pasquiniprogetti.eu

Structural + Detailing engineers
Message 23 of 74

Rafael,

 

provavelmente sim, mas eu não sei fazer um API.

 

Caso alguém desenvolva um, favor me avisar!

 

 

Rafael,

 

probably yes, but I don't know how to develop an API

If someone does, please let me know!

 

Thanks

 

Gustavo

Message 24 of 74

Stefano,

 

do you have any  reinforced concrete API that we can work on?

 

Thanks

 

Gustavo

Message 25 of 74

Hi Stefano,

 

But will it be able to generate provided reinforcement for beams,columms, slabs , basic drawings ,etc ,as native RSA can give us??or just required reinforcement??

 

What kind of output results can API give us??

Rafael Medeiros
Did you find this post helpful? Feel free to Like this post.
Did your question get successfully answered? Then click on the ACCEPT SOLUTION button.

EESignature

Message 26 of 74

Hi Rafacascudo,

Obviously this workaround is only one way to calculate required reinforcement and define the provided one. For the drawings is very hard to think that this can be done by an API. My suggestion is to use a similar country code to make a predimensioning of rebar and a base drawing, after with the API you can check the results and plot a report with the Brasilian reinforced concrete code.

I know that this is an unbelivable work, but this is only one remedy and not a "race way" to work!Smiley Wink


PasProStudio

www.pasquiniprogetti.eu

Structural + Detailing engineers
Message 27 of 74

Prezados Senhores, tenho várias dúvidas sobre a utilização do RSA, e sem as tabelas xxxxPro.xml da gerdau ou outro fabricante brasileiro de perfis metálicos, fica muito difícil fazer os procedimentos que a Autodesk recomenda para a introdução de novos perfis ou a modificação deles, que caso alguém não saiba está nesse link:

 

http://knowledge.autodesk.com/support/robot-structural-analysis-products/troubleshooting/caas/sfdcar...

 

V.Sas já tentaram utilizar esse procedimento ?

 

Tenho pouca confiança nessa modificação de valores dos perfils que inclusive nas tabelas da gerdau, por exemplo, tem uma unidade de momento de inércia diferente dessa do CATPRO do RSA. É loucura fazer um por um parâmetro por parâmetro. Além disso, depois de introduzir o perfil ou modificá-lo precisa que o RSA aceite-o. Muito complicado.

 

Caso queira utilizar a tabela xxxxPro.xml existente, quais as normas que V.Sas consideram mais próxima dos perfis brasileiros (CISC, AISI, CHIN9, AISC, EURO etc...) ?

 

Enfim, esse é um primeiro problema, o outro é a questão da "Código de Projeto" que são as Ações e Segurança da NBR 8681. Qual o código que se assemelha mais a nossa NBR 8681 para estruturas de aço/alumínio e conexões de aço ?

 

Realmente eu vejo inúmeros engenheiros em fóruns e blogs comentarem que utilizam o RSA e não entendo qual a confiabilidade que eles tem no seu cálculo sem esses parâmetros estarem 100% ajustados à nossa norma.

Message 28 of 74
Rafacascudo
in reply to: marcpitz68

Marcpitz, Para Perfis uso os da CISC(canadense) pois tem a mesma nomenclatura da gerdau.

 

Como ja disse o Gustavo o código de concreto mais proximo é o Eurocode.

 

Se seu problema é somente os fatores para as combinações vc pode editar as regras de combinações. Veja esse post aqui http://forums.autodesk.com/t5/robot-structural-analysis/adding-new-combination-regulations/td-p/5573...

 

Nossa batalha toda aqui é para que a autodesk implemente as normas brasileiras o mais rapido possivel.

 

Mas parece que eles ainda não entenderam que apenas com esse gesto, eles ganhariam qse que a totalidade do mercado brasileiro no que diz respeito ao uso de um software de engenharia estrutural.

 

O RSA já é o software de análise "oficial" do REVIT . Só falta ter as normas brasileiras!!! Uma pena que ainda não tenham chegado a essa conclusão.

 

IN ENGLISH

 

For steel profiles I use CISC as the naming is identical to brazilian GERDAU.

 

As Gustavo has already said, Eurocode is the closest you can get to brazilian concrete code. If your main problem is the code combinations , You can edit their rules . See this post here http://forums.autodesk.com/t5/robot-structural-analysis/adding-new-combination-regulations/td-p/5573...

 

Our battle here is that Autodesk inserts the brazilian codes as soon as possible in the next software releases.

 

But it seems that they still didn´t realize that Brazil is a huge market(0ver 200 million people) and that with just this gesture(implementing the codes) ,they would completely dominate the brazilian Structural analysis software market!!!

 

RSA is already the " official" REVIT analysis software. Having the brazilian codes is just what it lacks to be perfect.

 

It´s really a pity that they didn´t notice this yet!!!!

Rafael Medeiros
Did you find this post helpful? Feel free to Like this post.
Did your question get successfully answered? Then click on the ACCEPT SOLUTION button.

EESignature

Message 29 of 74
marcpitz68
in reply to: Rafacascudo

Rafacascudo, muitíssimo obrigado pela sua resposta.
Só mais uma questão que ainda fiquei com dúvida:
Como utilizo basicamente perfis U dobrados, pois faço basicamente projetos de telhados treliçados, tentei modificar o "Coldformed Channels" da base de dados do "Chin9Pro.xml", que é bem semelhante aos nossos perfis U, pelo CATPRO, conforme essas instruções da autodesk (http://knowledge.autodesk.com/support/robot-structural-analysis-products/troubleshooting/caas/sfdcar...

Você já precisou fazer isso ? Dá para confiar ? Alguma dica que possa facilitar essa modificação de perfis no CATPRO ?
Message 30 of 74
Rafacascudo
in reply to: marcpitz68

Olha , Eu já fiz isso sim há muito tempo atrás por volta de 2001 logo qdo compramos o Robot.

 

Na época criei todos os perfis soldados brasileiros( VS , CVS e CS) . O sistema era parecido com esse .

 

Acho que o jeito mais pratico seria vc criar o database do jeito que eles recomendam e aí copia aquele tabelão com as propriedades pro Excel , edita tudo que vc precisar ,e copia de volta pro Database. Funciona muito bem e se

 

houver algum problema, pergunta aqui no forum que certamente vc vai ter uma resposta.O pessoal do suporte oficial é muito preparado e solícito.

Rafael Medeiros
Did you find this post helpful? Feel free to Like this post.
Did your question get successfully answered? Then click on the ACCEPT SOLUTION button.

EESignature

Message 31 of 74

Olá pessoal!

 

Sou engenheiro civil/seg. do trabalho e migrei do Autocad para o Revit há pouco mais de um ano e venho estudando o software desde então (MEP, Structural e Navisworks). Pois bem, chegou a vez do Robot.

 

Enfim, minha dúvida é a seguinte, mesmo que a Autodesk ainda não tenha integrado as NBRs (principalmente 6118) ao Robot, vale a pena investir meu tempo de estudo no sofware ou devo procurar outra opção? Na minha concepção seria importante manter as ferramentas padronizadas, que é o que venho tentando fazer desde a migração para o Revit. Outra dúvida é a seguinte a Autodesk em nenhum se pronunciou a respeito da implementação da 6118 no Robot?

 

Muito obrigado pessoal!

 

__________________________________________________________________________________________

 

Hello everyone!

I'm a engineer and I migrated from Autocad to Revit about a year ago. I'm studyng MEP, Structural and Navisworks. Now it's Robot time.

Anyway, here is my doubt, even with autodesk not implemented brazilians codes yet, worth investing my study time or should I look for another options? In my opinion, it's important use tools from the same "family", which I'm trying to do since I migrated to Revit. Another doubt is the Autodesk has spoken in anytime about implement the brazilian codes in Robot?

Sorry about my english. I'm still improve it.

Thank you so much!

Message 32 of 74

Fui usuário de GT Strudl , SAP 2000 e há 15 anos compramos o Robot com objetivo de fazer a analise dinâmica da Ponte JK em Brasília , a dos 3 arcos.

 

Desde então adotamos o então Robot Millennium ainda na versão 13.5 ,que só uns 10 anos depois a autodesk compraria ,como o nosso programa de análise estrutural.

 

Já modelei todos os tipos de estrutura desde a Cidade da música no RJ , a estação de metrô da barra da tijuca(RJ) , etc , sempre com ótimos resultados.

 

Eu acho muito mais facil , intuitivo e prático de usar do que seus concorrentes mais famosos como SAP2000.

 

Outro ponto muitíssimo importante é o suporte que é excelente ,desde a época da aquisição mto antes da autodesk tomar conta. Os  desenvolvedores ,todos sediados na Polônia , sempre foram/são muito atenciosos e com muita boa vontade para resolver qq tipo de problema.

 

Realmente faltam as normas brasileiras . Espero que consigam implementar muito em breve. De qq forma se voce tiver habilidades de programação pode usar a API para criar um Addin que resolva esse problema. Só não esqueça de compartilhar depois!!

 

Smiley Happy

 

 

Rafael Medeiros
Did you find this post helpful? Feel free to Like this post.
Did your question get successfully answered? Then click on the ACCEPT SOLUTION button.

EESignature

Message 33 of 74

Fabricio,

 

eu acho que não ter a norma brasileira é o menor dos problemas. Eu não acredito que a Autodesk vai investir em colocar a nossa norma.

 

Mas é importante lembrar que a nossa norma de metálica é muito parecida com a norma americana e os seus clientes vão aceitar usá-la sem problemas

 

Eu vejo mais dificuladades com a norma de concreto, principalmente no detalhamento. Mas, mais uma vez, a nossa norma é muito semelhante a norma européia.

 

Se você tem o Robot no seu pacote de software, acredito que vale a pena a trabalhar com ele.

 

Grato

 

Gustavo

Message 34 of 74
jorgedatasoft
in reply to: rdproj

ricardo se puder disponibilizar o arquivo das mudanças para o codigo brasileiro, gostaria de analisar meu email jorgedatasoft@hotmail.com , valeu

Message 35 of 74
andremnigro
in reply to: Rafacascudo

Bom dia a todos...

 

Estou estudando o Robot, pois pretendo abrir uma empresa de projetos e utilizá-lo. Nas empresas que trabalho, eles já possuem todos os projetos em Revit. Porém estou com certa dificuldade de aplicar a norma brasileira no Robot. Consegui pegar como base o Eurocode e já alterei as propriedades das armaduras para o sistema brasileiro. Porém há muitos detalhes, como coeficientes e modelos de análise dentro da norma que não consigo alterar (exemplo como as dimensões mínimas dos pilares e condições de flambagem).

Alguém aqui já conseguiu alterar todos esses parâmetros?

Message 36 of 74

Boa tarde André,

 

você deve estar falando de projeto de concretos, certo?

 

Então vamos lá: eu não preocupo com as dimensões mínimas de pilares pois o Robot nos avisa, mas calcula, se os pilares estiverem com dimensões menores que as recomendadas pela EC-2. Quando tenho esse aviso, eu verifico se a área mínima está de acordo com a nossa norma.

 

Em relação a flambagem, eu sempre acompanho o EC-2. Vou até verificar se tem diferença com a nossa norma, mas acredito que não tenha.

 

Os coeficientes que você deve estar falando devem ser os de combinação e ponderação, e esses fatores podem ser ajustados e modificados.

 

Veja nesse vídeo como alterar esses parâmetros: https://www.youtube.com/watch?v=lm309tejWDA

 

As empresas que você citou estou desenvolvendo os projetos arquitetônicos dentro do Revit? Se for, coloco a minha empresa à disposição para desenvolver o projeto estrutural dentro dessa plataforma.

 

Grato

 

Gustavo

 

Message 37 of 74

Olá Gustavo...

 

Muito obrigado pela resposta.

Sim, trabalho muito com concreto armado....

Realmente confiro na mão quanto a esses quisitos, pois como ainda estou aprendendo a configurá-lo, fico um pouco com receio.

Eu ficaria mais tranquilo se já existisse a norma aplicada no programa, pois fico com medo de "esquecer" alguma coisa importante e acabar passando....

Quanto ao vídeo que me indicou, estou assistindo as apresentações/aulas dele e estou vendo muitas coisas legais pra acrescentar.... muito obrigado pela dica.

Então... Atualmente presto serviço em empresas de projetos estruturais como coordenador/verificador. Atualmente estou me dedicando mais aos cálculos e pretendo montar uma empresa direta utilizando estas ferramentas. Os escritórios de Arquitetura ainda são poucos por aqui utilizando o Revit. A maioria usa similares que são mais baratos. Nos escritórios que presto serviços utilizamos o Revit, porém para o cálculo estrutural utilizamos o Strap.

Mas me mande seus contatos e podemos talvez negociar algumas parcerias.

 

Grande abraço.

Message 38 of 74
acmprojetos
in reply to: rdproj

Hi, everyone,

 

 

 

in Robot 2017 Brazilian Codes are still ignored...

 

 

 

Adriano Melo

 

Message 39 of 74

hello everyone,

 

it's the first time i write here.

 

I'm having a problem with the wind load, how can I use the robot to analyse my building as prescribed in NRB 6123?

 

 

Message 40 of 74

Hello. (Sorry my english).

 
The Robot analyzes based on wind tunnel , unlike the NBR . At least that's what I know so far.
 

Can't find what you're looking for? Ask the community or share your knowledge.

Post to forums  

Autodesk Design & Make Report