Comunidade
Inventor & MFG - Português
Compartilhe seu conhecimento, faça perguntas colabore com ideias e explore os tópicos mais populares de Inventor.
cancelar
Mostrando resultados para 
Mostrar  apenas  | Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Grande e imperdoáveis falhas do Inventor =/

15 RESPOSTAS 15
SOLUCIONADO
Responder
Mensagem 1 de 16
Arkan77
1996 Exibições, 15 Respostas

Grande e imperdoáveis falhas do Inventor =/

Olá. Primeiramente quero dizer q admiro muito o software Inventor, porem ainda existem algumas falhas que afastam muitos usuarios. Algumas falhas não consigo entender como o pessoal da Autodesk não enxerga. Impressionante. Primeiramente a questao de montagem por planos de origem. Ter q ligar a visibilidade em cada peça, e ainda ter q buscar na arvore o plano a ser ativado é algo medonho. Sem falar na poluição visual que os planos causam na montagem. O correto é um botão on/off para os planos, simples e extremamente agil. ProE é assim. Outra coisa são as constrains. Vc vai montando as peças e de repente abre-se a arvore e lá esta ela com 18 contrains?????? Mas q bagunça. O correto é apenas 3, onde gera clareza e acertividade e é possivel desvincular a contrain desejada rapidamente, sem ficar testando uma a uma para ver qual é a correta. Isso sem falar q esse monte de constrais influencia drasticamento no comportamento da peça. Confuso demais gente, cada peça precisa apenas de 3 contrains e mais nada. Outro problema: Falta o comando para repetir as ultimas constrains ativadas, na montagem da uma peça, por exemplo quando se quer colocar varios pinos sobre vários furos. No Inventor é necessário selecionar a peça e as constrains novamente, e isso é muito frustrante e lerdo. Esse tipo de comando funciona para tudo, é muito util e agil. Percebam q só ressaltei problemas do Inventor na montagem, pois na modelagem e detalhamento ele perfeito, quase insuperável. Porém, esse problemas de montagem afastam o usuario q deseja agilidade e velocidade. Resolvendo isso, tem tudo pra se tornar um dos softwares mais avançados, mas sem essas soluções praticas e simples, fica devendo muito. Conversem com usuarios de outros softwares para ter um base e constatem essas deficiencias. Espero q a Autodesk perceba e resolva logo esses problemas para q possamos finalmente migrar para o Inventor. Abraços.

15 RESPOSTAS 15
Mensagem 2 de 16
Rodrigoelhail
em resposta a: Arkan77

Amigão

 

Isso que você falou é muito relativo.

 

eu crio minhas montagens com poucas constrains, uso outras ferramentas e não constrains para inserir peças iguais em varios furos.

 

E além de tudo, pra mim, nunca vais existir programa melhor que outro, o que determina isso é o conhecimento que o usuário tem sobre o programa que usa, se é um usuário avançado de Pro E lógico que o pro E vai ser o melho pra ele.

Uso o Inventor desde a Versão 5, nunca usei outro programa para detalhamento mecânico,

e se um dia eu tiver que usar,

tenha certeza que

ao invés de ficar me preocupando em mudar (criticar) o programa,

vou procurar é aprende-lo da melhor maneira possivel

para que eu possa usa-lo da melhor forma possivel.

 

Grande Abraço

Mensagem 3 de 16
Arkan77
em resposta a: Rodrigoelhail

Olá Rodrigo.

Vc naõ entendeu o meu ponto de vista. Estou apenas apontando uma deficiencia que faz muita diferença. E posso dizer com propriedade que o Inventor é superior ao ProE em modelagem e principalmente detalhamento. Sou projetista mecânico há quase duas décadas, trabalhei muitos anos com o ProE, e após conhecer o Inventor, constatei q o mesmo era superior ao ProE em muitos aspectos. O que tá pegando é a montagem. Estou falando de grandes montagens, com conjuntos 5000 a 7000 itens. Quando o volume é esse, a montagem fica estremamente dificultosa, gerando dias a mais de serviço. Tambem percebi que o pessoal que trabalha com Inventor desconhece alguns recursos de outros softwares, e por isso mesmo, ignora essas facilidades. Só que amigão, isso implica em horas e horas a mais de serviço, as vezes dias até, é isso é bastante preocupante. O meu desejo mesmo, era ficar frente a frente com os desenvolvedores do Inventor, e entender pq esses recursos não existem num software tão avançado. Veja bem, são duas ou tres melhorias que tornariam o software perfeito. Tenho muita experiencia com o Inventor também, e por isso mesmo estou apontando essas situações. O principal problemas são os planos, os outros problemas são contornaveis. Se alguem souber de alguma maneira diferente de trabalhar com os planos de origem, por favor, ensine a todos. Obrigado.

Mensagem 4 de 16
malucelli
em resposta a: Arkan77

o seu problema com os planos existe no inventor a anos. Va na aba "view" e no comando "object visibily" tem as opções de visualizações de work features com seus respectivos comandos, sendo ainda possivel customizar para o botão que vc quiser para ligar e desligar todas as work features.

Nas contrains existe a opção de mostrar o nomes das peças que estão relacionadas, e habilitar aviso nas contrains redundantes.

Segue algumas imagens pra te ajudar.

E acho que da proxima vez se vc pedir ajuda voce vai ter mais respostas.

Dizer que a falha é do programa, acho que a falha foi sua.

 

Para mais ajuda é so entrar em contato.

 

atenciosamente...

Alexandre Malucelli
Projetista Mecanico
Mensagem 5 de 16
Arkan77
em resposta a: malucelli

Olá Alexandre. De repente eu me expressei mal, pois na hora estava nervoso com o honroso Inventor. Peço desculpas. Mas somente assim para alguem dar atenção á minha dúvida. Até pq acho q pouca gente sabe disso. Perguntei a muita gente e ninguem soube responder. Enfim, parece q vc conhece bastante algumas opçoes mais aprofundadas do software e pode ajudar quem tem duvidas. Louvável a sua atitude, principalmente pelas imagens, muito esclarecedoras. Tanks... Vamos lá. Eu já usava o "Object Visibility", com os atalhos: Alt + ] , Alt + / , Alt + . mas esses atalhos não tem efeito sobre os planos de origem, somente sobre a visibilidade de planos q foram criados por mim. Nessa dica que vc citou, o atalho tem efeito sobre os todos os planos!! Ok, grande dica!! Agora, gostaria de saber se há alguma opção para acionar globalmente a visibilidade dos 3 planos de origens da peça, ou seja, "acende-los", para q assim estejam sobre o efeito desse atalho. Isso evitaria ter que acionar a visibilidade individualmente em cada plano. Obrigado.

Mensagem 6 de 16
Arkan77
em resposta a: malucelli

Olá Alexandre. Relativo as constrains, acredito não ser possivel que o software as exiba como eu desejaria, ou seja, somente as 3 constrains necessárias para a fixação da peça, mas isso é aceitável. Obrigado.

Mensagem 7 de 16
malucelli
em resposta a: Arkan77

Quanto as planos de origem tem atalho tb para on/off. segue nas imagens.

Quanto as suas contrains não entendi bem teu problema, pode ser mas claro ou enviar algumas imagens.

 

att

Alexandre Malucelli
Projetista Mecanico
Mensagem 8 de 16
Arkan77
em resposta a: malucelli

Olá Alexandre.

Uso o Inventor 2011.

Me parece q mesmo com todos os campos do "Object Visibility" ligados, os planos de origem só tem efeito do atalho quando estão "acesos", com a visibilidade acionada. Segue anexo imagem. Será alguma configuração diferente? Obrigado.

Mensagem 9 de 16
Arkan77
em resposta a: malucelli

Olá Alexandre.

Relativo as constrains, acredito que é mais por causa do "vicio" do ProE, sendo q lá é uma interface diferente e o comportamento tbem é diferente, enfim, os software são compostos de maneira diferente. Isso não chega a ser um problema, apenas acho q no ProE é um tanto mais prático. Eun nao tenho instalado mais o ProE na minha maquina, entçao naõ consegui imagens. O q acontece no ProE é o seguinte: Cada peça necessita 3 constrains apenas, e inclusive, o ProE nao deixa colocar mais q as 3 necessárias. Ainda, se vc colocar apenas duas, fica um simbolo do lado do nome da peça, na arvore, denunciando a deficiencia. Ok. Outra coisa interessante é q as constrains não estão na arvore, e sim, clicando com o b.direito sobre a peça, quando abre-se um quadro demonstrando-as, então, nunca há a necessidade de buscar as peça na arvore. Isso agiliza muita as montagens, especialmente as grandes montagens, com mais de 1000 pçs. Isso não é um problema na verdade, apenas uma maneira diferente de trabalhar nos dois softwares. Na imagem anexa, na pessa ressaltada, todas as contrains são essencias, mas geram uma certa confusão. Mas é questão de adaptação. Obrigado.

Mensagem 10 de 16
jardel.rs
em resposta a: Arkan77

 

Concordo plenamente com o que já foi dito anteriormente sobre um software top de mercado ser melhor que outro ou não. Pois depende da capacidade do usuário de aproveitar o maior número de recursos possíveis para o seu trabalho especifico. Conheço o AIP desde a versão 6.0, anteriormente modelava com o MDT Mechanical Desktop.

Já trabalhei com o SW tive essa mesma impressão que você tem do AIP. Trabalho com projetos de tubulações e dispositivos, só uso o AutoCAD e AIP e rotinas de trabalhos que criei ao longo dos anos e tenho certeza que para mim não existe interface melhor de trabalho para minhas necessidades (montagens  > que 1.000 componentes  em vista que objetivo é deixar a pasta de trabalho o mais compacta possível  e os arquivos menores possíveis).

Recebo muitos arquivos de equipamentos de fornecedores estrangeiros e 100 % deles mandam suas referencias em arquivos dwg, ipt, dwf, sat  etc..., se Inventor não fosse uma interface competitiva tenho certeza que a realidade seria outra.

Tenho certeza que quando você aprender a usar da maneira correta ele não será mais tão falho como ta te parecendo

 

Mensagem 11 de 16
malucelli
em resposta a: Arkan77

Quanto aos planos é isso mesmo que vc ja enxergou, so vai ficar on/off pelo atalho no teclado aqueles planos que estão visiveis dentro de cada peça ou montagem.

Quanto as contrains, tambem uso o pro-e(conheço pouco por enquanto), mas as 3 constrains são relativas dependendo da sua peça e da montagem so 3 não são o suficiente, e na caixa de dialogo das constrains mostra mais de 3, vai mostrar as 3 para fixa-la na montagem e as outras relacionadas com as outras  peças.

Mas enfim, no IV ele não 'denuncia'  na arvore como no pro-e se a peça esta totalmente relacionada na montagem, para isso te aconselho usar o Degrees of Freedom e o Degrees of Freedom Analysis, como segue nas imagens.

algumas dicas pra se achar nas contrains e quais peças estão relacionadas estão nas imagens a seguir.

Espero que ajude um pouco

 

att

Alexandre Malucelli
Projetista Mecanico
Mensagem 12 de 16
malucelli
em resposta a: malucelli

segue mais umas imagens

att

Alexandre Malucelli
Projetista Mecanico
Mensagem 13 de 16
Arkan77
em resposta a: jardel.rs

Certo, concordo e acredito que o Inventor seja um dos melhores, até pq o mundo é dominado por dwg, e nenhum software é tao compativel quanto o Inventor, nesse aspecto. Sou muito a favor do Inventor, se vc ler a minha primeira postagem, verá q penso assim, e tambem acredito que seja o software q mais evolui, em busca de melhorias. Mesmo com pouco mais de 4 meses no Inventor, me considero um usuario de nivel médio, pq ja fiz muitos trabalhos nesse programa, serviços reamente grandes e com certa complexidade, e por ter um certo dominio de outros softwares similares a alguns anos. Relativo as duvidas, minha indagação foi pra muita gente, usuarios de mais de 5 anos, e o pessoal patinava nessas soluçoes. Cda um dizia uma coisa diferente =D... Por isso digo, algumas das dicas que vc citou anteriormente, nao são coisas faceis de se resolver, tem q ter um certo conhecimento do assunto, ou muitos anos de estrada. Mas vc foi preciso e ajudou a realmente elucidar algumas questoes. Obrigado, por enquanto. Mais uma coisa, mesmo sabendo q esse tópico pode ajudar muita gente, há como eu exclui-lo do forum, pois esse meu titulo de tópico tá me encomodando heheh... outra coisa, na sua opiniao, qual livro sobre o Inventor é o melhor do genero, para estudo e aprendizado. Ou livros não são recomendáveis... Obrigado

Mensagem 14 de 16
malucelli
em resposta a: Arkan77

cara, o melhor livro que conheço é o 'youtube' para aprendizado, e o site de manufatura da autodesk.

abraço.

Alexandre Malucelli
Projetista Mecanico
Mensagem 15 de 16
jardel.rs
em resposta a: malucelli

O site da Autodesk internacional tem resposta pra quase tudo, mas um livro que parece ser interessante pelo pouco que vi é esse: Mastering Autodesk Inventor 2009 por Curtis Waguespack.

Quanto ao titulo da sua dúvida no fórum acredito que você pode editar o tópico... hehe mas valeu a pena teve sua resposta rapidinho né?

Falou.

Mensagem 16 de 16
netcruznet
em resposta a: malucelli

Oi pessoal, bom eu nao manjo nada do inventor fusion,nem quero fazer critica nem uma..so queria saber se pode me ajudar...

Sou iniciante e estou aprendendo sozinho a usar o inventor fusion 2012.

__Mexendo no lado direito da tela de trabalho, sumiu aquele cubo com as vistas para vim girar a peça, alguem sabe como voltar ao normal?..

__ Toda vez que abro o inventor, quando vou em NOVO não me abre nem uma opção, ja abre direto o que fazer?

Uso o Inventor estudantil. Nao tem nem como fazer roscas etc...

Qd vou fazer um furo so me abre as opções de furo vasado, furo com escareamento conico e cilindrico...

Esta versãopara estudante é assimmesmo?...

abraços....J. Carlos... 

Marcas (1)

Não encontrou o que está procurando? Pergunte à comunidade ou compartilhe seu conhecimento.

Postar nos fóruns  

Autodesk Design & Make Report