Comunidade
Revit & Navisworks & Construction Cloud - Português.
Compartilhe seu conhecimento, faça perguntas colabore com ideias e explore os tópicos mais populares de Revit & Navisworks.
cancelar
Mostrando resultados para 
Mostrar  apenas  | Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Por onde iniciar a implantação de software 3D na empresa

8 RESPOSTAS 8
SOLUCIONADO
Responder
Mensagem 1 de 9
T.Ferreira
616 Exibições, 8 Respostas

Por onde iniciar a implantação de software 3D na empresa

Olá pessoal, trabalho em uma setor de engenharia onde elaboramos projetos de plantas industriais (Fábricas de Rações, Industrias de laticineos além de  frigoríficos de Aves e suínos. Porém estamos com a estrutura técnica bastante atrasa, uma vez que ainda elaboramos os projetos em 2D o que gera muito trabalho e não é possível a visualização de grande parte das interferências. Sendo assim gostaria de saber de que maneira iniciar os serviços com com projetos em 3D. Já elaborei estudos com o Plant3D e obtive um ótimo resultado, porém temos a necessidade de elaboração dos projetos elétricos e arquitetônicos. Qual seria a melhor maneira de iniciar? E quais softwares utilizar?

 

Abraço a todos.

 

Tiago Ferreira

Projetista Industrial.

8 RESPOSTAS 8
Mensagem 2 de 9
Adriano_cad
em resposta a: T.Ferreira

Olá Tiago, como vai?

 

Por favor ler nosso Post sobre processo de implantação.

 

http://maxicad.com.br/blog/consultoria-e-servicos/modelagem-de-informacao-bim/

 

Abraços,

 

 



Adriano Oliveira
Diretor Soluções BIM MaxiCAD
MaxiCAD Soluções e Educação BIM.
Facebook | Twitter | LinkedIn


some text
Mensagem 3 de 9
T.Ferreira
em resposta a: Adriano_cad

Desculpa a demora para o retorno Adriano, mas não consigo acessar o link. Se poder me encaminhar outro, mandar o material por email, ou copiar em uma resposta aqui lhe agradeceria!

 

Obrigado por enquanto.

Mensagem 4 de 9
f_santana
em resposta a: T.Ferreira

a melhor maneira seria voces contratarem uma consultoria que vai indicar os softwares que trabalham melhor junto. e criar um workflow adequado as suas necessidades.

 

Por exemplo a ligação entre Plant3D com o REVIT é somente via modelos 3D DWG. o que pode não ser um bom fluxo de trabalho para uma empresa trabalhar internamente.


Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.


Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 5 de 9
T.Ferreira
em resposta a: f_santana

Obrigado F_Santana, no momento não temos o Plant, possuímos pacotes Buillding designer Suíte e Ultimate a intenção e migrar na próxima renovação para um que venha todas as ferramentas que deveríamos trabalhar.

 

Contratamos inicialmente uma equipe para o treinamento nas ferramentas REVIT, MEP e NAVIS, tivemos ótimas orientações e conseguimos ao final terminar uma planta industrial.

 

Agora é chegada a hora da migração!!!!!


Estou desenvolvendo um estudo de ampliação em uma das fábricas, porém como sabem cada um possui uma velocidade de aprendizado e minha pergunta seria, o que pode ser melhor:

 

- Todos trabalharem em obras distintas ou trabalharem na mesma? 

Após a criação de nossa template trabalhamos durante um período todos no mesma obra até que chegamos em um ponto onde atingimos a totalidade que havia na época nos repassado nos treinamentos. Agora porém, já é possível dar sequência até o termino do projeto, mas caiu na mesma pergunta devido ao nível de conhecimento que cada um absorveu dos treinamentos. Trabalhares cada um uma edificação do complexo industrial ou todos fazemos  a mesma???

 

Foi bom para que todos recapitulassem informações do treinamento além de as dúvidas de uns serem supridas em questionamentos de outros. Acabou gerando um momento interessante dentro da equipe, melhora entre níveis de aprendizado, resultando em um projeto com configurações comuns a todos. PORÉM o nível de produtividade foi baixo devido estarem trabalhando todos em um só projeto. Funcionou como um novo treinamento onde os que absorveram maior conteúdo acabavam repassando tarefas e atividades para serem elaboradas em 1 hora.

 

Obrigado por enquanto!

 

Abraço e obrigado por enquanto.

Mensagem 6 de 9
f_santana
em resposta a: T.Ferreira

então, é justamente nestes pontos que o consultor vai ajudar voces.

seria leviano eu falar como voces devem trabalhar sem conhecer a sua equipe e objetivos.

 

o que posso fazer é dizer como eu faço:

- Sempre temos um responsavel por todos os modelos (o coordenador do modelo,não é legal ser o mesmo coordenador do projeto);

- Sempre temos um responsavel para cada modeo (um lider de trabalhos);

- Sempre que temos tempo uma unica pessoa de cada disciplina inicia todos os modelos, quem manda aqui é o plazo de entrega (o lider de trabalho);

- Sempre dividimos o projeto em pacotes menores (normalmente predios) em cada diciplinas envolvida, sim isso resulta e muitos modelos linkados;

 

sobre o nivel de produtividade, ele vai ser baixo até a equipe pegar a mão na ferramenta.

e dependendo do treinamento isso vai demorar mais ou memos tempo, mas geralmente em 2 projetos medios quando existe um especialistas/consultor no escritrio.


Você achou uma postagem útil? Então fique à vontade para curtir essas postagens!
Sua pergunta obteve uma resposta que resolveu a duvida? Então clique no botão Aceitar Solução.


Fábio Santana
Architect | CAD/BIM Manager

EESignature

Mensagem 7 de 9
T.Ferreira
em resposta a: f_santana

Obrigado F_Santana, atendeu as nossas necessidades. Algumas das práticas citadas nós já adotamos outras a empresa não possui o interesse de alterar mas o comentário de 2 obras médias foi bastante interessante e acredito sim que seja o número suficiente para que os demais projetistas possuam ter a segurança de iniciar a utilização da ferramenta.

 

Obrigado!!

Mensagem 8 de 9
Assis.Haubert
em resposta a: T.Ferreira


T.Ferreira escreveu:

Obrigado F_Santana, atendeu as nossas necessidades. Algumas das práticas citadas nós já adotamos outras a empresa não possui o interesse de alterar mas o comentário de 2 obras médias foi bastante interessante e acredito sim que seja o número suficiente para que os demais projetistas possuam ter a segurança de iniciar a utilização da ferramenta.

 

Obrigado!!


Olá @T.Ferreira,

Como já dito pelo Fábio (@f_santana), o que vocês claramente precisam é de uma consultoria especializada para uma efetiva implantação.

 

Tu disseste que foram realizados alguns treinamentos, que algumas coisas foram feitas, que a produtividade foi baixa e que agora seria a hora da "migração".

Eu diria que esta é a hora que vocês precisam de um bom direcionamento, uma consultoria. É importante ter em mente que uma implantação de um processo BIM não é como pegar um receita de bolo ou um manual de montagem de um equipamento da fábrica.

Como já dito pelo Fábio, é necessário que o consultor siga vários passos que vão deste o mapeamento dos processos, levantar informações, em conjunto com vocês traçar objetivos, com isto e mais outras informações propor um plano de implantação BIM. 

Não seria responsável dizer, "Faça assim, uma equipe deve agir desta maneira e outra desta outra". 

 

Corroboro o que disse o Fábio, por tudo que foi dito uma consultoria para uma implantação se faz necessária.

 

Espero que estas informações possam te ajudar.

 

At.te


Cabe lembrar que caso a resposta ajude, ou mesmo solucione a questão, se possível marque o LIKE/GOSTEI nas respostas, caso tenha resolvido/solucionado, marque como "Solução". Obrigado.
Please note that, if the answer helps, or solves the question, please mark the LIKE in the answers, if you have solved/solved it, mark it as "Solution". Thank you.


- Utilize a ferramenta de pesquisa do fórum, a sua dúvida já pode ter sido respondida;
- Use the forum search tool, your question may have already been answered;
- Marque "Aceitar como Solução", caso tenha resolvido o problema. Isto ajudará outros usuários a encontrar uma resposta;
- Select "Accept as Solution" if it has solved the problem. This will help other users to find an answer;
- E clique em "Curtir" se a resposta ajudou.
- And click on "Like" if the answer helped.



Assis Haubert
CAD/BIM Consultant | AEC Technical Specialist | Colaborador CAD/AEC da
Autodesk Community - Português - Cadklein.com | Facebook | Twitter | LinkedIn
Autodesk Expert Elite Alumni

Mensagem 9 de 9
T.Ferreira
em resposta a: Assis.Haubert

Muito obrigado @Assis.Haubert pela ajuda, entrarei em contato com a empresa de treinamento para a sequência todo trabalho!

Não encontrou o que está procurando? Pergunte à comunidade ou compartilhe seu conhecimento.

Postar nos fóruns  

Autodesk Design & Make Report