Inventor - Português

Inventor - Português

Responder
Active Member
Arkan77
Envios: 7
Mensagem 1 de 16 (679 Exibições)
Solução aceita

Grande e imperdoáveis falhas do Inventor =/

679 Exibições, 15 Respostas
06-10-2012 01:44 PM

Olá. Primeiramente quero dizer q admiro muito o software Inventor, porem ainda existem algumas falhas que afastam muitos usuarios. Algumas falhas não consigo entender como o pessoal da Autodesk não enxerga. Impressionante. Primeiramente a questao de montagem por planos de origem. Ter q ligar a visibilidade em cada peça, e ainda ter q buscar na arvore o plano a ser ativado é algo medonho. Sem falar na poluição visual que os planos causam na montagem. O correto é um botão on/off para os planos, simples e extremamente agil. ProE é assim. Outra coisa são as constrains. Vc vai montando as peças e de repente abre-se a arvore e lá esta ela com 18 contrains?????? Mas q bagunça. O correto é apenas 3, onde gera clareza e acertividade e é possivel desvincular a contrain desejada rapidamente, sem ficar testando uma a uma para ver qual é a correta. Isso sem falar q esse monte de constrais influencia drasticamento no comportamento da peça. Confuso demais gente, cada peça precisa apenas de 3 contrains e mais nada. Outro problema: Falta o comando para repetir as ultimas constrains ativadas, na montagem da uma peça, por exemplo quando se quer colocar varios pinos sobre vários furos. No Inventor é necessário selecionar a peça e as constrains novamente, e isso é muito frustrante e lerdo. Esse tipo de comando funciona para tudo, é muito util e agil. Percebam q só ressaltei problemas do Inventor na montagem, pois na modelagem e detalhamento ele perfeito, quase insuperável. Porém, esse problemas de montagem afastam o usuario q deseja agilidade e velocidade. Resolvendo isso, tem tudo pra se tornar um dos softwares mais avançados, mas sem essas soluções praticas e simples, fica devendo muito. Conversem com usuarios de outros softwares para ter um base e constatem essas deficiencias. Espero q a Autodesk perceba e resolva logo esses problemas para q possamos finalmente migrar para o Inventor. Abraços.

o seu problema com os planos existe no inventor a anos. Va na aba "view" e no comando "object visibily" tem as opções de visualizações de work features com seus respectivos comandos, sendo ainda possivel customizar para o botão que vc quiser para ligar e desligar todas as work features.

Nas contrains existe a opção de mostrar o nomes das peças que estão relacionadas, e habilitar aviso nas contrains redundantes.

Segue algumas imagens pra te ajudar.

E acho que da proxima vez se vc pedir ajuda voce vai ter mais respostas.

Dizer que a falha é do programa, acho que a falha foi sua.

Para mais ajuda é so entrar em contato.

atenciosamente...

Olá Alexandre. De repente eu me expressei mal, pois na hora estava nervoso com o honroso Inventor. Peço desculpas. Mas somente assim para alguem dar atenção á minha dúvida. Até pq acho q pouca gente sabe disso. Perguntei a muita gente e ninguem soube responder. Enfim, parece q vc conhece bastante algumas opçoes mais aprofundadas do software e pode ajudar quem tem duvidas. Louvável a sua atitude, principalmente pelas imagens, muito esclarecedoras. Tanks... Vamos lá. Eu já usava o "Object Visibility", com os atalhos: Alt + ] , Alt + / , Alt + . mas esses atalhos não tem efeito sobre os planos de origem, somente sobre a visibilidade de planos q foram criados por mim. Nessa dica que vc citou, o atalho tem efeito sobre os todos os planos!! Ok, grande dica!! Agora, gostaria de saber se há alguma opção para acionar globalmente a visibilidade dos 3 planos de origens da peça, ou seja, "acende-los", para q assim estejam sobre o efeito desse atalho. Isso evitaria ter que acionar a visibilidade individualmente em cada plano. Obrigado.

Concordo plenamente com o que já foi dito anteriormente sobre um software top de mercado ser melhor que outro ou não. Pois depende da capacidade do usuário de aproveitar o maior número de recursos possíveis para o seu trabalho especifico. Conheço o AIP desde a versão 6.0, anteriormente modelava com o MDT Mechanical Desktop.

Já trabalhei com o SW tive essa mesma impressão que você tem do AIP. Trabalho com projetos de tubulações e dispositivos, só uso o AutoCAD e AIP e rotinas de trabalhos que criei ao longo dos anos e tenho certeza que para mim não existe interface melhor de trabalho para minhas necessidades (montagens  > que 1.000 componentes  em vista que objetivo é deixar a pasta de trabalho o mais compacta possível  e os arquivos menores possíveis).

Recebo muitos arquivos de equipamentos de fornecedores estrangeiros e 100 % deles mandam suas referencias em arquivos dwg, ipt, dwf, sat  etc..., se Inventor não fosse uma interface competitiva tenho certeza que a realidade seria outra.

Tenho certeza que quando você aprender a usar da maneira correta ele não será mais tão falho como ta te parecendo

Contributor
Rodrigoelhail
Envios: 25
Mensagem 2 de 16 (657 Exibições)

Re: Grande e imperdoáveis falhas do Inventor =/

06-12-2012 11:51 AM em resposta a: Arkan77

Amigão

Isso que você falou é muito relativo.

eu crio minhas montagens com poucas constrains, uso outras ferramentas e não constrains para inserir peças iguais em varios furos.

E além de tudo, pra mim, nunca vais existir programa melhor que outro, o que determina isso é o conhecimento que o usuário tem sobre o programa que usa, se é um usuário avançado de Pro E lógico que o pro E vai ser o melho pra ele.

Uso o Inventor desde a Versão 5, nunca usei outro programa para detalhamento mecânico,

e se um dia eu tiver que usar,

tenha certeza que

ao invés de ficar me preocupando em mudar (criticar) o programa,

vou procurar é aprende-lo da melhor maneira possivel

para que eu possa usa-lo da melhor forma possivel.

Grande Abraço

Active Member
Arkan77
Mensagem 3 de 16 (647 Exibições)

06-13-2012 02:48 PM em resposta a: Rodrigoelhail

Olá Rodrigo.

Vc naõ entendeu o meu ponto de vista. Estou apenas apontando uma deficiencia que faz muita diferença. E posso dizer com propriedade que o Inventor é superior ao ProE em modelagem e principalmente detalhamento. Sou projetista mecânico há quase duas décadas, trabalhei muitos anos com o ProE, e após conhecer o Inventor, constatei q o mesmo era superior ao ProE em muitos aspectos. O que tá pegando é a montagem. Estou falando de grandes montagens, com conjuntos 5000 a 7000 itens. Quando o volume é esse, a montagem fica estremamente dificultosa, gerando dias a mais de serviço. Tambem percebi que o pessoal que trabalha com Inventor desconhece alguns recursos de outros softwares, e por isso mesmo, ignora essas facilidades. Só que amigão, isso implica em horas e horas a mais de serviço, as vezes dias até, é isso é bastante preocupante. O meu desejo mesmo, era ficar frente a frente com os desenvolvedores do Inventor, e entender pq esses recursos não existem num software tão avançado. Veja bem, são duas ou tres melhorias que tornariam o software perfeito. Tenho muita experiencia com o Inventor também, e por isso mesmo estou apontando essas situações. O principal problemas são os planos, os outros problemas são contornaveis. Se alguem souber de alguma maneira diferente de trabalhar com os planos de origem, por favor, ensine a todos. Obrigado.

Active Contributor
malucelli
Envios: 42
Mensagem 4 de 16 (630 Exibições)

06-15-2012 06:30 PM em resposta a: Arkan77

o seu problema com os planos existe no inventor a anos. Va na aba "view" e no comando "object visibily" tem as opções de visualizações de work features com seus respectivos comandos, sendo ainda possivel customizar para o botão que vc quiser para ligar e desligar todas as work features.

Nas contrains existe a opção de mostrar o nomes das peças que estão relacionadas, e habilitar aviso nas contrains redundantes.

Segue algumas imagens pra te ajudar.

E acho que da proxima vez se vc pedir ajuda voce vai ter mais respostas.

Dizer que a falha é do programa, acho que a falha foi sua.

Para mais ajuda é so entrar em contato.

atenciosamente...

Alexandre Malucelli
Projetista Mecanico
Active Member
Arkan77
Mensagem 5 de 16 (603 Exibições)

06-18-2012 08:36 PM em resposta a: malucelli

Olá Alexandre. De repente eu me expressei mal, pois na hora estava nervoso com o honroso Inventor. Peço desculpas. Mas somente assim para alguem dar atenção á minha dúvida. Até pq acho q pouca gente sabe disso. Perguntei a muita gente e ninguem soube responder. Enfim, parece q vc conhece bastante algumas opçoes mais aprofundadas do software e pode ajudar quem tem duvidas. Louvável a sua atitude, principalmente pelas imagens, muito esclarecedoras. Tanks... Vamos lá. Eu já usava o "Object Visibility", com os atalhos: Alt + ] , Alt + / , Alt + . mas esses atalhos não tem efeito sobre os planos de origem, somente sobre a visibilidade de planos q foram criados por mim. Nessa dica que vc citou, o atalho tem efeito sobre os todos os planos!! Ok, grande dica!! Agora, gostaria de saber se há alguma opção para acionar globalmente a visibilidade dos 3 planos de origens da peça, ou seja, "acende-los", para q assim estejam sobre o efeito desse atalho. Isso evitaria ter que acionar a visibilidade individualmente em cada plano. Obrigado.

Active Member
Arkan77
Mensagem 6 de 16 (600 Exibições)

06-18-2012 08:54 PM em resposta a: malucelli

Olá Alexandre. Relativo as constrains, acredito não ser possivel que o software as exiba como eu desejaria, ou seja, somente as 3 constrains necessárias para a fixação da peça, mas isso é aceitável. Obrigado.

Active Contributor
malucelli
Mensagem 7 de 16 (588 Exibições)

06-19-2012 08:18 AM em resposta a: Arkan77

Quanto as planos de origem tem atalho tb para on/off. segue nas imagens.

Quanto as suas contrains não entendi bem teu problema, pode ser mas claro ou enviar algumas imagens.

att

Alexandre Malucelli
Projetista Mecanico
Active Member
Arkan77
Mensagem 8 de 16 (578 Exibições)

06-19-2012 01:27 PM em resposta a: malucelli

Olá Alexandre.

Uso o Inventor 2011.

Me parece q mesmo com todos os campos do "Object Visibility" ligados, os planos de origem só tem efeito do atalho quando estão "acesos", com a visibilidade acionada. Segue anexo imagem. Será alguma configuração diferente? Obrigado.

Active Member
Arkan77
Mensagem 9 de 16 (577 Exibições)

06-19-2012 01:49 PM em resposta a: malucelli

Olá Alexandre.

Relativo as constrains, acredito que é mais por causa do "vicio" do ProE, sendo q lá é uma interface diferente e o comportamento tbem é diferente, enfim, os software são compostos de maneira diferente. Isso não chega a ser um problema, apenas acho q no ProE é um tanto mais prático. Eun nao tenho instalado mais o ProE na minha maquina, entçao naõ consegui imagens. O q acontece no ProE é o seguinte: Cada peça necessita 3 constrains apenas, e inclusive, o ProE nao deixa colocar mais q as 3 necessárias. Ainda, se vc colocar apenas duas, fica um simbolo do lado do nome da peça, na arvore, denunciando a deficiencia. Ok. Outra coisa interessante é q as constrains não estão na arvore, e sim, clicando com o b.direito sobre a peça, quando abre-se um quadro demonstrando-as, então, nunca há a necessidade de buscar as peça na arvore. Isso agiliza muita as montagens, especialmente as grandes montagens, com mais de 1000 pçs. Isso não é um problema na verdade, apenas uma maneira diferente de trabalhar nos dois softwares. Na imagem anexa, na pessa ressaltada, todas as contrains são essencias, mas geram uma certa confusão. Mas é questão de adaptação. Obrigado.

Active Contributor
jardel.rs
Mensagem 10 de 16 (572 Exibições)

06-19-2012 04:03 PM em resposta a: Arkan77

Concordo plenamente com o que já foi dito anteriormente sobre um software top de mercado ser melhor que outro ou não. Pois depende da capacidade do usuário de aproveitar o maior número de recursos possíveis para o seu trabalho especifico. Conheço o AIP desde a versão 6.0, anteriormente modelava com o MDT Mechanical Desktop.

Já trabalhei com o SW tive essa mesma impressão que você tem do AIP. Trabalho com projetos de tubulações e dispositivos, só uso o AutoCAD e AIP e rotinas de trabalhos que criei ao longo dos anos e tenho certeza que para mim não existe interface melhor de trabalho para minhas necessidades (montagens  > que 1.000 componentes  em vista que objetivo é deixar a pasta de trabalho o mais compacta possível  e os arquivos menores possíveis).

Recebo muitos arquivos de equipamentos de fornecedores estrangeiros e 100 % deles mandam suas referencias em arquivos dwg, ipt, dwf, sat  etc..., se Inventor não fosse uma interface competitiva tenho certeza que a realidade seria outra.

Tenho certeza que quando você aprender a usar da maneira correta ele não será mais tão falho como ta te parecendo

Post to the Community

Have questions about Autodesk products? Ask the community.

New Post
Comunicados
Are You Going To Be @ AU 2014? Feel free to drop by our AU topic post and share your plans, plug a class that you're teaching, or simply check out who else from the community might be in attendance. Ohh and don't forgot to stop by the Autodesk Help | Learn | Collaborate booths in the Exhibit Hall and meet our community team if you get a chance!